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Mais de 90% das empresas brasileiras não aproveitam o marketing digital, segundo pesquisa

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Iniciativas surgem no mercado para ajudar na divulgação de pequenos negócios, como a Lista Mais, plataforma com mais de 30 milhões de acessos e três mil clientes

O marketing digital é determinante para o correto posicionamento de uma empresa na internet e, consequentemente, para a geração de novos negócios para as companhias. No entanto, um estudo realizado pela Boston Consulting Group (BCG), em parceria com o Google, sobre “A Jornada Rumo à Maturidade Digital no Brasil”, apontou que 98% das empresas brasileiras não aproveitam o marketing digital. Além disso, somente 25% dos investimentos em marketing são direcionados para os canais digitais. A adoção de novas tecnologias nesse setor tem se tornado uma das características determinantes para a sobrevivência das empresas no mercado e tem motivado o surgimento de negócios dedicados a ajudar as pequenas e médias organizações, com a divulgação de suas marcas.

A Lista Mais – plataforma que conecta consumidores com empresas e profissionais, no momento da busca – é uma das iniciativas que surgiram no mercado, para ajudar as PMEs a ganharem mais visibilidade. Para João Paulo Gonçalves, empresário à frente do negócio, uma das principais dificuldades que as empresas enfrentam é o posicionamento da marca na internet, principalmente, em relação às pesquisas em buscadores. “O investimento em marketing digital é muito alto e os pequenos negócios são os mais prejudicados, pois não dispõem da verba suficiente para investirem nesse tipo de divulgação”, comenta.

A experiência da própria marca, que nasceu como uma lista telefônica e teve que passar pelo processo de transformação digital, além de reinventar o seu modelo de negócio, norteou a oferta de serviços criada para as pequenas empresas. “Quando migramos para o digital, fizemos uma análise do mercado e do ambiente tecnológico e descobrimos que um dos desafios das empresas era serem encontradas no momento da busca na internet. Porém, os pequenos negócios não conseguiam se posicionar nesse ambiente, em razão da falta de conhecimento e recursos para investirem”, explica Gonçalves.

O levantamento da BCG apontou ainda uma outra dificuldade das empresas, 44% delas funcionam sem nenhuma personalização em seus sites, ressaltando a necessidade de uma produção de conteúdo mais qualificada para a comunicação com o consumidor. Para Gonçalves, essa é mais uma falha de grande parte dos negócios. “Não basta estar na internet, é preciso ter um site de fácil usabilidade, que estabeleça uma conexão direta com o consumidor”, diz o presidente da Lista Mais.

A empresa oferece serviços para que pequenas e médias empresas, além de profissionais liberais, se posicionem estrategicamente na internet, melhorando a posição das marcas nos buscadores, por meio de sua plataforma, e ainda comercializa diversos serviços para a criação do perfil delas na internet. A Lista Mais funciona como uma espécie de market placepara PMEs, que precisam além de marcar presença no mundo digital, criar um relacionamento efetivo com seus clientes.

A marca oferece toda a estrutura necessária para a divulgação das empresas na web, como desenvolvimento de sites, anúncios patrocinados e criação de landing page na própria plataforma, produção de fotos e vídeos institucionais, softwares integrados com sistemas de geolocalização, além de comunicação direta com as empresas por meio de aplicativos como Facebook e Whatsapp, solicitação de orçamentos múltiplos, e contato via e-mail ou telefone. Os planos mensais custam a partir de R$ 129. Somente no ano passado, a empresa recebeu cerca de 30 milhões de acessos em sua plataforma, que conta com mais de três mil clientes ativos.

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AMPRO prepara eventos de capacitação para profissionais do Live Marketing

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A AMPRO – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing prepara os próximos eventos de capacitação para o mercado. Nos dias 26 e 28 de outubro, pela plataforma AMPRO Saber, o curso Instagram para o mercado de Live Marketing vai ensinar como a ferramenta pode elevar o valor de uma ação de Live Marketing e ser incluída como parte estrutural das ações – e não apenas mais uma mídia.

Os alunos aprenderão: por que pensar em ações Instagramáveis? Como utilizar o Instagram para beneficiar a agência? É possível melhorar uma narrativa por meio do Instagram? Como usar métricas e medir resultados em tempo real; como usar os anúncios no Instagram para evidenciar as ações de Live Marketing; como encontrar o público certo por meio de segmentações eficientes, além de cases e boas práticas para eventos e agências.

O curso acontece a partir das 19h30 em ambos os dias, com total de 6 horas, com Fernando Souza, Consultor e Professor de Mídias Sociais, Marketing e Negócios Digitais.

Já no dia 28/10, das 16h30 às 18h, a AMPRO organiza o AMPRO LIVE TALKS – Total Commerce: a jornada do consumidor figital. O evento, que será gratuito para associados AMPRO, terá apresentação do Estudo da Jornada do Consumidor durante a Pandemia, com Henrique Mascarenhas, da GFK, além de debate com a participação de Caroline Raimundo, Head de Marketing da Acer Brasil; Frederico Ponfick, do Museu da Gula; Stenio Souza, CEO da Smollan e líder do comitê de Trade Marketing da AMPRO; e Regis Duarte, vice-presidente da Creata na América Latina e componente do comitê de Trade Marketing da AMPRO, como  moderador.

Outros detalhes e inscrições para o curso de Instagram e o AMPRO Live Talks podem ser feitos pelo site da AMPRO – ampro.com.br/agenda.

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‘Dino Mkt x Live Mkt’: Score e AMPRO criam personagem para reforçar o Live Marketing

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A AMPRO – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing lança, nesta semana, em parceria com Score, empresa de data retail e shopper experience da B&Partners.co, uma campanha para valorizar e reforçar as boas práticas do novo Live Marketing. No ano em que completa 28 anos atuando pelo reconhecimento e valorização do setor, a ideia da AMPRO é mostrar que, assim como as empresas e marcas passaram por uma importante transformação, o Live Marketing também evoluiu.

“Queremos reforçar, valorizar o Live Marketing e sua natureza de evolução constante para as necessidades do momento. O mercado não reconhece mais as práticas antigas. Tanto no campo das relações cliente-agência, como das práticas ESG, é preciso evoluir. E o Live Marketing mostra-se cada vez mais atualizado e eficaz”, comenta o presidente-executivo da AMPRO, Alexis Pagliarini

Criada pela Score, a campanha “Dino Mkt versus Live Mkt” traz um personagem fictício que irá explicar o que precisa ser mudado no mercado, e não somente do Live. “Queremos mostrar que o marketing pode evoluir, ser mais inteligente, abrir os olhos do mercado para novas oportunidades além do ATL, online tradicional e de velhas práticas de BTL, explica Fabrico Klug, VP de criação da Score.

Dois personagens representarão esse momento. O Dino (dinossauro) irá apresentar as velhas práticas que atrasam o desenvolvimento do mercado dentro dos cinco pilares da AMPRO: concorrência justa, relações duradouras, prazos de pagamento, exclusividade e princípios ESG. Como contraponto surge o Unicórnio, que representa a nova mentalidade do mercado, o mundo das inovações onde o Live Marketing sempre atuou, trazendo as evoluções das principais práticas do mercado.

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