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Printi aumenta taxa de conversação em seu e-commerce com migração tecnológica

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Em parceria com a Rivendel – empresa adquirida pela Mandic Cloud – gráfica online migra ambiente para nuvem AWS e além de escalabilidade, reduz custos com TI e melhora experiência do seu cliente

A Black Friday está ganhando cada vez mais força no mercado brasileiro e segundo dados da Ebit, em 2017, o faturamento foi R$ 2,1 bilhões para o e-commerce, uma alta de 10,3% em relação à 2016. O crescimento é resultado de vários fatores, mas principalmente do investimento em tecnologia para suportar os picos de acessos e foi exatamente isso que a Printi, gráfica online, fez. Em parceria com a Rivendel, empresa especialista em Transformação Digital, Cloud & DevOps e Data Analytics adquirida pela Mandic Cloud Solutions – líder brasileira na gestão de ambientes em nuvem corporativa – em fevereiro desse ano, a Printi modernizou sua infraestrutura tecnológica e aumentou quatro vezes a taxa de conversão durante última Black Friday.

Fundada em 2012, a empresa possui um modelo de negócios disruptivo e tem na tecnologia o seu diferencial competitivo, já que todas as máquinas de impressão estão conectadas à Internet e a rede também é o seu principal canal de vendas. Na loja online, o próprio cliente customiza seu pedido – entre os itens estão, cartão de visita, caneta e camiseta – que é enviado automaticamente para a impressora, sem interação humana. Ou seja, tanto na Black Friday, como na operação rotineira, estabilidade é a palavra de ordem.

Anteriormente, a Printi não possuía um ambiente escalável e em situações com um grande número de visitas, o ambiente corria risco de indisponibilidade, podendo afetar também os processos de impressão. A instabilidade podia gerar falhas operacionais que impactavam diretamente a experiência dos consumidores com a companhia.

Comprometida em aumentar a sua eficiência e melhorar a usabilidade em seu site, a Printi contratou a Mandic Cloud para fazer a migração do seu ambiente para a Nuvem da Amazon Web Services (AWS). A estabilidade conquistada com o projeto evitou que o e-commerce da Printi ficasse fora do ar durante uma das mais importantes datas para o varejo, em termos de vendas. Além disso, a rapidez de resposta do portal, deixou a navegação mais fluída e consequentemente, mais negócios foram fechados.

A Print, que faturou mais de R$ 100 milhões em 2017, planeja dobrar a receita esse ano e passar dos R$ 200 milhões. “A parceria com a Mandic Cloud e Rivendel nos mostrou que poderíamos evoluir a infraestrutura de TI, incluindo o nosso e-commerce. E como estamos em processo de expansão no Brasil e nos Estados Unidos, contar uma plataforma estável e escalável é essencial para termos uma base sólida que sustente esse plano de crescimento. Muito mais que parceiros de tecnologia, os profissionais são nossos consultores de negócios”, afirma Fábio Costa, líder de tecnologia e desenvolvimento da Printi.

Migração em três meses

O projeto de migração da Printi durou três meses e terminou em setembro de 2017, a tempo de entregar uma estrutura totalmente estável para a Black Friday. A primeira etapa foi focada na análise do ambiente, seu funcionamento e capacidade de acesso e, a partir disso, foi desenvolvida uma arquitetura que permite que novas aplicações sejam colocadas em um servidor também novo e não mais nos que já existem.

Além de conseguir uma performance sólida, a Printi também obteve uma significativa redução de custos. A Mandic Cloud optou por manter o funcionamento do ambiente em nuvem na AWS, na região de São Paulo, porém criou uma nova estrutura na região da Virgínia, nos Estados Unidos. Tudo isso, levando em consideração a escalabilidade e segurança.

A adoção de novas aplicações também foi otimizada. Hoje, em cerca de 20 minutos, é possível ter uma máquina virtual operando. Para o futuro, está prevista uma nova arquitetura para o sistema interno, que vai melhorar gestão da produção e gerar mais negócios. Além disso, a Printi tem uma demanda sazonal e em alguns períodos do ano, como em janeiro, por exemplo, os pedidos de produtos gráficos via empresas sobe consideravelmente. Esses aumentos exigem que a performance da plataforma seja elástica, aumentando e diminuindo a capacidade de processamento conforme os acessos – essa dinâmica reflete diretamente nos custos, porque tudo é cobrado por máquinas em operação.

“O projeto com a Printi comprova a nossa capacidade de entregas complexas com prazo curto e sem paralisar a operação do cliente. Outro ponto é que a empresa tem uma essência inovadora, assim como nós, e esteve sempre a aberta para desenvolver iniciativas em conjunto, com isso ambos lados ganharam”, finaliza Rodolpho Cacioli, especialista da Mandic Cloud Solutions.

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Digital

Raccoon.Monks vai atuar no desenvolvimento de e-commerces via VTEX

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A transformação digital acelerada provocou um crescimento exponencial das compras online, bem como o surgimento de diversos novos e-commerces. Segundo um estudo do PayPal, no último ano, 789 novas lojas virtuais foram criadas por dia no Brasil. Outro dado, da ConQuist Consultoria, mostrou que 71% dos brasileiros preferem comprar online do que fisicamente. Tais números mostram a força do e-commerce para o varejo nacional.

Sempre atenta nas movimentações de mercado, a agência digital full service Raccoon.Monks, uma das maiores da América Latina, oferece um novo serviço:  o desenvolvimento completo de e-commerces por meio da plataforma VTEX, uma das mais completas soluções disponíveis na área.

A agência escolheu a VTEX após estudos e feedbacks coletados com os parceiros e times de performance. “Atuamos com Desenvolvimento Web desde 2017, criando sites, blogs e Landing Pages para clientes como Nubank, iFood e MRV. Além disso, nos baseamos em performance e a VTEX se mostrou uma plataforma robusta, que garante toda infraestrutura para o bom funcionamento do e-commerce, incluindo segurança, escalabilidade e estabilidade, mesmo em picos de acessos ao site”, explica Luiz Fernando Bacellar, gerente de Tecnologia da Raccoon.Monks.

Outro benefício da plataforma é a tecnologia VTEX IO, que permite o desenvolvimento focado na experiência do usuário, já que a interface da loja independe do back-end (a estrutura e os códigos do servidor, que não são vistos pelo internauta). Isso facilita atualizações, além de trazer funcionalidades que podem ser aproveitadas na estratégia, como, por exemplo, a feature Live Shopping – ferramenta de transmissão e venda ao vivo.

O modelo de trabalho que a Raccoon.Monks oferece para criar e-commerces é completo. O início é na etapa Discovery, na qual é feito um mapeamento da jornada do usuário no site e das integrações que serão realizadas. Em seguida, vem a criação de wireframes e mockups, o desenvolvimento, a manutenção e o lançamento da loja virtual. Há, ainda, as estratégias de Data Analytics, SEO (otimização para mecanismos de busca), CRO (otimização da taxa de conversão) e mídias após o lançamento, para alavancar resultados de vendas.

O novo serviço busca tanto empresas que já possuem e-commerce e estão insatisfeitas com a performance, quanto empreendedores que estão iniciando, mas que já consideram a loja virtual como pilar da estratégia digital e omnichannel.

“Quando o site é desenvolvido desde o princípio para ser otimizado e com o tracking implementado corretamente, as estratégias de mídias, SEO e CRO se tornam muito mais eficientes em menos tempo. Buscamos oferecer uma solução de ponta a ponta para maximizar os resultados, a partir do desenvolvimento completo do e-commerce, para assim garantir uma base sólida para as estratégias de performance de nossos parceiros”, conta Bacellar.

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Riachuelo inova com inclusão digital e empoderamento dos clientes com autoatendimento

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Inovação, dinamismo e agilidade garantem à Riachuelo o posto de uma das maiores empresas de moda do Brasil. Mas foi na digitalização do atendimento ao cliente que a rede com mais de 360 lojas físicas, e-commerce, marketplace com mais de 170 sellers e 30 milhões de clientes no cartão Riachuelo, ganhou destaque em 2021.

Em abril do último ano, a Riachuelo decidiu oferecer o serviço de autoatendimento para seus clientes e escolheu a plataforma colaborativa DialMyApp, que digitaliza as ligações para centrais de atendimento e convida o cliente a olhar para a tela do seu smartphone. Lá o cliente encontra menus com variadas opções de autosserviço que solucionam problemas como segunda via da fatura do cartão, limite e desbloqueio do cartão, alterações cadastrais e outros serviços, sempre de forma digital e eliminando filas de espera no atendimento telefônico.

A plataforma DialMyApp é um hub digital que une todas as opções para atender seus clientes, que podem decidir seguir para: o atendimento humano, ir para o WhatsApp, seguir para o chat ou ficar no menu digital e ter uma excelente experiência de atendimento.

Segundo Keegan Nylander, Gerente de Grupo de Produtos de Crédito, Cobrança, CRM, WhatsApp e Atendimento da Midway, empresa financeira do Grupo Guararapes, controlador das lojas Riachuelo, o grande diferencial da plataforma DialMyApp é a forma didática como ela orienta o cliente a aderir ao atendimento digital. “Você pode ter todos os seus canais de atendimento digitalizados, mas ainda existe uma grande parcela da população que não sabe utilizá-los, quando o assunto é comercial. Enxergamos a plataforma como uma excelente oportunidade de educar digitalmente nossos clientes e ajudá-los a vivenciar uma excelente experiência”.

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