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Programa de inovação social da Red Bull conecta e impulsiona empreendedores que estão transformando realidades

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Red Bull Amaphiko já conta com uma rede de 45 empreendedores sociais pelo Brasil

O Red Bull Station, os festivais de música e as atividades com atletas já são ações conhecidas da Red Bull. Além das áreas de cultura e esportes, a empresa possui um setor que promove e fomenta a inovação social. Um de seus programas é o Red Bull Amaphiko, que conecta e impulsiona empreendedores sociais que esta~o usando seus talentos e energia para trazer soluções a desafios sociais que podem transformar realidades.

“Asas” em zulu, Amaphiko surgiu em 2014 na África do Sul e se transformou em uma plataforma global para empreendedores sociais que criam mudanças positivas por meio da inovação. Existe com a missa~o de inspirar a sociedade a colaborar com esse movimento e fazer do mundo um lugar melhor pra se (con)viver. Conheça mais sobre em: www.redbull.com/br-pt/projects/red-bull-amaphiko/

No Brasil, atualmente conta com uma rede de 45 empreendedores nas mais diversas áreas como sustentabilidade, justiça social, educação, dança e acessibilidade. Alguns projetos com destaque nacional e mundial, como o Pimp My Carroça do artista Mundano, que luta para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade e o Politize!, plataforma de educação política referência no país.

Atualmente, a Red Bull Amaphiko realiza uma ‘academia’, em que 15 projetos são selecionados para residência de 10 dias com inovadores, empreendedores e contadores de histórias do mundo. A partir daí, eles contam com suporte individual com um mentor experiente que ajuda a atingir todo o potencial, desenvolver um plano estratégico de negócios e dar vida às ideias por 18 meses. Desde a primeira edição em Soweto, na África do Sul, em 2014, a Red Bull Amaphiko Academy se espalhou para São Paulo, Cidade do Cabo e Baltimore.

Asas para empreendedores
“O programa olha para as pessoas que fazem parte dos projetos e não só o negócio que ela está à frente e isso fez uma grande diferença para tomada de decisões mais certeiras”, ressalta Ariane Santos, criadora da Badu Design e participante da turma de 2017. Para ela, a rede em que a Red Bull coloca os participantes possibilita expandir as atividades do projeto, abre portas e passa credibilidade para seu negócio.

A empresa social de Curitiba produz materiais de papelaria, decoração e acessórios com resíduo têxtil das indústrias, empregando mulheres em situação de vulnerabilidade social. Por meio da Red Bull Amaphiko, teve apoio para a primeira exportação, para Áustria. “A Red Bull não só abriu as portas, mas se colocou à disposição para ensinar a dinâmica de exportação e nos preparar para futuros envios internacionais. Todos os pedidos geraram mais de R$ 20.000 em receita para a Badu. A rede da Red Bull nos auxiliou a ampliar o número de produtoras/empreendedoras de 280 para 480, em um ano’, completa.

O programa também realiza um festival anual, que vai para sua terceira edição em dezembro de 2018 e acontecerá pela primeira vez no bairro do Grajaú, em São Paulo, visando fomentar o empreendedorismo social local. Apoia ações e eventos pontuais ao longo do ano por todo o país, como o Amaphiko Conexão, que esse ano reuniu mulheres empreendedoras de Santa Catarina, e a 4ª Conferência SSEX BBOX, encontro anual que discute questões relativas à população LGBTQIA+, cujo fundador Priscilla Bertucci, foi um dos selecionados para a Academy de 2017.

Mais impacto social
A área de inovação social também conta com o programa Red Bull Basement, focado em apoiar ações que usem a tecnologia como ferramenta de impacto social. Surgiu em 2015 no Brasil e hoje está presente em 22 países, inclui uma residência hacker, um makerspace, palestras regulares, um festival anual e o Basement University, focado em soluções para o cotidiano universitário.

Conheça mais em www.redbull.com/br-pt/projects/red-bull-basement

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Pullman e Plusvita reforçam os atributos de seus bolos familiares em nova campanha

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Pullman e Plusvita, marcas tradicionais de pães e bolos da Bimbo Brasil, lançam campanha digital “Oba, vai ter bolo! Se é macio e saboroso, é Pullman/Plusvita.”, que remete à expressão tão famosa “Fica Vai ter Bolo” e traz a ideia de que a hora do bolo fica muito mais gostosa com a Pullman e Plusvita. O objetivo é reforçar que os bolos são sempre ótimas opções para qualquer hora do dia e acompanhar os momentos de consumo dos bolos familiares das marcas, estimulando os consumidores a produzirem receitas e compartilharem nas redes sociais pela #TemBoloPullman ou #TemBoloPlusvita. Para isso, a campanha utiliza uma linguagem mais próxima e jovem e com alguns conteúdos trazendo como interlocutor o Osito – mascote das marcas -, que fala diretamente para o público, aumentando o vínculo emocional de Pullman e Plusvita com os consumidores. Além disso, toda a comunicação ressalta as características principais dos produtos: macios e fofinhos, atributos da família de bolos mais querida do Brasil.

“A campanha destaca o bolo como um coringa, principalmente nos dias de hoje, em que passamos mais tempo em casa. Ele pode ser consumido no café da manhã com frutas, por exemplo, ou numa sobremesa prática para o almoço de domingo. Além da versatilidade, os bolos podem proporcionar um momento de afetividade, resgatando memórias de reunião com a família ou amigos, como um café da tarde na casa da vó ou um bolo feito pela mãe na infância”, comenta Alejandro Lacorte, diretor de marketing e inovação da Bimbo Brasil.

A comunicação tem início no Instagram, Facebook e Twitter com vídeos curtos que despertam o apetite appeal por meio do sistema sensorial, trazendo os 5 sentidos para o universo digital e humanizando o conteúdo. Além disso, para inspirar os consumidores, Pullman e Plusvita contarão com o marketing de influência da formadora de opinião: Priscila Brenner, que realizará alguns desafios envolvendo receitas, família e mesa do bolo em seu Instagram.

Como sustentação da campanha desenvolvida pela agência Fri.to, Pullman e Plusvita apostam em Stories animados com o Osito, enquetes em seus perfis no Instagram e Facebook e diferentes jogos no Twitter, como bingo e batalha de sabores, aumentando ainda mais o engajamento de seus seguidores. Serão usadas também outras duas plataformas para impactar o público-alvo: YouTube, com vídeos de curta duração, e segmentação especial para mídia programática.

“Na campanha, conseguimos traduzir a maciez e sabor dos bolos Pullman e Plusvita em imagens que aguçam os sentidos, dessa forma o apetite appeal é ressaltado e o bolo se torna cada vez mais irresistível. Além disso, utilizamos a inteligência de dados e mídia para aperfeiçoar a mensagem e construímos conteúdos que se aproximam do consumidor, criando conversas leves e divertidas com o público”, explica Marina Tumolo, diretora de operações da fri.to.

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Zé Gotinha e família fazem campanha de prevenção contra Covid-19

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O Ministério da Saúde lança hoje nova campanha de conscientização sobre medidas preventivas e vacinação na luta contra a Covid-19. Desta vez, as orientações para combater o coronavírus são reforçadas pela família Gotinha. A ideia foi trazer, além do Zé Gotinha, ícone do Programa Nacional de Imunização (PNI) e vacinação no Brasil, toda a sua família, como reforço na luta contra o vírus.

Com criação da agência nova/sb, a campanha foi desenvolvida a partir do conceito “O cuidado é de cada um. O benefício é para todos”.  Ela conta com a presença do Zé Gotinha, seus pais – Dona Gotinha e Seu Gotinha -, sua esposa, Maria Gotinha, e o filho Gotinha Jr. As peças trazem a assinatura “Brasil Unido #PátriaVacinada”.

No roteiro do filme, Zé Gotinha anuncia para toda a família que “tem mais reforço vindo por aí!”. O filho Gotinha Jr. imediatamente pergunta o que é o reforço, tendo como resposta a chegada de “mais vacinas”. Na sequência, a personagem Maria Gotinha ressalta que a imunização é importante para proteger a família. Nas cenas seguintes, o pai do Zé Gotinha informa já ter tomado as duas doses da vacina enquanto a mãe dele destaca a importância de manter os cuidados para evitar a contaminação e transmissão do vírus, como o uso de máscaras, higienização das mãos com água e sabão e o distanciamento social.

Os personagens foram modelados em 3D. Além do filme, que será veiculado em TV e internet, a campanha conta com spot para rádio, cartazes e peças para mídia impressa, mídia exterior e digital.

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