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O marketing digital veio para encurtar e otimizar as promoções e gestão dos negócios

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Crescimento exponencial do setor e recurso acessível do marketing digital por orientação de dados foram pauta do Quem sabe faz a live desta terça

Por onde passa na internet, o consumidor está deixando rastros a partir do histórico de navegação. São rastros deixados que podem ser coletados, analisados e, se extraídos com inteligência, de forma estratégica, transformados em ganhos para o negócio. Esses dados, segundo a analista de tecnologia da Zygon Adtech, Júnia Ortiz, no Quem sabe faz a live, transmitido pela Associação Baiana do Mercado Publicitário na última terça-feira (26), são preciosos, por isso os investimentos no segmento não param de crescer.

“Hoje, ter condições de extrair informações e analisar dados, seja a empresa de qualquer segmento, é muito valioso. Se fizemos da forma correta, e aí entra o especialista, conseguimos conectar o consumidor a partir de uma comunicação personalizada, mais significa pra quem está recebendo a mensagem e mais acertiva pra quem está divulgando”, explica a especialista, doutora em Comunicação e membro do Grupo de Pesquisa em Análise Crítica da Mídia e Produtos Midiáticos (Analítica/UFBA).

O outro expert presente no programa tem quase 20 anos de experiência e comunicação e cibercultura. Para ele, Adelino Mont’Alverne, os dados sempre existiram e ajudaram na tomada de decisões, mas as mudanças proporcionadas pelo digital são muito positivas e devem ser abraçadas por todo o mercado. “O que a gente começa a ver (com o marketing digital por orientação de dados) é o encurtamento dessa tomada de decisão, que antes levava meses desde a aplicação de uma pesquisa, análise, estudo e, por fim, o plano. Com essa nova onda dos dados, quando tudo acontece agora, todo o mercado vai passar a funcionar de forma mais rápida”, orienta o consultor, professor e coordenador acadêmico do curso de Graduação em Comunicação na UniRuy I Wyden.

Para quem pensa que os dados podem ser tangíveis para poucos, Mont’Alverne lembra que “todo estabelecimento produz dados, seja o ranking dos melhores clientes na loja ou a agenda feita a mão do dentista. A grande oportunidade está em analisar estes dados e utilizar a favor dos negócios, tanto nas promoções, quanto na gestão. A partir do faturamento, por exemplo, você pode estabelecer a quantidade de funcionários por horário numa loja, evitando ociosidade, ou lembrar a um paciente que está na hora de agendar uma nova consulta”.

Capacitação – Os convidados aproveitaram a audiência do Quem sabe faz a live pra anunciar o Programa de Capacitação da ABMP, realizado em parceria com a Zygon Adtech e a Uniruy Wyden. O assunto principal será Marketing Digital orientado por dados, sendo que, cada uma das turmas vai explorar uma etapa desta jornada, desde a estratégia à execução. As quatro principais áreas são: intelligence, planner, trader e seller. O primeiro curso acontece no dia 4 de abril, os demais seguem em maio, junho e julho. Mais informações e inscrições, bem como o vídeo completo desta última live estão disponíveis no site da ABMP.

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Digital

DreamONE conquista a conta de comunicação digital da Husqvarna Construção na América Latina

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DreamONE, agência de marketing integrado com foco no entendimento e geração de resultados para o negócio de seus clientes, será responsável a partir de agora pela conta da Husqvarna Construção na América Latina. A empresa com sede na Suécia tem como objetivo consolidar a sua presença na região latino-americana como também como referência em soluções inovadoras para a área de construção civil, que geram uma cultura de valor tanto para a marca quanto para o consumidor.

A estratégia de comunicação elaborada pela DreamONE para a Husqvarna irá contemplar ações de marketing institucional, social media e performance de mídia para a marca em países como Brasil, Argentina, Colômbia e México. “A ideia do projeto é mostrar para o público o quanto a Husqvarna é uma empresa inovadora. Para isso, vamos desenvolver uma narrativa criativa, simplificada e despojada em suas redes sociais como Linkedin, Facebook e Instagram. Assim, criamos uma aproximação entre a marca e seus clientes, além de auxiliar na prospecção de novos parceiros”, argumenta Ricardo Tarza, sócio e diretor de inovação e criação da DreamONE.

Com mais de 330 anos de atuação no mercado, a Husqvarna é reconhecida por todo mundo pela inovação e qualidade dos seus produtos, que atendem tanto profissionais e grandes empresas quanto consumidores de todos os continentes.

Além da Husqvarna, a DreamONE conta com mais sete clientes ativos em seu portfólio. Entre as principais, estão a Microsoft Brasil – principal fabricante global de softwares de computador, eletrônicos, entre outros – e a InterCement – fabricante dos cimentos Cauê, Zebu e Goiás no Brasil e outras 5 marcas globais.

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Digital Favela fecha 2021 conectando 120 anunciantes a 3 mil influenciadores de comunidades

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A Digital Favela, única empresa a transformar moradores de favelas de todo o Brasil em influenciadores digitais, potencializando suas conexões com as marcas, apresenta o balanço de seu primeiro ano completo de atuação. A operação chega ao fim de 2021  com mais de 120 anunciantes utilizando sua plataforma de mídia, com mais de 3 mil influenciadores, majoritariamente micros e nanos, dando visibilidade e credibilidade às suas campanhas de forma autêntica e legítima – recebendo, em troca, remuneração que por muitas vezes os permitem realizar verdadeiras mudanças as suas vidas e de suas famílias.

“Há mais de 14 milhões de moradores de favelas em todo o Brasil, muitos em situação de extrema vulnerabilidade”, enfatiza Celso Athayde, cofundador da DF ao lado de Guilherme Pierri. “Com os cachês recebidos por cada campanha, muitos dos nossos influenciadores compram itens básicos do lar, como uma cama ou uma geladeira, o que confirma o poder de transformação e inclusão da Digital Favela”, revela.

Com o apoio da CUFA (Central Única das Favelas), parceira social da companhia, a DF resolve um dos principais desafios deste novo segmento de marketing de influência: encontrar as pessoas mais adequadas para cada marca. São mais 3 mil favelas mapeadas em todo o Brasil e um ativo de 6,5 mil influenciadores cadastrados, que falam diariamente sobre finanças, educação, beleza, saúde, tecnologia, viagens, bem estar e outras dezenas de temas para seus milhares de seguidores.

Há pouco mais de 3 meses, a DF também lançou sua área proprietária de conteúdo, a CRIA D.FAVELA, um hub especializado em produção e cocriação que utiliza mentes brilhantes de dentro das próprias comunidades para que o parceiro anunciante possa realizar projetos especiais exclusivos, como podcasts e vídeos institucionais, com uma força de trabalho da própria favela – incluindo produtores, roteiristas, fotógrafos e redatores. O podcast inédito do rapper Dexter, multiartista da cena hip-hop, ator e ativista, foi o primeiro projeto realizada pela CRIA e traz um formato inédito para as plataformas de streaming.

Do ponto de vista de estrutura, a Digital Favela já conta, hoje, com 22 funcionários diretos, além outros 27 indiretos, presentes dentro das principais favelas do Brasil. São pessoas que fazem a interlocução direta entre anunciantes e influenciadores, facilitando a penetração de ativações e comunicações regionais nos territórios.

Os planos para 2022 são grandiosos. Além de mirar sua internacionalização, a DF irá possibilitar ações de experiências de marca dentro das maiores favelas do País. “Percebemos que nossos anunciantes sempre tiveram imensa dificuldade de penetrar no território das favelas. Agora, porém, além de campanhas feitas pelos próprios moradores, as empresas poderão fazer verdadeiras imersões nas comunidades, inclusive com bases de experimentação de produtos”, adianta Guilherme Pierri.

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