Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Mudanças econômicas e sociais nos últimos anos ditam as transformações no consumo varejista brasileiro

Publicado

em

Estudo do setor mostra também que diversidade estrutural resulta em diferentes fortalezas de canais de compra nas regiões do Brasil

O ano de 2018 mostrou que mudanças geracionais e macroeconômicas foram, mais uma vez, determinantes no comportamento no varejo. Se, em 2015 e 2016, diante dos baixos índices do PIB, os bens da cesta de consumo cresceram apontando que as pessoas se voltavam para dentro do lar, um estudo da Kantar Worldpanel, a ser divulgado na 53ª Convenção ABRAS, que acontece de 19 a 21 de março, conclui que o brasileiro vem consolidando uma nova ordem. O consumidor mostrou ter maior controle sobre os gastos, visitou menos vezes o ponto de venda, porém, buscou uma variedade mais ampla de canais, e priorizou a preferência pela experiência em relação ao produto.

Este cenário é influenciado principalmente pelos Millenials. Esta geração teve 10 visitas a menos às compras do que o consumidor mais maduro, no ano de 2018. Há diferença também na missão de ida ao ponto de venda. Enquanto os segundos optam mais pela proximidade, os primeiros preferem as opções de abastecimento, missão esta que otimiza tempo e gasto. Outras características são que os Millenials e a Geração X gastam menos tempo comprando e a relação custo-benefício é mais predominante no mindset. Por outro lado, os consumidores mais maduros têm mais estabilidade financeira, maior exigência em relação aos pontos de venda e necessidades específicas de consumo.

São justamente estas distinções que fazem com que os compradores escolham determinado tipo de local para compra. Assim, o atacarejo é o canal que mais cresce no País e se consolida como Top 1 para abastecimento, sendo responsável por 40% de todo o gasto nessa missão de compra. O canal conquistou 11,4 milhões de novos compradores nos últimos 4 anos e foi opção para 50% dos lares brasileiros em 2018, representando 20% de todas as compras do mercado de valor.

Os números mostram também que, apesar de ser o meio de maior expansão em todas as regiões, metade dos compradores ainda não o acessa. Isto indica possibilidade de crescimento, especialmente nas regiões Norte, Nordeste, Sul e o estado do Rio de Janeiro. Já São Paulo e Centro-Oeste são as áreas em que o atacarejo predomina.

O estudo apresentou ainda que as lojas tradicionais e os supermercados são os formatos mais presentes nos lares, devido, tanto à própria estrutura de lojas do varejo no Brasil, quanto à resposta para diferentes missões de compra dos consumidores.

Apesar das tendências, a resposta do consumidor a estas transições econômicas e sociais tem sido rápida. Por isso, o varejo precisa ficar atento às adequações que se manifestam, como, por exemplo, aos desafios que as novas gerações impõem à estratégia correta de multicanalidade e ao desenvolvimento do canal e-commerce.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Universo Live

Kitano promove experiência culinária imersiva

Publicado

em

A Kitano, marca de temperos e especiarias pertencente à General Mills, promove uma experiência culinária imersiva no Rooftop Kitano Reserva, instalado no alto de um prédio no coração de São Paulo. Em parceria com as agências Mestiça e Grupo InPress, a marca realiza um evento fechado para convidados, com uma linda vista da metrópole, próximo à Avenida Paulista, a marca lança sua nova linha premium de temperos, a Kitano Reserva.

A ação foi desenvolvida buscando reverenciar a nova linha de produtos, que leva a Kitano para um novo caminho no universo de temperos e especiarias, o premium, o reservado, o exclusivo. Kitano Reserva é a excursão da marca no mercado de ingredientes premiuns que cada vez mais é demandado pelo consumidor que aprecia uma cozinha mais elaborada, mesmo que cozinhar não seja sua profissão, mas quando faz, não abre mão de ter acesso ao que existe de melhor no mercado para desenvolver suas criações.

Estamos bastante animados com a entrada da Kitano nesse novo mercado”, comenta Géssica Sponchiado, gerente de Marketing da Kitano. “Gostamos de ter opções de produtos para os diferentes públicos consumidores, do paladar mais simples ao sofisticado”, completa.

Ao longo da semana, a Kitano vai receber 5 creators de São Paulo: Lucas Barreto, Milena Toscano, Fabi Santina, Mari Rezende e Clarisse Duarte – que vão cozinhar para seus amigos. Cada influenciador vai criar uma receita de prato principal utilizando um produto da linha Kitano Reserva. A entrada e sobremesa ficarão a cargo do Chef Samuele Oliva, do The View, que também será responsável por outros pratos principais.

Cada influenciador terá o suporte de uma equipe que vai ajudá-lo em todo o processo, da seleção dos ingredientes ao serviço de mesa. E, claro, utilizando os temperos da nova linha, que reúnem sabores selecionados para conferir mais intensidade e frescor às receitas, além do design sofisticado, tudo para que vivam a experiência completa de um verdadeiro Chef nessa ocasião tão especial.

Continue lendo

Universo Live

Free Fire e Anitta anunciam colaboração dentro do jogo

Publicado

em

O Free Fire,  anuncia seu novo evento temático com participação da artista pop global Anitta. A colaboração chegará em breve aos jogadores. Além de surpresas e desafios no jogo, o evento trará uma música exclusiva da Anitta que será tema da campanha. O público ainda poderá jogar com a própria Anitta, que chega como a personagem “A Patroa” no universo de Free Fire. Mais detalhes e data de lançamento serão revelados em breve.

Todo processo criativo da colaboração, tanto do personagem quanto da música, tiveram a participação direta da Anitta, colocando sua identidade no evento. O Free Fire, assim como seu público, é diverso e está conectado com a música. Anitta chega para se juntar a outros artistas que passaram pelo Battle Royale da Garena, como Alok, KSHMR, que também possuem seus personagens no jogo e, mais recentemente, o grupo pop BTS, que desenhou suas próprias skins.

Continue lendo