Funcionários premiados por performance são mais satisfeitos com o emprego, aponta pesquisa

24 de Abril de 2018
Compartilhar:

Pesquisa do Instituto Locomotiva LTM aponta que 88% concordam que campanhas de premiação com produtos e serviços são uma boa forma de motivar os empregados

Ter uma equipe engajada e inovadora que traga bons resultados constantemente é o sonho de qualquer empresa. Para torná-lo realidade, é preciso que os funcionários estejam motivados e comprometidos com seu trabalho e, uma das formas de fazer isso, é estabelecer um bom programa de incentivo na organização.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, em parceria com a LTM, dos trabalhadores com carteira assinada que recebem prêmios por performance,  45%  estão mais satisfeitos com seu emprego de forma geral do que aqueles que não recebem (índice de 31%).

Segundo o estudo, entre o total de entrevistados, 87% enxergam premiações em produtos e serviços como uma boa forma de as empresas valorizarem seus funcionários; e 88% dos trabalhadores concordam que campanhas de incentivo que utilizam produtos e serviços são uma boa forma de motivar os funcionários. Já 80% acreditam que programas de premiação incentivariam muito a sensação de reconhecimento, a produtividade e a melhora do ambiente de trabalho, além da satisfação geral.

“Os números da pesquisa mostram uma grande insatisfação das pessoas com o seu atual trabalho e, ao mesmo tempo, uma receptividade dessas pessoas para novas formas de reconhecimento profissional. É uma boa oportunidade para que as empresas reflitam e proponham outros tipos de premiações, para motivar e proporcionar maior satisfação entre os seus funcionários”, diz Emerson Moreira, idealizador do Guia do Incentivo e CEO da LTM.

Mais que uma demonstração de reconhecimento, a iniciativa é uma estratégia de negócio. A LTM, maior empresa de gestão de programas de fidelidade e de incentivo do País, gestora de programas de fidelização de empresas como Vivo, Shell, Santander e Cielo, apresenta o passo-a-passo para a implementação de uma campanha de incentivo:

Como implantar um programa de incentivo: para aderir aos programas de incentivo, é preciso considerar diversos aspectos. Dentre eles estão:

  • Planejamento: o incentivo ideal é diferente para cada negócio. O recomendado é que o programa de incentivo seja criado de forma personalizada. A partir da definição do objetivo, dos participantes e de suas preferências e do orçamento destinado para a ação, é possível estabelecer o que será oferecido como prêmio;
  • Legislação: o que for decidido quanto ao programa de incentivo deve estar de acordo com a legislação. Com a alteração da Reforma Trabalhista, por exemplo, as bonificações não são mais incorporadas ao salário, o que dá mais liberdade às empresas;
  • Frequência: a bonificação pode ser eventual (como um prêmio pago duas vezes ao ano) ou estruturada (paga quando os colaboradores atingem uma meta);
  • Definição dos prêmios: a melhor forma de escolher quais serão os prêmios, considerando o que foi definido no planejamento, é ouvir o que os funcionários têm a dizer, por meio de uma pesquisa interna, por exemplo. Algumas opções de prêmios são: dinheiro, eletrônicos (tablets, smartphones), eletrodomésticos (cafeteira, liquidificador, sanduicheira, entre outros), crédito combustível ou recarga de celular, pontos revertidos em produtos e viagens;
  • Funcionamento do programa: se as pessoas não entendem a mecânica da iniciativa, ela não é bem-sucedida. Por isso, não basta criar um programa de incentivo excelente se a divulgação for falha. Os envolvidos precisam saber como participar, quais são as condições para a entrega dos prêmios e as metas devem ser alcançáveis. As regras devem ser totalmente compreensíveis.

Cada campanha, um caminho: a empresa pode optar por diferentes formas de premiação e também definir como seu programa de incentivo vai funcionar. Para o time de vendas é possível estabelecer, por exemplo, metas mensais e, quando forem cumpridas, premiar o grupo com dinheiro ou smartphones. Para os funcionários da produção de uma fábrica pode-se oferecer pontos mediante sugestões de melhorias aplicadas nos processos, que podem ser trocados por produtos como viagens, ingressos de cinema ou eletrodomésticos.

Em comum está o fato de que todo programa de incentivo visa recompensar a equipe por seu desempenho ou porque ela precisa estar motivada e satisfeita com o local onde trabalha para produzir mais e melhor.

Para as empresas os ganhos com campanhas de incentivo são sempre recompensadores. Por meio dessas campanhas é possível aumentar a performance das equipes, além de identificar talentos. “Com um programa de incentivo, além do aumento da motivação, há melhoria do clima e da satisfação entre os colaboradores. Outros benefícios são a retenção de talentos e o fato da empresa se tornar mais atraente aos olhos de bons profissionais”, afirma Emerson.

Investir em uma campanha inovadora para incentivar a equipe não se trata apenas de recompensá-la por um bom desempenho, mas sim de uma estratégia inteligente de negócio para empresas que enxergam nos funcionários a chave para o seu crescimento.