Agências
Netza é Agência do Ano no Festival Iberoamericano de Promociones & Eventos (FIP)
Agência conquistou o GP de Melhor Agência brasileira e mais sete prêmios em diversas categorias do FIP
A Netza foi o grande destaque da 17ª edição do Festival Iberoamericano de Promociones & Eventos (FIP), maior premiação de Live Marketing da América Latina e que reúne também entradas dos Estados Unidos, Europa e Ãfrica do Sul.
A agência, representada na cerimônia de premiação por Fabiana Schaeffer e Nara Novais, respectivamente sócia-diretora e VP de Planejamento e Criação da Netza, recebeu o Prêmio de Agência do Ano, 2 troféus de ouro, 3 de prata e 2 certificados de bronze, com campanhas criadas para LATAM, Jaguar Land Rover, Motorola e Mercedes-Benz.
âEstamos muito felizes com esta grande conquista, fruto de muito trabalho, dedicação e de um time que se supera a cada dia. Agradecemos aos nossos clientes, parceiros ousados que acreditam nas nossas ideias, e também por esse reconhecimento tão importante do mercado, motivo de muito orgulho para nósâ, comemora Fabiana Schaeffer.
Confira as premiações conquistadas pelos participantes brasileiros:
NETZA
OURO â AÃÃES PARA EMPRESAS DE TURISMO – LATAM NA DISNEY
OURO â MARKETING DIRETO, PLATAFORMA DIGITAL PARA DEALER OF THE YEAR 2015/2016 – JAGUAR LAND ROVER
PRATA – EM VIAGENS DE INCENTIVO MUNDO DE OPORTUNIDADES MOTOROLA
PRATA – AMBIENTAÃÃO DO MERCEDES BENZ STAR EXPERIENCE ROAD SHOW 2015 – MERCEDES BENZ
PRATA – DIREÃÃO DE ARTE PEÃA PROMOCIONAL – DEALER OF THE YEAR 2015/2016 – JAGUAR LAND ROVER
BRONZE – EM AÃÃO PROMO PARA AUTOMOVEIS -MERCEDES BENZ STAR EXPERIENCE ROAD SHOW 2015 –
BRONZE – LATAM NA DISNEY
THE FRONT
GP de CRISTAL em MARKETING INTERATIVO – MERCEDES BENZ 60 ANOS DE BRASIL – MOVENDO O FUTURO
OURO â MKT DIGITAL INTERATIVO – MERCEDES BENZ 60 AÑOS DE BRASIL – MOVENDO O FUTURO
PRATA â COMUNICAÃÃO INTEGRADA DE MKT – MERCEDES BENZ 60 AÑOS DE BRASIL – MOVENDO O FUTURO
BRONZE â TECNOLOGIA EM COMUNICAÃÃO VISUAL – MERCEDES BENZ 60 AÑOS DE BRASIL – MOVENDO O FUTURO
ALTERNATIVA F
OURO â EXITO INTERNACIONAL – ENCONTRO DOS CORRETORES DA TOKIO MARINE EM PORTUGAL
OURO – EM VIAGENS DE INCENTIVO – DIAMANTES AFRICANOS – ENCONTRO DOS CORRETORES -TOKIO MARINE SEGURADORA
OURO – MELHOR IDEIA PARA FESTA SAZONAL -QUEM NÃO SE COMUNICA, SE TRUMBICA – SEGURADORA LIDER
PRATA â MELHOR IDEIA PARA FESTA SAZONAL – ENCONTRO DAS ESTACOES – FESTAS DO VERAO E INVERNO – TOKIO MARINE SEGURADORA
BRONZE – MELHOR IDEIA PARA FESTA SAZONAL – DIAMANTES AFRICANOS – XV ENCONTRO DOS CORRETORES DIAMANTE -TOKIO MARINE SEGURADORA
BRONZE â Mecânica mais criativa DIAMANTES AFRICANOS – XV ENCONTRO DOS CORRETORES DIAMANTE
TOKIO MARINE SEGURADORA
SANTO CENÃRIO
OURO – AÃÃES ALIMENTOS – MUNDO ANA MARIA – ANA MARIA
PRATA – DISPLAY E PEÃAS ESPECIAIS – CARRINHO MÃGICO PULLMAN
GEOMETRY GLOBAL RIO DE JANEIRO
OURO – MELHOR LOGÃSTICA – GLOBO NEWS WIFI TRACK
PEPPER
OURO – TV – CINEMA – NESTLE PROMOCAO VIDA EM FAMILIA FAZ BEM
OURO – TABACARIA TOMORROWLAND – SOUZA CRUZ
PRATA – AÃÃES SUSTENTAVEIS – NATURA EKOS TRIP
PRATA – AÃÃES PROMO PARA ALIMENTOS – NESTLE PROMOCAO VIDA EM FAMILIA FAZ BEM
BRONZE â MELHOR PROMO ITINERANTE – MOBIL CARRETA ITINERANTE – COSAN
BRONZE â AÃÃES ALIMENTO INFANTIL – NINHO LEITE FERMENTADO SHOW â NESTLÃ
INNOVA AATB
OURO – AÃÃES PROMO PARA TELEFONIA – VIVO OPEN AIR SAO PAULO
OURO – TOSS YOUR MYTHS AGAINST THE WALL â PLACO BRASIL
OURO âDEMONSTRAÃÃO DE PRODUTO – GUABI PET TRUCK
PRATA â CO BRANDING – EXCHANGING TENDERNESS – NESTLÃ E NATURA
PRATA â AÃÃO PROMO PARA AUTOMOVEIS – UNBOXING VOLKSWAGEN
BRONZE â PROMO COM RECURSOS TECNOLÃâGICOS – VIVO OPEN AIR SÃO PAULO
BRONZE- ENTRETENIMENTO – VIVO OPEN AIR SÃO PAULO
THE GROUP
BRONZE – KIDS NO CONTROLE – NET
SRCOM
OURO – AÃÃES PROMO PARA TELEFONIA – GO MOTO â MOTOROLA
PRATA – EVENTOS PARA PRODUTOS DE CONSUMO DE MASSA – LENOVO INNOVATION
PRATA – SAP FORUM 2016
BRONZE – EVENTOS PARA PRODUTOS DE CONSUMO DE MASSA – CONVENÃÃO DE FRANQUEADOS O BOTICÃRIO
DMATTOS
OURO – EVENTOS PARA PRODUTOS DE CONSUMO DE MASSA – CONVENÃÃO NACIONAL BIOLAB/AVERT 2016
BRONZE – CONVENÃÃO – CONVENÃÃO NACIONAL BIOLAB/AVERT 2016
TUPINIQUIM
GP de CRISTAL â MELHOR PROMO ITINERANTE MACROONDAS DE SABOR ELMA CHIPS – PEPSICO / ELMA CHIPS –
OURO ARENA FIFA 16 WARNER / SONY
OURO â AÃÃES PARA PUBLICO INFANTIL COM CASINHAFINI â FINI
OURO â Experiêcnia de marca com MACROONDAS DE SABOR ELMA CHIPS – PEPSICO / ELMA CHIPS
PRATA – IDENTIDADE CORPORATIVA PARA VISAO & GARRA DANONE – DANONE – TUPINIQUIM
PRATA âMKT INFANTIL PARA ARENA FIFA 16 – WARNER / SONY
BRONZE – DIREÃÃO DE ARTE PEÃA PROMOCIONAL – PROMOCAO QUAKER NOTE – PEPSICO / QUAKER
BRONZE – EM VIAGENS DE INCENTIVO LIGACAO INTERNACIONAL RCEL/LG – RCELL/LG
Mais informações sobre o festival no http://www.fipfestival.com.ar/NuevaWeb/Home.html
Agências
Pacto de Promoção da Equidade Racial e BFerraz promovem “Calendário da Equidade”
Já pensou sonhar por mais de um século com uma oportunidade de crescimento profissional? Essa é a realidade para as pessoas pretas no Brasil. Em estimativa realizada pelo IDBR, com base nos dados do IBGE-Caged em 2023, levará 167 anos para alcançar a equidade racial no mercado de trabalho, ou seja, só em 2190. Mas, não queremos esperar tanto. Por isso, a BFerraz em parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial criaram o “Calendário da Equidade”, que marca o tempo necessário para que pessoas negras alcancem igualdade no mercado de trabalho.
Segundo o estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil (2021), 34,5% dos pretos e 38,4% dos pardos viviam na pobreza, quase o dobro da taxa entre brancos (18,6%). Na extrema pobreza, os índices foram de 9% para pretos e 11,4% para pardos, enquanto apenas 5% dos brancos estavam nessa condição. No mercado de trabalho, as desigualdades persistem: conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua (2023), a população branca apresentou uma taxa de desemprego de 5,9%, enquanto para os pretos (8,9%) e pardos (8,5%) os índices superaram a média nacional. Os resultados evidenciam que pouco mudou ao longo dos anos, com a população negra mantendo-se com as mesmas porcentagens desde o início da pesquisa.
Com esses dados alarmantes, queremos além de advertir sobre esse problema, sermos um agente de mudança no mundo empresarial. Com a metodologia do Pacto de Promoção da Equidade Racial que une empresas aliadas para fomentar uma cultura organizacional antirracista e alcançar equiparidade social, podemos diminuir essa previsão junto com nomes importantes na luta, como a embaixadora Isabel Fillardis.
O Pacto, lançado em 2021, é uma iniciativa que combate as desigualdades raciais no Brasil, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades para a população negra. Composto por empresas e organizações, tem sido um catalisador de práticas inclusivas no setor público e privado, colocando a questão racial no centro do debate econômico.
Entre suas ações está o Protocolo ESG Racial, que orienta empresas a promoverem equidade em suas operações e comunidades, além do Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que mede a representatividade racial no mercado corporativo. O pacto também lidera projetos como o Pacto das Pretas, para impulsionar mulheres negras em posições de liderança, e o Programa Pacto Transforma, que fortalece a qualificação profissional dessa população.
Essa parceria é um chamado à sociedade para reconhecer que ainda há muitas barreiras a serem superadas no desmantelamento desta hierarquia social estrutural, que mantém a população negra em posições menos privilegiadas, mesmo quando qualificada e apta. Foram necessários cerca de 300 anos para o fim da escravidão, mas os direitos e oportunidades para mais da metade da população brasileira não podem aguardar tanto mais. É urgente agir para reduzir essa projeção e construir um futuro mais justo, inclusivo e igualitário para todos.
“Como agência criativa, entendemos o poder da comunicação para transformar realidades. O ‘Calendário da Equidade’ não é apenas uma contagem de tempo, mas um chamado à ação. Nossa parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial é um compromisso em acelerar mudanças que reduzam os 167 anos projetados para a equidade racial no mercado de trabalho. Juntos, acreditamos que podemos reescrever essa história mais rápido” pontua, Enricco Benetti, Co-CEO e CCO da BFerraz.
“Ao nos deparar com esse triste dado sentimos a necessidade de espalhar essa informação de forma simples e potente. E nada melhor do que um calendário, item que olhamos diariamente, para convidar a todos a uma reflexão, entendendo que o compromisso de transformar o mercado de trabalho em um espaço mais equânime deve ser assumido por todas as cores”, explicam Will Marinho e Vitor Silva, dupla criativa da BFerraz responsáveis pelo projeto.
O pontapé inicial da ação será com a projeção do Calendário da Equidade completo pelo projeto @projetemos no dia da Consciência Negra (20). O calendário também será enviado para celebridades, influenciadores e veículos de comunicação, além de empresas, e estará disponível online para todos aqueles que quiserem baixá-lo. Em parceria com o Pacto, uma cartilha de ações será elaborada para ajudar a redução desse tempo.
Agências
Avantgarde e Volvo entregam experiência imersiva e tecnologia na Fenatran
A Fenatran 2024 foi palco para a Volvo e a agência Avantgarde apresentarem um espaço inovador, com experiência imersiva e tecnológica única para os visitantes. A Volvo aproveitou a ocasião para exibir uma série especial de seus caminhões FH, em celebração aos 30 anos do modelo no Brasil. O estande, de 3.200 m², surpreendeu os visitantes, recebeu mais de 10 mil pessoas e se destacou como uma das principais atrações da feira em São Paulo.
O espaço ofereceu um ambiente que transportava os visitantes para dentro da cabine dos caminhões Volvo, criando uma experiência interativa e sensorial. A principal atração foi uma sala de imersão com um painel de LED curvo de 6 metros e sistema de som 5.1, onde a inteligência artificial (IA) aplicada aos caminhões Volvo foi demonstrada de forma inovadora. Essa imersão fez com que os visitantes conhecessem a inteligência artificial embarcada nos caminhões Volvo que entrega maior economia de combustível, segurança e performance, de maneira clara e acessível ao público. No total, 1500 pessoas participaram na ativação e mais de 200 sessões foram exibidas.
Outra ativação em parceria com a Avantgarde traduziu uma tecnologia exclusiva e pioneira da Volvo Brasil. Em um totem interativo, os visitantes puderam testar a calculadora CIV (Condução Inteligente Volvo), uma tecnologia inovadora que utiliza variáveis para calcular a economia de combustível proporcionada pelos caminhões Volvo em diferentes condições de uso. Essa interação permitiu ao público criar cenários variados, entendendo melhor e de modo mais fácil como a tecnologia da Volvo impacta na eficiência e sustentabilidade dos veículos.
Além da sala de imersão e do totem interativo, o espaço proporcionou quatro Intervenções artísticas por dia durante apresentações comerciais da Volvo, com uma banda de Rock ao vivo interagindo com os conteúdos no telão.
A entrega do estande Volvo para a edição deste ano da Fenatran foi um desafio logístico. Com prazo de apenas 45 dias para planejamento e execução, sendo 10 de montagem, a Avantgarde reuniu uma equipe de mais de 300 pessoas e 50 produtores para garantir que o espaço estivesse pronto em conjunto com o time de Marketing da Volvo. “Aceitamos o desafio de executar um projeto tão grande em tão pouco tempo, incluindo a criação das ativações, toda a execução e coordenação da montagem.
Foram 11 caminhões em exposição, o que demandou uma logística complexa. A experiência proporcionada aos visitantes na Fenatran não apenas destacou as tecnologias da Volvo, mas também o potencial das soluções da Avantgarde”, afirma Elaine Rufato, CEO da Avantgarde.