Criteo lança Audience MatchBETA no Brasil como parte de seu ecossistema de commerce marketing que empodera varejistas e marcas por meio da colaboração

17 de novembro de 2017
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Nova solução alavanca gráficos e mecanismos do Criteo Shopper para entregar segmentação personalizada de consumidores novos e já existentes

A Criteo S.A, empresa em marketing para e-commerce, acaba de lançar no Brasil a solução Criteo Audience MatchBETA. A nova ferramenta traz uma maneira flexível de alcançar novos consumidores e reengajar os já existentes em campanhas paid display de amplo alcance utilizando dados de CRM ou DMP para segmentar com precisão a audiência na Web, em navegadores mobile e aplicativos. Com uma base de dados sobre os clientes disponibilizadas no Criteo Shopper Graph, os usuários da versão beta já conseguiram visualizar uma taxa de correspondência de mais de 60% de suas listas de clientes já existentes com perfis online.

A nova solução permite executar rapidamente campanhas paid display com investimentos efetivos através de diversos cenários de marketing, incluindo o reengajamento de clientes inativos, promoção de ofertas sazonais, venda cruzada de produtos relacionados a compras anteriores e muito mais. A ferramenta também impulsiona o engajamento através de anúncios otimizados, equilibrando o design inspirado na marca e a performance do anúncio através do Kinetic Design. Além disso, é possível sincronizar com o Criteo Dynamic Retargeting para garantir a otimização e atribuição de campanhas cruzadas.

“Com sua alta taxa de correspondência e extenso alcance em todos os dispositivos, o Criteo Audience Match se mostrou a solução perfeita para conseguir reengajar a audiência”, disse Natalhie Dufayet, Gerente de Tráfego da La Redoute, uma das empresas clientes da Criteo que testou a versão beta.

O lançamento é o próximo passo da Criteo para construir um ecossistema de commerce marketing aberto e de alta performance. Em agosto de 2017, a empresa anunciou o Criteo Commerce Marketing Ecosystem (CME), uma rede com milhares de varejistas, marcas e publishers centrados em tecnologia de marketing integrada, construída para o comércio e alimentada por machine learning. Hoje, além de anunciar o Criteo Audience MatchBETA , a empresa lança em outros mercados o Criteo Customer AcquisitionBETA, além de expandir a solução Criteo Kinetic Design com a adição de vídeo.

Em um mundo onde os consumidores são cada vez mais exigentes e voláteis, varejistas e marcas precisam entregar experiências relevantes e lineares em todos os equipamentos e canais ao longo de todos os estágios da jornada de compra. Isso criou um novo campo de batalha onde os grandes varejistas investem na organização e uso dos dados em larga escala para entender o consumidor, alcançá-lo e inspirá-lo a comprar. A Criteo está nivelando o jogo ao estruturar um ecossistema que permite aos varejistas e marcas se beneficiarem de um volume muito maior de dados e ter acesso a tecnologias inteligentes que não poderiam comprar ou desenvolver por si próprios.

“Conectar com os consumidores em um mercado competitivo e crescente como o Brasil nunca foi tão desafiante. A colaboração num ecossistema aberto nivela o campo de jogo e pavimenta o caminho para as empresas de comércio moldarem seus futuros”, explica Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina. “Desenvolvemos o Criteo Commerce Marketing Ecosystem para disseminar o valor da colaboração e o poder dos dados para todos os participantes. A adição do Criteo Audience Match e do Criteo Customer Acquisition entregam um conjunto robusto de soluções para commerce marketing que dão suporte a toda a jornada de compra online e offline”, acrescenta.

Pesquisa conduzindo a inovação

Para apoiar a inovação por trás destas novas soluções, a Criteo, em parceria com a Forbes Insights, realizou recentemente uma pesquisa global com 500 executivos de alto escalão. O estudo revelou que a disrupção para a indústria do varejo está remodelando o comércio e marcas e varejistas temem que as gigantes ‘físicas-digitais’ tornem a competição mais difícil. Além disso, varejistas e marcas veem conjuntos de dados agrupados como um meio de ganhar vantagem competitiva, com 71% dos respondentes dispostos a contribuir para um conjunto de dados.

Mais soluções

Disponível nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha, Criteo Customer AcquisitionBETA utiliza dados do Criteo Shopper Graph referentes à identidade e interesse para permitir que os usuários encontrem e convertam proativamente novos clientes a um ROI significativamente melhor do que em outros métodos existentes. A solução baseada em performance analisa dados históricos e comportamentais para criar o perfil de um alvo ideal, identificar novos clientes que combinam com o perfil alvo e os engajar com base em produtos que indicam maior interesse.

Esta solução ajuda a identificar e segmentar novos clientes com base em seus padrões de navegação e interesses comerciais, maximizar as taxas de conversão através de recomendações de produtos personalizados, otimizar o gasto publicitário e maximizar o ROI, uma vez que o pagamento é feito apenas quando os consumidores são engajados em alguma campanha. Um teste beta realizado no Reino Unido mostrou que os usuários iniciais poderiam aumentar sua nova taxa de aquisição de clientes em até 73%.

“Nosso sucesso depende do alcance, engajamento, conversão e a habilidade de entender exatamente como as verbas de marketing digital impactam nosso programa de performance”, afirmou Jon Grail, Diretor de Digital Marketing da House of Fraser. “O Criteo Customer Acquisition é uma solução poderosa do Criteo Ecosystem que possibilita uma qualificação do tráfego do site, prospectando clientes e convertendo em vendas”, acrescenta.

Outra novidade é a adição de vídeo ao Kinetic Design. O recurso funciona como um novo canal e fonte de inventário para os usuários e otimiza automaticamente todos os aspectos visuais de um anúncio para inspirar e engajar um consumidor. Kinetic Design já permite mais de 17 trilhões de variações a partir de um design base em anúncios display. Com a expansão, é possível criar anúncios de vídeo personalizados que apresentam produtos relevantes baseados na compreensão que a Criteo tem do consumidor.

Os anúncios de vídeo são criados automaticamente e exibidos na Web e no ambiente mobile. À medida que o consumo de vídeo continua a crescer, os clientes da Criteo agora podem usar este recurso para reengajar os consumidores de forma relevante sem tempo de produção, recursos ou custos. O vídeo é exibido de uma maneira não intrusiva para oferecer uma experiência de navegação sem emendas – em apps, feeds ou websites. A capacidade de vídeo da Criteo também permite que os comerciantes aproveitem os anúncios de vídeo com base no custo por clique.

“A fusão entre os mundos real e digital está transformando o modelo de negócios da indústria do varejo. Entender o comportamento de compra do consumidor é cada vez mais desafiante por conta da fragmentação da mídia e o uso de diversos equipamentos. Marcas e varejistas que tiverem visão para abraçar uma postura mais colaborativa e focada no compartilhamento de dados estarão melhor posicionados para agregar valor durante toda jornada de compra”, disse Seth Ulinski, Analista Sênior da Technology Business Research, Inc. “Esta visão pavimenta o caminho para anunciantes e veículos criarem experiências relevantes e de alto engajamento para os consumidores, que, ao final, irão gerar novas oportunidades de vendas”, completa.

Disponibilidade dos produtos

Criteo Audience MatchBETA  está disponível em todos os mercados, exceto Japão. Criteo Customer AcquisitionBETA está disponível nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha. Criteo Kinetic Design – Video está disponível em todos os mercados, exceto Rússia.