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Marketing Digital: futuro da comunicação com consumidor?

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Crescimento do acesso ao mundo digital requer uma nova percepção sobre publicidade

Um fato é irrefutável: a cada minuto, o mundo se torna mais digital. E isso tem mudado não apenas a maneira como as conversas diárias nas mais populares redes sociais se desenrolam, como também tem impacto especial na forma com que os consumidores se informam ou comparam determinados produtos ou serviços. A velha propaganda boca a boca, feita em um saboroso jantar entre amigos, ganha novas dimensões e, cada vez mais, acontece na web – sem fronteiras ou limitações.

No Brasil, onde mais de 115 milhões de pessoas estão conectadas à internet (IBGE) e o número de smartphones supera o de habitantes – são mais de 220 milhões de aparelhos para cerca de 210 milhões de pessoas –, esse comportamento tem ajudado a moldar um novo cenário na comunicação com consumidores: em 2017, o investimento em publicidade nas mídias digitais chegou a R$ 14,8 bilhões, um aumento de 25% em relação a 2016. No mesmo período, os gastos com os meios de propaganda tradicionais chegaram a R$ 134 bilhões, crescimento de 3,2%.

“Naturalmente, os investimentos em publicidade tradicional ainda são superiores à publicidade digital, mas a velocidade das transformações tecnológicas que estão acontecendo nos faz pensar que estamos caminhando para um novo modelo de marketing, para o qual as empresas e os profissionais precisam estar preparados”, explica Andres Moreno, CEO e fundador da Next U, plataforma de cursos on-line focada em habilidades para o mercado digital.

Percebendo essas movimentações cada vez mais ágeis e necessárias, a Next U chega ao mercado brasileiro de e-learning trazendo opções de cursos com foco em Marketing Digital. E, assim, se torna a resposta que os profissionais em busca de habilidades exigidas atualmente no mercado de trabalho procuram, já que poderão ter a oportunidade de investir na carreira de maneira mais acessível, adquirindo conhecimento e se atualizando.

“A plataforma de cursos da Next U pode ser acessada 24h por dia, no tempo do usuário. Não é necessário ter conhecimento prévio para iniciar os cursos e é possível criar um portfólio com os exercícios trabalhados. Assim, logo de cara, o profissional já consegue alavancar sua carreira e crescer profissionalmente”, comenta Moreno.

Mesmo com as mudanças a passos largos e rápidos do marketing digital, a publicidade tradicional não será deixada de lado tão cedo. Durante o lançamento da Next U no Brasil, por exemplo, foram investidos em publicidade digital e tradicional. “Embora o marketing digital esteja crescendo fortemente mundo afora, o tradicional ainda funciona muito bem e cada um possui o seu apelo”, aponta o executivo. Para ele, o desenvolvimento dos profissionais deste segmento deve contribuir para o crescimento contínuo da área. “Neste sentido, a flexibilidade de cursos não presenciais pode ser um grande aliado, especialmente no Brasil, onde o EAD se fortalece a cada dia: são mais de 560 mil alunos matriculados em cursos regulares totalmente à distância”, conclui Moreno.

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Nutella® celebra o Dia Mundial do Pão no ambiente digital e pontos de vendas

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Nutella® celebra o Dia Mundial do Pão no ambiente digital e pontos de vendas

Francês, sírio, italiano, integral, caseiro, de forma. O pão, um dos alimentos mais tradicionais do mundo, tem seu dia comemorado mundialmente em 16 de outubro. Para celebrar a data, Nutella® resolveu criar a ação #Nutella♡Pão, com ativações em pontos de venda, no ambiente virtual e junto aos seus principais parceiros de food service. A ação acontece até o dia 16 de outubro.

“A história da Nutella® tem uma conexão muito forte com o pão. Desde quando o creme de avelã com chocolate foi criado pelos nossos fundadores, na Itália pós-guerra, a ideia era passa-lo sobre o pão para começar mais um dia de trabalho ou estudos”, conta Rodrigo Lopes, diretor de marketing de Nutella® da Ferrero para América do Sul. “Pão e Nutella® formam o casal perfeito. É claro que combinações com frutas, tapioca, bolo de cenoura e todas as outras são uma delícia, mas a união com o pão é clássica”, finaliza.

Foram produzidas 60 mil sacolas de pães personalizadas e 4 mil displays com a campanha, que serão distribuídas nos principais pontos de vendas do país.

Ao público do food service – padeiros, panificadoras e confeitarias – a marca enviará kits especiais de agradecimento pela sólida parceria, com uma espátula personalizada e, claro, um pote de Nutella®.

Nas redes sociais, a marca fará parceria com cinco criadores de conteúdos que mostrarão abordagens diferentes e individualizadas da combinação entre Nutella® e a estrela do dia, o pão.

Na plataforma Tastemade – canal de programação original, com séries de comida, viagem e entretenimento – duas receitas inéditas serão compartilhadas com o público: pãozinho de cenoura e pão sanfona de banana, sempre com Nutella®. Além de receitas deliciosas, a marca também reforça a importância do consumo equilibrado, na porção recomendada. Além das receitas, a ação contará com um quiz sobre o tema.

Por fim, para o Youtube, a marca produziu um vídeo curto, em formato bumper, especialmente para a comemoração. Nele, um casal experimenta diversos tipos de pães com Nutella® durante o café da manhã.

Sacola de pão personalizada com a campanha #Nutella♡Pão

Uma receita única

A relação de Nutella® e pão é antiga. Após a Segunda Guerra Mundial, quando o cacau era extremamente escasso, a Ferrero, empresa originária de Piemonte, na Itália, transformou esse problema em uma solução inteligente: criou uma pasta doce feita de avelãs, açúcar e um pouco do cacau.

A primeira versão podia ser cortada com a faca – era mais sólida e foi chamada de ‘Giandujot’ por conta de um personagem de carnaval da época. Posteriormente, ganhou cremosidade e outro nome:  SuperCrema.

Com o passar dos anos, a receita foi sendo aperfeiçoada até chegar à perfeição. Em mais de 170 países, Nutella passou a ser Nutella®.

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LG é o novo cliente da Raccoon

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LG é o novo cliente da Raccoon

A agência de digital full service Raccoon assume a conta da LG, conglomerado sul-coreano que atua no setor de eletrônicos, eletrodomésticos e telefonia móvel. A agência agora é a responsável pelas estratégias de Trade Marketing e de lançamento da nova Loja Online da LG, por meio das frentes de Mídias Pagas, Design, CRM, Conteúdo, CRO, SEO, Implementação SEO/CRO e Web Analytics.

A parceria se iniciou em julho e a Raccoon envolve uma equipe multidisciplinar para atender a gigante sul-coreana. Todo o time é supervisionado por um Head de Marketing e conta com três principais células, sendo elas: Performance (Mídias+Design), Inbound (CRM, Conteúdo, CRO, SEO e Implementação) e Web Analytics (Tracking, Dashboards e Ciência de Dados).

Para André Palis, sócio-fundador da Raccoon, a parceria mostra que a agência está no caminho certo de ter ao seu lado grandes empresas e também ter a certeza de um crescimento mútuo para chegar a um só objetivo em comum. “Vermos que uma empresa tão grande está confiando em nós para divulgar o lançamento de sua plataforma de e-commerce e também levar novas implementações ao mercado é motivo de orgulho para nós e só demonstra que nossa equipe está pronta para esse e demais desafios que possam surgir”, comenta Palis. “Além disso, poder participar desse lançamento é de uma confiança extrema em nosso trabalho e tenho certeza que daremos conta do recado”, finaliza o executivo.

De acordo com Aline Machado, gerente de vendas online brand shop da LG Electronics do Brasil, a parceria com a Raccoon chega em um momento importante para a marca, o lançamento de sua nova plataforma de compras online. “Na LG valorizamos a proximidade com os consumidores e sempre buscamos formas de oferecer mais comodidade e facilidade de acesso a nossos produtos. A parceria com a Raccoon nos ajudará a proporcionar uma melhor experiência de compra para nossos clientes e a criar uma identificação ainda maior com a nossa marca.”

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