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Mônica Lobenschuss: Os influenciadores são fundamentais para o seu marketing digital?
A mídia e o mercado têm falado muito sobre os influenciadores digitais e o seu papel na promoção de marcas, projetos e negócios. Mas, será que eles realmente são fundamentais para o seu marketing?
O trabalho de formadores de opinião, como os influenciadores digitais, por exemplo, é importante, sim, para determinados projetos em que a sua empresa precise mobilizar muitas pessoas, de maneira massiva. Esses profissionais têm audiência fiel e podem aproximar a sua marca desse público, de maneira positiva. No entanto, é fundamental analisar quem, de fato, é um influenciador digital.
E hoje, com as métricas precisas das redes sociais, é muito fácil avaliar quem faz um trabalho sério e consistente de geração de conteúdo de valor para o seu o público, incluindo as marcas nas pautas com muita credibilidade, trazendo interação e engajamento para várias companhias.
De qualquer forma, os influenciadores não são um modismo e tendem a ter um trabalho mais fortalecido dia após dia com o crescimento das redes sociais. Tanto que começaremos a incluir as ações com influenciadores em projetos que tenham perfil para isso nos clientes atendidos pelas unidades da Social Lounge em todo o país. Como a marca é a primeira rede de franquias de agências de mídias sociais do Brasil e está presente em todas as regiões do país, sempre estamos atentos às tendências, com o objetivo é aproximar empresas de todas as localidades das principais estratégicas de marketing digital.
Mas vale destacar que nenhuma marca sobrevive apenas com o trabalho desses profissionais e que um projeto de marketing precisa incluir uma combinação de iniciativas, dentro de uma estratégia bem elaborada e personalizada. Hoje, por exemplo, atuamos com quase 20 técnicas de divulgação e promoção para as marcas atendidas. E nossa palestra na Social Media Week falará justamente sobre essas possibilidades e maneiras de acelerar resultados com potencializadores: https://www.eventbrite.com.br/e/marketing-digital-dos-gatilhos-mentais-a-conversao-acelerada-smwsp-tickets-36698242431?aff=ebdsorderfblightbox
O marketing digital tem trazido o desafio da atualização diária, para acompanhar as novas técnicas, resultados e tendências. E participar de eventos mundiais como esse permite muita troca de informações e acesso a conhecimentos que fazem toda a diferença no dia a dia.
Mônica Lobenschuss é especialista em Marketing Digital e fundadora da rede de franquias Social Lounge, que tem agências presentes em todo o país. Colunista na Exame.com e palestrante do SEBRAE, é formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e possui mais de 20 anos de atuação no mercado. Foi professora universitária de Comunicação e Marketing e atuou também na imprensa diária. Com sua agência, lidera projetos em grandes empresas, como FEI, Pirelli, Braskem, SAE Brasil, Sabesp e Unimed.
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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?
*Marilyn Hahn
A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.
De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.
O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.
Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.
Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.
Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.
*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.
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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?
*Monique Areze
Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.
Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.
Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.
Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.
Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.
Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.
A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.
*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co