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Nestlé investe mais de R$ 400 milhões em inovação e renovação de portfólio ainda mais saudável

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A Nestlé iniciou uma jornada global de renovações e inovações de portfólio, que se intensificou na última década, para atender a novos perfis e oferecer soluções que levem saúde, nutrição e bem-estar ao consumidor. No Brasil, nos últimos cinco anos, investiu mais de R$ 400 milhões em pesquisas e lançamentos de produto s mais saudáveis, além da renovação de itens que já fazem parte do mix da companhia. Foram vinte projetos em 2018 e outros 25 estão planejados para 2019.

Em 2018, os produtos Nestlé entregaram à população brasileira mais de 6 mil toneladas de vegetais, mais de 3,5 mil toneladas de nuts e sementes, e mais de 12 mil toneladas de cereais e grãos, um crescimento de 20% na comparação com 2016. Em outra frente, a companhia intensificou a jornada de redução de ingredientes como açúcar, sódio e gorduras. Desde 2014, foram reduzidas mais de 14 mil toneladas de açúcares, mais de 5 mil toneladas de gorduras saturadas e mais de 300 toneladas de sódio.

“A Nestlé busca sempre entender e se antecipar às mudanças e evoluções que impactam o comportamento e o estilo de vida das pessoas”, destaca o vice-presidente de Marketing e Comunicação da Nestlé, Frank Pflaumer.

De acordo com o executivo, a empresa vem aumentando o número de inovações e renovações de produtos com foco em nutrição, saúde e bem-estar, com o lançamento de alimentos e bebidas mais nutritivos, simplificando listas de ingredientes, removendo corantes artificiais e adicionando micronutrientes deficitários na população local. A companhia está empenhada em continuar a jornada de redução de ingredientes sensíveis à saúde das pessoas, como gordura saturada, açúcar e sódio, e aumentar ingredientes positivos, como cereais integrais, fibras, proteína, além de oferecer as vitaminas e minerais mais deficientes na população brasileira.

Inovações no portfólio brasileiro

Um exemplo prático da jornada de evolução da Nestlé rumo a produtos ainda mais saudáveis foi o lançamento, no final de 2018, de NESCAU Max Cereal, primeiro achocolatado de uma grande marca no Brasil sem açúcar e sem adoçante, naturalmente adoçado por extrato de cereais. O lançamento é resultado de três anos de pesquisa e desenvolvimento, com um investimento da ordem de R$ 26 milhões, a partir de estudos feitos pela própria Nestlé Brasil. NESCAU Max Cereal faz parte de uma grande trajetória de inovações da marca. Em 2015, foi lançado NESCAU 3.0, um achocolatado com 33% menos açúcar e a adição de fibras, o que preserva o gostinho bom que o achocolatado sempre teve.

Em agosto de 2018, a Nestlé anunciou também a retirada total de estabilizantes de seus leites UHT Ninho e Molico, tornando-os os primeiros clean label produzidos em larga escala no Brasil – o que só foi possível após uma extensa jornada de melhoria da cadeia de leites.

A empresa assumiu, ainda, um papel importante no apoio ao desenvolvimento de novas frentes no País, como é o caso do segmento de orgânicos, com o lançamento da Aveia Orgânica Nestlé, em fevereiro de 2018, e de seu primeiro chocolate orgânico, lançado em março de 2019, o Talento Terruá – edição limitada de Talento em?quatro sabores, Açúcar de coco, Açaí, Maracujá e Cupuaçu, elaborados com?cacau orgânico e 100% originário da mata atlântica, sem glúten e sem lactose. Também estão no radar o lançamento das papinhas orgânicas e leite orgânico no primeiro semestre de 2019.

Porcionamento

A Nestlé traz em suas embalagens informações claras e objetivas sobre o consumo de porções adequadas a cada tipo de produto “Sabemos que a percepção equivocada sobre o tamanho das porções está diretamente relacionada ao aumento da ingestão calórica, e é nessa frente educativa que temos atuado”, destaca Pflaumer. Estudos apontam que quando estamos à frente de porções maiores, geralmente consumimos 30% mais do que deveríamos.

O consumidor já vê nas gôndolas a evolução dessas inovações. Em 2017, por exemplo, foram lançados os biscoitos Nesfit doces em porções individuais, para estimular um consumo mais consciente. Os tabletes de chocolate Nestlé e Garoto, por sua vez, possuem um formato (molde) específico que facilita a identificação de uma porção em quadradinhos, somado à comunicação da embalagem que traz uma régua indicativa da porção individual adequada. O biscoito Passatempo também usa um recurso na embalagem, como uma régua, que mostra o tamanho da porção recomendada e a Nestlé disponibiliza os chocolates das marcas preferidas do consumidor brasileiro, como Talento, Classic, Crunch, em embalagens individuais.

Grandes números

  • A Nestlé tem renovado globalmente mais de 8 mil produtos por ano, em razão de considerações nutricionais ou de saúde, também nos últimos cinco anos.
  • Somente em 2018, foram lançados mais de 1.300 novos produtos abordando necessidades nutricionais específicas de bebês, crianças, mulheres grávidas ou novas mães.
  • 29 milhões de crianças alcançadas pelos programas Nestlé para crianças mais saudáveis em 86 países ao redor do mundo desde 2018
  • A Nestlé tem como meta global para 2020 reduzir em 5% os açúcares adicionados e em 10% o sódio em nos produtos da companhia.
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Grupo V3A ativa sete marcas na etapa Oi Rio Pro da World Surf League

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213 Sports, vertical de esportes do Grupo V3A, e a agência V3A, farão as ativações de sete marcas patrocinadoras da etapa brasileira do World Surf League Championship Tour, a Oi Rio Pro apresentada por Corona,8ª etapa da temporada. O evento será realizado entre os dias 23 e 30 de junho, na Praia de Itaúna, em Saquarema, no litoral do Rio de Janeiro.

“A presença das marcas em Saquarema, através de ativações junto ao público presente no evento, reforça a importância da parceria entre 213 Sports e a WSL, e da modalidade no posicionamento estratégico das empresas. Mais do que apenas visibilidade de marca, essas ações se preocupam em oferecer experiências únicas, capazes de cativar todos os perfis de fãs do surfe, desde os que acompanham a competição na areia, até os que a seguem através das redes sociais”, afirma Pedro Dau de Mesquita, cofundador e diretor comercial da 213 Sports.

A Oi é mais uma vez patrocinadora da etapa Brasil do Circuito Mundial, e terá presença marcante na praia de Saquarema. Além de oferecer serviços de conectividade de alta performance para torcedores e a transmissão do Oi Rio Pro apresentado por corona, a marca terá um estande de 55 metros quadrados onde o público irá usufruir de uma experiência imersiva. Utilizando tecnologia de realidade aumentada, os participantes entrarão em uma onda e experimentarão a perspectiva de um surfista, mostrando que com Oi Fibra, todo mundo pode surfar em alta velocidade.

Outra atração da marca no evento é a personalização em tempo real das pranchas que serão entregues como troféus aos vencedores das competições masculina e feminina da etapa. O trabalho será realizado pela ilustradora e designer Caró Lago e pelo artista plástico e grafiteiro Kajaman, eternizando nos troféus os momentos vividos durante o campeonato.

Patrocinadora da WSL desde 2019, a Havaianas levará ao evento a sua ‘Loja Surfável’, inédita no Brasil e que utiliza a tecnologia Dry Wave para proporcionar uma experiência única aos visitantes. Em uma piscina de bolinhas que replica o balançar do mar, e sobre boias no formato característico das Havaianas, os visitantes pouco familiarizados com as ondas poderão experimentar as sensações do surf sem tirar os pés da areia. A ação será registrada através de conteúdos instantâneos, que serão disponibilizados para download.

Já o TikTok, que recentemente firmou parceria para cobertura dos eventos da WSL no Brasil até 2023, levará à Saquarema um espaço dedicado a criação de conteúdos para o surfe. Na área externa do estande, atletas e espectadores poderão ainda desfrutar de uma infraestrutura completa com cadeiras, cangas, redes e boias para quem quiser acompanhar o campeonato com o pé na areia.

A plataforma estreia ainda o #TikToknaAreia, programa organizado em quatro núcleos (Estúdio, Areia, Acesso e Backstage) e que trará a cobertura de tudo  o que rola em Saquarema durante a competição, como os resultados das baterias, entrevistas com os atletas, conteúdos de creators parceiros e uma mesa redonda com análise dos rounds e dos desempenhos de cada surfista.

Em sua ação, a 51 Ice apresentará a ação “Ai se fosse um surfstar – Um dia de astro da WSL com a 51 Ice”. Nela, os participantes serão entrevistados igual aos atletas da WSL, e terão de improvisar uma resposta de até 1 minuto, que será gravada e disponibilizada aos usuários, permitindo o compartilhamento nas redes sociais. Após a participação na ação, os concorrer a prêmios exclusivos, sendo o principal deles a oportunidade de desfrutar do Mirante 51 Ice, um lounge localizado no segundo piso do espaço da marca e que oferecerá uma vista exclusiva e degustação dos seus produtos.

A Localiza, por sua vez, vai levar para as areias de Saquarema um estande interativo, com diversas atrações para o público presente. Entre elas está a participação do renomado artista Bruno Br. Ícone do surfe brasileiro, ele colocará sua arte em pranchas que farão parte de um concurso do portal de conteúdos de turismo “Vai Por Mim”. Outra presença de destaque é a da surfista Érica Prado, que apresentará diariamente o Boletim Localiza, vídeos de 1 minuto sobre curiosidades do evento. De encontro à proposta de sustentabilidade da Companhia e da WSL, o estande é feito com 85% de materiais que poderão ser reciclados no final do evento. Além disso, o público poderá conferir o carro elétrico Bolt EV no estande e conhecer de perto o funcionamento do modelo 100% elétrico da Chevrolet.

A Australian Gold, marca de proteção solar, levará pela primeira vez à Saquarema um estande para quem quer curtir o campeonato com conforto e proteção. A marca convida para uma experiência “Feeling Gold” em sua ativação, com lounge, chuveiros e um rooftop com ambientação e câmera slow motion para produção de conteúdo. Além disso, haverá uma roleta de gamefication com distribuição de brindes todos os dias do campeonato.

Já a BFGoodrich, que há 150 anos fabrica pneus para entusiastas que procuram desafios, superação e aventuras em todos os tipos de terreno, estará em Saquarema com um estande inspirado nas tradicionais garagens americanas. Nele, os visitantes poderão realizar recarga em seus celulares e tablets, interagir com os influenciadores pet da Família Surf Dog ( Bono, Cacau, Malibu e Moqueca), e ainda concorrer a pranchas feitas pelo lendário surfista brasileiro Rico de Souza e personalizadas ao vivo com artes exclusivas do artista saquaremense Avnil do Art.

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Ana Maria Braga expande parceria com a Predilecta Alimentos

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A Predilecta Alimentos, maior indústria alimentícia do país, celebra a renovação do contrato com sua embaixadora, a apresentadora Ana Maria Braga, por mais 18 meses. A parceria, que se iniciou no começo do ano de 2021, reforça agora, com a expansão contratual, os bons frutos que ambos colheram.

Durante o período inicial, a apresentadora foi o rosto da marca, levando sua influência no mundo da gastronomia para os lares brasileiros, estando, também, à frente das campanhas promocionais da Predilecta, como a Cozinha Completa. Além disso,  Ana Maria esteve ao lado da marca em um ano especial: o aniversário de 32 anos da empresa. Segundo a equipe de marketing da Predilecta, foi uma honra tê-la ao lado em um período de tantos aprendizados e novidades.

Para Kléber Mendonça, gerente de marketing da Predilecta, essa é uma conquista muito importante e que reforça os princípios da marca. “Todos esses meses que estamos com a Ana Maria só reforçou o quanto ela é uma mulher querida, respeitada e influente no mundo das gastronomia. Para nós, é de extrema importância tê-la somando no time e reforçando que a Predilecta é uma marca de tradição familiar e feita para todos”, complementa.

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