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Marketing, Digital e Inovação foram discutidos durante Arena Experience na Feira EBS

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[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Arena Experience, espaço que concentrou os conteúdos para os participantes da 16º Feira EBS – Evento Business Show movimentou o primeiro dia da Feira, que acontece até o final da tarde de hoje no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, trouxe diversos temas relacionados ao mercado de eventos e de treinamento.

Foram duas Arenas simultâneas, a Arena Experience 1 começou abordando sobre a importância da previsão de comportamentos antes da elaboração de campanhas – o chamado Marketing Preditivo. “Predição é um só um nome bonito pra falar de marketing com ciência de dados”, afirmou Marcel Ghiraldini, VP e co-fundador da Math.

Ele explicou que as ações planejadas com base somente na capacidade humana de raciocínio perdem assertividade. “A tecnologia do cruzamento de dados já me permite questionar os fatores que levam as pessoas a terem determinados comportamentos. E posso também prever o que acontecerá, com base em resultados passados e quantidades de variáveis que consegui captar. Não se trata apenas de big data, mas big data orientada àquilo que dá consumo e que é público. Assim consigo fazer ações pra ser mais assertivo”, disse.

André Rodrigues, CEO da Moblee, falou, na sequência, sobre a lacuna entre o digital e o offline no mercado de eventos. “Ninguém duvida da eficiência do marketing digital e ele não vai substituir o encontro físico. O desafio está no mindset dos organizadores. A maioria usa uma métrica única para planejar ações, que é o número de inscritos, mas é preciso saber usar as ferramentas para conhecer e entender a jornada do meu visitante até o meu evento. Outro detalhe importante é como trabalhar para que meu público tenha uma imersão mais relevante com a utilização de tecnologia durante o evento”, enfatizou.

Rodrigues falou também sobre a importância de gerar valor para o expositor. “Até quando vamos vender chão e acreditar que os expositores são obrigados a estarem no evento, apenas com espaço e uma perspectiva de público? Evento é sobre pessoas. Tecnologia pra eventos tem que ser encarada como um caminho estratégico para que eu impacte mais os parceiros e os participantes”.

A Dra. Marielly Marques, advogada trabalhista do Grupo R&NV Consultoria, palestrou sobre as características e aplicações da contratação dos trabalhadores intermitentes, que tem por característica a ocorrência de trabalho e de espaços inativos, comuns no mercado de eventos. Após explicar como funciona o modelo, ela lembrou sobre as 10 ocupações de trabalho intermitente que mais apresentaram vagas em 2017: assistente de vendas, servente de obras, garçom, vigilante, mecânico de manutenção de máquinas, faxineiro, operador de caixa, atendente de lanchonete, eletricista e soldador.

Na sequência, Rafael Rez, fundador da Nova Escola de Marketing, falou sobre a importância do marketing de conteúdo. “Tudo está relacionado com o conteúdo, se não temos uma mensagem para passar, nada faz sentido. A audiência desenvolvida vira contatos, que podem se tornar clientes”, pontuou. Rez explicou que o objetivo de criar conteúdo é gerar a sensação nas pessoas de que era exatamente aquilo que elas estavam procurando. “Marketing é sobre resolver problemas, interagir, ajudar”.

Karina Israel, co-fundadora & CCO da GCO YDreams Brasil, compartilhou com os participantes sobre o Phygital e o como a intersecção entre o físico e o digital atua na experiência do cliente. “Continuamos necessitando do âmbito humano, apesar do digital, a resposta para tudo são as pessoas”, afirmou. Ela lembrou que a experiência física alcança maior relacionamento e envolvimento entre marcas e pessoas e que é perfeitamente possível unir este detalhe à tecnologia. “Importante é fazer algo que surpreenda e envolva”, pontuou.

Alexandre Mutran, gerente de comunicação regional da TV Globo, falou sobre os aprendizados do Experiential Marketing Summit, o maior e mais importante evento de live marketing nos Estados Unidos. Realidade misturada (real + virtual); tudo personalizado – as pessoas querem experiências únicas; experiências que viabilizem compras (de ideias, causas, produtos ou serviços); experiências sociais na origem – momentos onde as pessoas se sintam obrigadas a fotografar e compartilhar; e o uso de dados foram as macrotendências trazidas. Já as experiências iniciadas pelo usuário – ligadas à gamificação; fazer o bem; fazer por merecer; trocas de experiências; vitrines e vending machines; experiências adaptáveis; momentos de fazer; design de superfícies; festivalização de experiências; esforço hercúleo – pra fazer ações que geram repercussão grande; formiga atômica – ações pequenas que geram repercussões; e B2B2C foram as micro tendências compartilhadas.

A futurista Beia Carvalho, presidente da Five Years From Now, enfatizou que empresas e profissionais que não inovam estão fadados à “morte” no mundo corporativo. “Num mundo que salta, quem está andando está parado. E quem está parado, está andando pra trás. O jogo mudou e nós, como empreendedores, empresários, temos que pensar se queremos aprender as novas regras de um velho jogo ou um jogo novo que vai mudar as nossas vidas e nossas empresas”, afirmou. Seu conteúdo trouxe, ainda, uma comparação entre a antiga e a “nova era”. “A nova era vê o todo, é intuitiva, tem imaginação, vê o presente e o futuro, é holística, corre risco, opera por caminhos transversais e não lineares. É complexa e não complicada, onde os talentos irão resolver problemas não óbvios; onde não há lugar para chefes, mas sim líderes e que pede colaboração”.

Para finalizar, Alexandra Goto, diretora de marketing e BI na UBM Brazil, falou sobre as ferramentas, os principais objetivos do marketing e as características do B2B. “É um mercado mais restrito, as vendas são técnicas e complexas e onde o vendedor será sempre um evangelista, porque é preciso convencer que seu produto ou serviço é o mais adequado. Um ambiente onde as compras não são decisão única”, disse. Ela lembrou que as Feiras de Negócio são uma das principais ferramentas para as negociações B2B. “As feiras já nos trazem o público interessado em ouvir e comprar algum tipo de produto. Elas aceleram todo o funil de vendas, otimizam a geração de leads, super segmentados e qualificados”.

A EBS é produzida pelo Grupo EventoFacil, que organiza e promove feiras de negócios e eventos de relacionamento, publica revistas, guias e aplicativos, e foi o criador do primeiro clube exclusivo para gestores de eventos – o EBS Buyers Club. Especialista no segmento MICE, o grupo trabalha com foco nos profissionais que possuem demandas para eventos corporativos, incentivos, treinamentos, congressos e feiras.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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LGL Case assina evento de 30 anos da Audi

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Comandada por Luiz Gustavo Costa, a LGL CASE foi a agência que assinou esse projeto realizado no rooftop do Parque Mirante do Allianz Parque, em São Paulo. Participar e vencer a concorrência e assim poder realizar esse grandioso evento fez com que a agência também entrasse para as páginas dessa memorável história.

Foi um dia todo de atividades. Pela manhã aconteceu o “Dealer Meeting” para 75 convidados. À tarde, o “Encontro dos Colaboradores” reuniu 180 pessoas. E à noite aconteceu o encerramento com uma grandiosa festa. A celebração dos 30 anos da Audi no Brasil reuniu 350 convidados.

Durante o evento, a Audi do Brasil celebrou a sua história de 30 anos no país com uma série de ações que homenageiam o passado, desafiam o presente e antecipam o futuro da mobilidade premium. Essa mensagem foi transmitida durante a ativação por meio de três palcos – passado, presente e futuro – contemplando ações e produtos que representam cada momento da marca.

Todos puderam ver de perto o primeiro carro Audi que pertenceu ao piloto Ayrton Senna, além de seu capacete original e lançamentos marcantes como o novo Q6 E-Tron e uma série especial do RS6 Avant.

O ápice do evento foi a revelação, pela primeira vez no Brasil, do protótipo do carro de Fórmula 1 da Audi que está programado para estrear na temporada de 2026 da competição.

O head de comunicação e marketing da Audi no Brasil, Gerold Pillekamp, ficou com a certeza que surpreendeu positivamente o público. “Nossos colaboradores, concessionários, parceiros, influenciadores, imprensa e clientes estiveram presentes nesse momento tão especial para a marca, quando revelamos de forma inédita o RS 6 Legacy, um veículo exclusivo e criado para o mercado brasileiro em homenagem aos 30 anos da marca.”

Os desafios desse projeto começaram na montagem. Foi uma produção com mais de 100 profissionais, 9 carros içados com guindaste acima de 45 metros e uma logística e estrutura de mega eventos.

Gustavo comemora a confiança depositada pelo cliente em sua equipe. “Quando foi colocado no papel a ideia de trazer o passado, o presente e o futuro da marca para o evento de 30 anos, sabíamos que teríamos pela frente uma oportunidade de traduzir ideias fantásticas em ação, de modo a gerar um desafio emocionante.”

Para a realização desse projeto, a agência contou com a parceria de importantes fornecedores como Arthur Caliman, Tania Bulhões, Dengo, Bacio Di Latte, Perrier Jouet, Negroni N45 e Ambev.

Inovadora e conectada, a LGL Case é uma agência de marketing de experiência e eventos com visão 360°, que a cada ano cresce mais pela expertise de promover experiências únicas. A criatividade e a irreverência são características que chamam a atenção do mercado, em especial, de marcas internacionais, que confiam 100% suas ações nas mãos dos profissionais da agência.

Há 7 anos no mercado, a LGL Case realizou centenas de eventos, ações de cross marketing para mais de 400 mil pessoas vivenciando as experiências de marcas criadas pela empresa, na assinatura de eventos, desde a estrutura até a gestão, incluindo cenografia, montagem, ativações, staff e multimídia; ações promocionais, segmentadas e interativas, com desenvolvimento de brindes, ativações em blitz, merchandising e PDV; feiras e estandes, com elaboração de projetos em 3D, montagem, criação de identidade visual, cenografia, estrutura e produção. Além de cross marketing, que conecta e ativa marcas, gerando oportunidade de leads e novos negócios.

A agência também atua em comunicação e marketing, desenvolvendo projetos e comunicação visual como BTL, PDV, peças publicitárias e samplings; estratégias por meio de consultoria customizada e planejamento de ações, considerando foco, metas e budget do cliente; produção editorial, com consultoria personalizada para conteúdo de publicações e editorias on e off-line: website, redes sociais, revistas e informativos. E ações de marketing digital para mídias sociais, lives e sites, que inclui diagnóstico da marca, criação e gestão de conteúdo, planejamento de campanhas, mineração de público alvo, ferramentas de gestão, SEO e mobile APP.

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UBRAFE anuncia primeira edição do Experience Expo

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Realizado pela UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios), e com curadoria de conteúdo da MCI Brasil, o Experience Expo será o evento anual referência para todos os profissionais e marcas envolvidas em criação, planejamento e gestão de atividades relacionadas ao Live Marketing e toda a sua cadeia de valor, como, promotores de eventos, venues/recintos, destinos e fornecedores especializados. “Hoje não temos um evento presencial que seja referência absoluta para organizadores de eventos se atualizarem, fazerem networking e conhecerem as novidades. O Experience Expo vem para trazer grandes contribuições e mais visibilidade a este setor. Agora nesta época, pós pandemia, os eventos e as experiências estão mais valorizados do que nunca”, comemora Paulo Ventura, Presidente da UBRAFE.

O Experience Expo se propõe a ser o evento unificado do setor de eventos presenciais e híbridos e, neste sentido, não é uma iniciativa isolada da UBRAFE, mas, também conta com o apoio de outras associações setoriais do setor de eventos como a AMPRO, ABRACE, MPI, Unidestinos, entre outras que estão ainda em conversações.  Unindo em uma mesma data os profissionais e marcas envolvidas com a cadeia de valor dos eventos esportivos, culturais, entretenimento e foco em negócios o evento promoverá durante dois dias atividades, momentos e oportunidades de negócios, networking e atualização, demonstrando cases nacionais e internacionais de eventos de sucesso e as principais tendências do setor, para comprovar que as experiências quando bem planejadas e implementadas movem o mundo dos negócios no Brasil.

A feira de negócios ocorrerá nos dois dias de evento, em uma área de 5 mil m² de exposição e, com credenciamento gratuito, terá 80 espaços para marcas expositoras e patrocinadoras.  Quem se cadastrar para visitar o evento poderá participar de diversas palestras gratuitas no palco EEx e Master Classes que irão acontecer no auditório Celso Furtado, com capacidade para 600 pessoas. O congresso temático também acontecerá durante os dois dias de evento, com mais de 20 horas de conteúdo em paralelo, 2 auditórios exclusivos, 6 sessões colaborativas (Hands On), 16 palestras com foco B2B e B2C e apresentação de cases de eventos, além de temas sobre gestão e estratégia no setor de eventos. 450 pessoas poderão participar do congresso adquirindo um ingresso válido para os dois dias no valor de R$ 500,00 por participante.

Com a proposta de ser referência em boas práticas ESG, o Experience Expo ocupará uma área total de 18 mil m² do Distrito Anhembi, e na montagem dos stands e áreas de conteúdo e convivência utilizará materiais que serão 95% recicláveis e reutilizáveis. Os stands contarão com métricas e orientações de sustentabilidade, segundo as iniciativas da UFI (União Feiras Internacionais), Manual de Boas Práticas ESG “Compromisso Campo dos Sonhos” da UBRAFE, e emissões de CO2 mitigadas pelo Selo Carbono B. A proposta é explicar e acelerar como os eventos presenciais podem e devem ser sustentáveis e inclusivos antes de 2050.

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