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Produção da AirPromo recebe prêmio de melhor estande na EXPOSIBRAM 2019

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Agência concebeu para a Enaex Britanit – IBQ Indústria Química o espaço preferido pelos visitantes do evento

A AirPromo foi a agência responsável pela proposta criativa e tecnológica, concepção, criação de comunicação visual e idealização do estande da Enaex Britanit – IBQ Indústria Química – líder no mercado brasileiro de explosivos civis e na prestação de serviços em fragmentação de rochas – na edição 2019 EXPOSIBRAM.

O desafio da AirPromo foi conceber um estande que apresentasse o amplo portfólio de produtos e equipamentos de alta tecnologia da Enaex Britanit. A Britanite, com a força do Grupo Enaex, possui os produtos e equipamentos necessários para aplicar a energia que transforma o minério em desenvolvimento. Este foi o conceito que guiou a produção do espaço que foi o vencedor do “Concurso de Melhor Estande” organizado pela EXPOSIBRAM.

Os estandes foram avaliados pela sua proposta conceitual, funcionalidade, estética e, também, em aspectos relativos à sustentabilidade, responsabilidade social, compliance e adoção de boas práticas. O funcionamento do estande também foi considerado.

Sobre o estande – Em um espaço de 80m2, a AirPromo investiu em experiências tecnológicas com uma mesa interativa para a demonstração dos produtos e soluções da Enaex Britanite; totens touch screen exclusivos para expor as soluções oferecidas por cada uma das marcas com um quiz de conhecimento e ainda usou realidade virtual onde os visitantes puderam explorar a mineração de perto com os equipamentos da Britanite através de um óculos de realidade virtual. A proposta criativa e tecnológica foi um diferencial. “Criamos conteúdos digitais e de experiência para os totens e mesa interativa com o objetivo de interessar o uso e experimentação dos visitantes. A resposta foi muito positiva”, destaca Marcalo Defante – Diretor Executivo da AirPromo.

Critérios de avaliação – Foram premiados os estandes que se destacarem nos quesitos: inovação e criatividade, sustentabilidade e compliance, valorizando, aplicando e respeitando os seguintes critérios:

  • Apresentação de conceito inovador para estética do estande;
  • Uso de soluções criativas para demandas do estande;
  • Comprovação do uso sustentável de energia;
  • Comprovação de uso de produtos reciclados e/ou recicláveis e de menor impacto ambiental na montagem do estande;
  • Apresentação do planejamento para destinação dos materiais usados no estande;
  • Adoção de boas práticas na condução dos processos de produção e operação do estande;
  • Atitude preventiva para manter a saúde e a segurança dos empregados trabalhando na montagem e operacionalização do estande;
  • Respeito à integridade física e moral dos empregados e terceiros no estande;
  • Boas práticas de comportamento, como ações para valorização da diferença e da tolerância, promoção de acessibilidade para PNE, não utilização de recursos apelativos de cunho sexual;
  • Incentivo a projetos sociais como parte das ações do estande.
  • Cumprimento da legislação quanto ao consumo de bebidas alcóolicas. Dessa forma, os expositores que, forem distribuir bebidas alcoólicas, deverão afixar um aviso referindo-se ao Estatuto da Criança e do Adolescente (artigo 81), o Decreto-Lei 2 (artigo 243) e o Decreto Municipal 14.068, de que é expressamente proibida a venda e/ou a distribuição de bebida alcoólica para menores de 18 anos, conforme detalhado no Manual do Expositor.
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Agências

Agência SA365 ganha premiação europeia referência na área de comunicação

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A agência brasileira SA365 venceu uma categoria e recebeu três menções honrosas na edição de 2021 dos Prêmios de Comunicação da publicação portuguesa Meios & Publicidade, um dos principais eventos para homenagear empresas nas áreas de comunicação e marketing.

Na cerimônia realizada em março, a campanha “Coração de um País”, desenvolvida para o Continente, uma das maiores redes de hipermercados de Portugal, foi laureada na categoria Vídeo da premiação.

Outro trabalho concebido pela SA365 para o mesmo cliente — “Rotina de Improviso” — recebeu menções honrosas nas categorias Social Engagement e Influenciadores.

Já a campanha “Dear Summer”, realizada para a coleção de roupas de praia da marca Deeply, recebeu menção honrosa na categoria Produtos e Serviços. Este conteúdo criado pela SA365 já havia sido lembrado por diversas publicações especializadas na área de marketing em todo o mundo por conta dos resultados obtidos logo nos três primeiros dias de veiculação da campanha.

O feito foi destaque no Trendwatching por ter sido desenvolvido inteiramente por uma equipe em isolamento social, que trabalhou de forma remota. O vídeo, dirigido por meio do Google Meet, avisa ao público sobre a nova coleção e conta com a colaboração das embaixadoras da marca, que criaram um lookbook e um vídeo de campanha dentro de suas próprias casas.

“Procuramos adaptar as campanhas dos nossos clientes tão rápido quanto as pessoas estavam criando novos hábitos no contexto da pandemia. É realmente motivo de muito orgulho vermos essas peças inovadoras sendo premiadas.”, afirma Gui Rios, diretor executivo e fundador da agência.

Continente

Para a campanha “Rotina de Improviso”, a agência usou o cotidiano em quarentena como inspiração para trabalhar o relacionamento entre a rede de supermercados Continente e usuários. Com a colaboração de influenciadores, artistas e chefs, a SA365 reinventou a comunicação da rede de hipermercados nas redes, com dicas, sugestões de atividades, aulas, workshops e desafios de geração de conteúdo adaptados ao cenário de isolamento.

Já “O Coração de um País” surgiu a partir da campanha anterior, como um hino de incentivo à superação e união de todos os portugueses, escrito e interpretado pelo músico António Zambujo. No vídeo, é mostrada uma rotina em isolamento social de inúmeros espanhóis consumidores da marca, bem como o dia-a-dia dos funcionários da rede.

 

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

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Agências

Estratégias inovadoras no universo digital fortalecem a reinvenção do setor de Eventos

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Se reinventar em meio ao isolamento social e surpreender com estratégias inovadoras continua sendo o grande desafio das empresas do setor de Eventos, um dos mais afetados pela pandemia. Com atividades presenciais suspensas, o meio digital passou a ser o caminho dessa reinvenção, mas como ir além das tradicionais “lives” e unir esses dois universos para gerar maior engajamento do público?

Diante do cenário de limitação do número de participantes em ações presenciais e com protocolos de segurança e normas sanitárias a seguir, as empresas estão investindo em novas soluções para seus modelos de negócios por meio de inteligências geradas fora do seu contexto tradicional. O objetivo é manter o público “perto mesmo à distância”, com ações que priorizam o engajamento emocional e a sensação de proximidade das demais pessoas, além de oferecer conectividade e conteúdo relevante.

Ilustrando essa reinvenção do segmento, a Accuracy – agência de live marketing e produtora de conteúdo e vídeo – foi além das famosas “janelas” de conversa, que já fazem parte do cotidiano nas reuniões virtuais, e desenvolveu recentemente duas importantes estratégias para a multinacional Unilever: a 6ª edição do Unilever Talks – principal evento de relacionamento da companhia com o varejo nacional, pela primeira vez online, e o ICE OOh Summit 2021, convenção global da divisão de sorvetes da companhia.

Diante da transformação digital significativa para a realização dos dois projetos, a agência destaca 3 estratégias de reinvenção no universo online para manter o setor:

1) Formato: com foco no público-alvo do evento e no perfil das mensagens a serem transmitidas, é necessário encontrar o fio condutor para que a história seja contada até o final, sem “perder” a audiência. “Acredito que a primeira barreira do evento online deve ser quebrada através da imersão, precisamos levar a audiência ao padrão de concentração dos programas de TV ou séries via canais de streaming e, para isso, todo esforço para utilização destes recursos ou linguagem é pouco nesse momento.”, explica Marcos Pirozzelli, CEO da Accuracy.

2) Interface: com a evolução da tecnologia, chegamos ao momento da pandemia com diversos recostos tecnológicos. Cabe ao mentor de um evento online a escolha das ferramentas adequadas para pré-evento, evento e pós-evento. “Engajar o público provocando o real interesse na participação, com um rigoroso trabalho de pré-evento, talvez, seja o maior desafio nessa disciplina, mas é fundamental, afinal, assim como na cultura televisiva, nossa tarefa é convidar, lembrar e, “prender” a audiência. Para isso, devemos encontrar os melhores meios de comunicação e argumentos específicos para cada público.”, completa Pirozzelli.

3) Relacionamento: torna-se cada vais mais valioso estreitar o relacionamento com o público do evento. Seja com a interface que propicia interatividade / canal de dúvidas ou em oferecer conteúdo adicional para manter esse público conectado. Para o TALKS, por exemplo, a agência criou um site imersivo e interativo que oferece todo o conteúdo do evento segmentado, como os talks shows. A estratégia reforça a importância de engajar os participantes antes, durante e após os eventos.

O modo de contar histórias no universo corporativo mudou e, naturalmente, é preciso observar o modo com que as pessoas consomem conteúdo de um modo geral. Se no início da pandemia o consenso era “beber na fonte” da linguagem televisiva, a última milha está no processo on demand, afinal, seria esse também o reflexo do que acontece no mercado da comunicação. Como um exemplo claro, está a maior emissora de TV do Brasil apostando em uma parceria com o Google.

E, claro, é importante seguir todos os protocolos de segurança mesmo nos eventos híbridos. “Para uma gravação realizada no Rio de Janeiro, optamos em fretar um ônibus em vez da equipe utilizar a ponte aérea. Assim, nossos 40 colaboradores fizeram o teste e seguiram seguros e levando segurança para o local de destino.”, ressalta o executivo.

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