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Marcelo Braggion – Preste atenção no que você está escrevendo hoje!
Brasileiro vê em média 1,8 mil anúncios on-line por mês. E por que só uma pequena minoria se destaca nesta avalanche de conteúdo e ofertas? Grandes nomes do marketing digital revelaram o que está por trás de uma “copy irresistível”
Quando você acorda, o que você faz? Provavelmente, antes mesmo de levantar da cama, já está lá com o seu celular para ler as principais manchetes pelas redes sociais, checar o seu aplicativo de mensagens e, sem perceber, já viu um monte de anúncios mesmo os que fez questão de fechar rapidamente.
Lá no seu inconsciente, logo no início do dia, ficaram dezenas de chamadas convidando você para um mundo de ofertas. E isso que você ainda nem ousou olhar seus e-mails, imagina quando começar. Está se identificando?
Aqui no Brasil os copywriters mais requisitados do momento decidiram revelar as técnicas e segredos dos textos magnéticos que prendem e conquistam cada vez mais consumidores do multi-milionário mercado do marketing digital.
“As suas headlines são adequadas ao tema da sua ideia? O que significa a regra do um? Você consegue descrever a sua oferta em uma frase? Como utilizar um gatilho mental? Como se constrói uma carta de vendas milionária?”
Estas e outras centenas de questões foram respondidas por Marcelo Braggion, sócio e proprietário da MR Lançamentos, na segunda edição da Imersão Copy Experience, que aconteceu do dia 06 ao dia 09 de dezembro, em São Paulo. “O trunfo do copywriter é prender o leitor”. Braggion, o nome por trás de “copys” milionárias no Brasil, conduziu este encontro com muita intensidade. Compartilhou abertamente teoria, prática e análise dos maiores cases mundiais e nacionais. Dos participantes, anotações e mais anotações para não perder uma sequer fala do mestre.
Durante o encontro, convidados de peso estiveram presentes como o Growth Hacker, José Vinagre, especialista em Inteligência Comportamental do Brasil, que em 2018 foi responsável direto por milhões em faturamento para seus clientes. No evento, Vinagre falou sobre sua técnica de “marketing artesanal” e que criatividade é pura prática. “Quando você inova a concorrência nunca chega até você. O mercado precisa se adaptar as novas formas de comunicação e como performar com cada uma delas. Os chatbots não são uma ferramenta de conversão. Chatbot é condução. Você precisa controlar o caminho do cliente, através da conversa automatizada. É isso que eu faço”, revela o expert, que mostrou exemplos de mudanças nas estruturas de chatbots que aumentaram em até 6x o faturamento com sua técnica.
Gestor e sócio da Empiricus, Renato Torelli também esteve na imersão falando sobre a formação dos copywrites e sobre sua inusitada trajetória. Ele foi o primeiro profissional da empresa a ser contratado exclusivamente para escrever cartas de vendas, antes era dono de uma editora de Histórias em Quadrinhos. Torelli, que lidera uma equipe de copywriters, disse o quanto a humildade do profissional e dedicação faz a diferença para avançar tanto internamente na empresa como na criação de copys espetaculares.
O show business do mundo das copys foi trazida pelo executivo americano Rocky Vega da Agora Inc., – maior empresa de publicações digitais do mundo com mais de dois milhões de clientes e co-autor do Big Black Book, a Bíblia do Negócio de Conversões e Vendas em Marketing Digital. Rocky, que agora irá morar no Brasil, fez questão de falar o quanto o mercado nacional tem potencial e que nós, brasileiros, devemos ter orgulho da potência econômica que temos.
Foram 40 participantes, 36 horas de imersão, além de vídeos, filmes e grandes cases nacionais e internacionais do mercado milionário do marketing digital. Sedentos para colocar tudo em prática, veja o que alguns empreendedores digitais na categoria de infoprodutos falaram do evento:
“Foi um dos cursos mais proveitos que fiz na minha vida. Incrível também ter essa palestra e networking com estes profissionais que são referências no Brasil e no mundo. O evento superou todas as minhas expectativas. Eu tinha um conhecimento básico de copy e fui surpreendido de uma forma muito positiva. Quero correr agora para aplicar tudo no meu trabalho“.
Matheus Lacerda, Analista de Redes Sociais da Hotmart, de Belo Horizonte, MG.
“O treinamento foi incrível, tive vários insights e aprendizados em todos os dias. Sinto que ele foi muito bem amarrado, a sequência de explicações casaram muito bem. O Marcelo tem uma didática muito boa de passar o conhecimento enorme que ele tem. Além disso, o curso trouxe convidados de peso que passaram ótimas estratégias. Minha maior sacada foi entender que precisamos conversar com os problemas filosóficos do cliente e aprofundar em suas emoções”.
Regiane Marinhuk, Gerente de Marketing Digital da Nith Treinamentos, de Florianópolis, SC.
“Eu não tinha noção de que seria tão bom! A todo momento era conteúdo de muito valor. As sacadas que pegava eu aplicava na hora e já via o resultado. Eu estava enroscado com as ideias e na imersão eu tive total clareza de como deixar tudo melhor. Muito material ainda pra consultar pós-evento. Tudo que deram foi prático e quero continuar aplicando tudo nas próximas semanas, meses… O networking que fiz também foi incrível. O que fiquei chateado é de não ter levado um amigo meu, quando eu contar como foi ele vai se arrepender”.
Victor Savioli, empresário do setor de educação financeira e fundador da consultoria Oxygen Training & Consulting, de São Paulo SP.
“Eu divulgo a minha marca e meus cursos através das redes sociais. Faço lançamento de novas turmas a cada dois meses, já temos mais de 3 mil alunos e para fazer as matrículas usamos muito texto, vídeos e e-mails. Com a Copy Experience foi ótimo, aprendemos as técnicas de como se comunicar melhor com o nosso cliente, de como pensar com ele. Tenho certeza que 2019 será ainda melhor o nosso ano no mercado”.
Ligia Travensolo, Professora e fundadora do Francês com a Ligia, de Ribeirão Preto, SP.
Você duvida que o poder do texto é capaz de vender milhões em poucos dias? Desafie os especialistas citados nesta pauta que estão disponíveis para entrevista. Eles poderão compartilhar informações e conteúdo exclusivo deste mercado para a sua MATÉRIA.
Sobre a MR Lançamentos:
A MR Lançamentos é uma agência expert em lançamentos e desenvolvimento de negócios digitais. Nasceu em 2016 a partir da união de duas agências que já atuavam no ramo digital há 8 anos. Com foco nos objetivos do cliente e comprometimento em trazer o resultado desejado, a empresa já obteve grandes conquistas em um curto espaço de tempo. Atualmente a MR é uma agência “medalha de ouro” no Google Partners e premiada por diversas vezes no Fórmula de Lançamento, o maior evento de empreendedorismo digital do Brasil, por ter alcançado “7 dígitos de faturamento em 7 dias” para diferentes clientes.
http://mrlancamentos.com.br/
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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?
*Marilyn Hahn
A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.
De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.
O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.
Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.
Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.
Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.
*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.
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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?
*Monique Areze
Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.
Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.
Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.
Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.
Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.
Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.
A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.
*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co
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