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Operação de Marketing: Marketing como serviço para PMEs

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Num cenário econômico em fase de retração, a importância de o Marketing conseguir comprovar que gera valor para a empresa, demonstrando com métricas concretas, se torna muito maior. Essa cobrança para produzir e comprovar resultados implica na adoção de tecnologia.

Nas PMEs as equipes internas de marketing são enxutas e estão sobrecarregadas, faltando braços, tempo, experiência ou capacitação para poder atuar de forma correta e abrangente no padrão omnichannel. As equipes internas de marketing nas PMEs precisam se concentrar em seus objetivos estratégicos e competências essenciais do negócio. Os pequenos empresários e seus colaboradores muitas vezes usam vários chapéus, e eles não têm tempo para aprender um novo sistema, estudar as melhores práticas.

A Operação de Marketing oferece de forma terceirizada (total ou parcial), Marketing como Serviço (MaaS), que é um conceito que preenche as lacunas das empresas que procuram ajuda no desenvolvimento de estratégias e táticas de marketing, criação e execução de campanhas.

A Operação de Marketing adota uma abordagem estratégica que alavanca processos, tecnologia, orienta caminhos e métricas para executar a função de Marketing como um centro de lucro, gerando crescimento, catalisador de mudanças e uma atividade que pode ser totalmente mensurada.

Max Ribeiro, diretor da empresa, considera que o Marketing deve atuar como um agente de mudança na organização, gerando valor, e não como mero facilitador de vendas ou um produtor de campanhas. O gerenciamento de mudanças é a chave do sucesso para transformações digitais.

“A ideia ainda – explica Ribeiro – é capacitar empresas de pequeno, e médio porte, ajudando-as a realizar a transição de processos ineficientes e manuais para processos altamente eficientes e automatizados, gerenciáveis de forma rápida e econômica”.

Uma visão chave da Operação de Marketing, é ajudar a transformar a função do Marketing de prestador de serviço para um parceiro estratégico vital para o CEO e o resto da equipe executiva”.

Mais informações: www.operacaodemarketing.com.br

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AMPRO apresenta nova diretoria para o biênio 2024/2025

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 AMPRO, Associação de Marketing Promocional, anuncia sua nova diretoria nacional para o biênio 2024/2025. Pelos próximos dois anos estarão à frente da associação: Heloísa Santana, como presidente executiva; ao lado de Alexa Carvalho, vice-presidente regional; Felipe Malta,  vice-presidente nacional;  Ricardo Beato, vice-presidente administrativo, financeiro e jurídico e Celio Ashcar Jr., que permanece como presidente do Conselho Deliberativo.

Heloísa Santana afirmou que a escolha dos nomes para esse ano foi estratégica. “Pensamos em criar um grupo que se complementasse em conhecimentos, por isso, os novos representantes vêm de áreas distintas”, disse ela.

Certificada com o selo Women on Board, que tem por objetivo reconhecer, valorizar e promover ambientes corporativos em que as mulheres fazem parte do conselho de administração, a AMPRO reforça seu posicionamento de representatividade e inclusão, com destaque  às mulheres em posições de liderança. Atualmente, a estrutura organizacional da AMPRO – Conselho, Diretoria Nacional, Diretoria Setorial e Colaboradores, o quadro é composto 52% por mulheres e 48% por homens. Salientando que a diversidade é um ativo estratégico e fundamental para as empresas que desejam assumir um papel de liderança em eficiência, criatividade e práticas em ESG.

Já para Celio Ashcar Jr., presidente do Conselho Deliberativo da AMPRO, a gestão continuará trabalhando pela união do mercado. “A nova gestão continuará sendo protagonista da construção de um mercado mais justo e sustentável através do diálogo e principalmente do esforço e união de todos.”

A entidade aproveitou ainda para comunicar mudanças em seus comitês, que agora se tornaram diretorias setoriais, divididos entre frentes de conhecimento e mercadológico; ESG, relações institucionais; relações humanas; marketing de incentivo e trade marketing.

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UBRAFE participa de Audiência Pública sobre impactos da possível revogação do PERSE

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Na manhã do último dia 15 de abril, a Câmara Municipal de São Paulo foi palco de uma importante manifestação sobre o futuro do setor na cidade. Sob a presidência do vereador Rodrigo Goulart, a audiência pública da Comissão de Política Urbana ouviu os representantes dos segmentos econômicos que compõem a cadeia do turismo e eventos sobre os impactos da possível revogação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).

O evento contou com a participação da UBRAFE e de especialistas, empresários, representantes do setor e autoridades locais, que demonstraram os impactos da possível revogação do PERSE e solicitaram o apoio da Edilidade para a busca de solução de consenso que garanta a manutenção do programa.

“É difícil para o setor de eventos estarmos aqui, para defender a permanência do Perse. Num país onde até o passado é incerto, precisamos defender dia após dia a permanência de um programa emergencial criado para auxiliar a sobrevivência das empresas pós-pandemia. Porém, temos que enaltecer ao poder legislativo que permanece entendendo o sentido da criação do Perse e nos apoiando em iniciativas, como essa audiência pública realizada na Câmara Municipal de São Paulo, casa das leis do município que sedia grande número de feiras e eventos de negócios. Como diz o vereador Rodrigo Goulart, que presidiu esta audiência, o trabalho continua!”, destaca Paulo Ventura, presidente da UBRAFE.

O PERSE tem desempenhado um papel essencial na manutenção das atividades do setor durante um período desafiador, e ainda determinante para muitos que estão em processo de recuperação. Embora haja vozes em Brasília sugerindo que os setores já se recuperaram, a realidade em São Paulo e em muitas outras partes do país é diferente. Diversos hotéis, restaurantes, empresas e profissionais do ramo ainda estão em processo de reabilitação e dependem do apoio contínuo do programa para se restabelecerem completamente.

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