Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Mais de 90% das empresas brasileiras não aproveitam o marketing digital, segundo pesquisa

Publicado

em

Iniciativas surgem no mercado para ajudar na divulgação de pequenos negócios, como a Lista Mais, plataforma com mais de 30 milhões de acessos e três mil clientes

O marketing digital é determinante para o correto posicionamento de uma empresa na internet e, consequentemente, para a geração de novos negócios para as companhias. No entanto, um estudo realizado pela Boston Consulting Group (BCG), em parceria com o Google, sobre “A Jornada Rumo à Maturidade Digital no Brasil”, apontou que 98% das empresas brasileiras não aproveitam o marketing digital. Além disso, somente 25% dos investimentos em marketing são direcionados para os canais digitais. A adoção de novas tecnologias nesse setor tem se tornado uma das características determinantes para a sobrevivência das empresas no mercado e tem motivado o surgimento de negócios dedicados a ajudar as pequenas e médias organizações, com a divulgação de suas marcas.

A Lista Mais – plataforma que conecta consumidores com empresas e profissionais, no momento da busca – é uma das iniciativas que surgiram no mercado, para ajudar as PMEs a ganharem mais visibilidade. Para João Paulo Gonçalves, empresário à frente do negócio, uma das principais dificuldades que as empresas enfrentam é o posicionamento da marca na internet, principalmente, em relação às pesquisas em buscadores. “O investimento em marketing digital é muito alto e os pequenos negócios são os mais prejudicados, pois não dispõem da verba suficiente para investirem nesse tipo de divulgação”, comenta.

A experiência da própria marca, que nasceu como uma lista telefônica e teve que passar pelo processo de transformação digital, além de reinventar o seu modelo de negócio, norteou a oferta de serviços criada para as pequenas empresas. “Quando migramos para o digital, fizemos uma análise do mercado e do ambiente tecnológico e descobrimos que um dos desafios das empresas era serem encontradas no momento da busca na internet. Porém, os pequenos negócios não conseguiam se posicionar nesse ambiente, em razão da falta de conhecimento e recursos para investirem”, explica Gonçalves.

O levantamento da BCG apontou ainda uma outra dificuldade das empresas, 44% delas funcionam sem nenhuma personalização em seus sites, ressaltando a necessidade de uma produção de conteúdo mais qualificada para a comunicação com o consumidor. Para Gonçalves, essa é mais uma falha de grande parte dos negócios. “Não basta estar na internet, é preciso ter um site de fácil usabilidade, que estabeleça uma conexão direta com o consumidor”, diz o presidente da Lista Mais.

A empresa oferece serviços para que pequenas e médias empresas, além de profissionais liberais, se posicionem estrategicamente na internet, melhorando a posição das marcas nos buscadores, por meio de sua plataforma, e ainda comercializa diversos serviços para a criação do perfil delas na internet. A Lista Mais funciona como uma espécie de market placepara PMEs, que precisam além de marcar presença no mundo digital, criar um relacionamento efetivo com seus clientes.

A marca oferece toda a estrutura necessária para a divulgação das empresas na web, como desenvolvimento de sites, anúncios patrocinados e criação de landing page na própria plataforma, produção de fotos e vídeos institucionais, softwares integrados com sistemas de geolocalização, além de comunicação direta com as empresas por meio de aplicativos como Facebook e Whatsapp, solicitação de orçamentos múltiplos, e contato via e-mail ou telefone. Os planos mensais custam a partir de R$ 129. Somente no ano passado, a empresa recebeu cerca de 30 milhões de acessos em sua plataforma, que conta com mais de três mil clientes ativos.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Universo Live

AMPRO apresenta nova diretoria para o biênio 2024/2025

Publicado

em

 AMPRO, Associação de Marketing Promocional, anuncia sua nova diretoria nacional para o biênio 2024/2025. Pelos próximos dois anos estarão à frente da associação: Heloísa Santana, como presidente executiva; ao lado de Alexa Carvalho, vice-presidente regional; Felipe Malta,  vice-presidente nacional;  Ricardo Beato, vice-presidente administrativo, financeiro e jurídico e Celio Ashcar Jr., que permanece como presidente do Conselho Deliberativo.

Heloísa Santana afirmou que a escolha dos nomes para esse ano foi estratégica. “Pensamos em criar um grupo que se complementasse em conhecimentos, por isso, os novos representantes vêm de áreas distintas”, disse ela.

Certificada com o selo Women on Board, que tem por objetivo reconhecer, valorizar e promover ambientes corporativos em que as mulheres fazem parte do conselho de administração, a AMPRO reforça seu posicionamento de representatividade e inclusão, com destaque  às mulheres em posições de liderança. Atualmente, a estrutura organizacional da AMPRO – Conselho, Diretoria Nacional, Diretoria Setorial e Colaboradores, o quadro é composto 52% por mulheres e 48% por homens. Salientando que a diversidade é um ativo estratégico e fundamental para as empresas que desejam assumir um papel de liderança em eficiência, criatividade e práticas em ESG.

Já para Celio Ashcar Jr., presidente do Conselho Deliberativo da AMPRO, a gestão continuará trabalhando pela união do mercado. “A nova gestão continuará sendo protagonista da construção de um mercado mais justo e sustentável através do diálogo e principalmente do esforço e união de todos.”

A entidade aproveitou ainda para comunicar mudanças em seus comitês, que agora se tornaram diretorias setoriais, divididos entre frentes de conhecimento e mercadológico; ESG, relações institucionais; relações humanas; marketing de incentivo e trade marketing.

Continue lendo

Universo Live

UBRAFE participa de Audiência Pública sobre impactos da possível revogação do PERSE

Publicado

em

Na manhã do último dia 15 de abril, a Câmara Municipal de São Paulo foi palco de uma importante manifestação sobre o futuro do setor na cidade. Sob a presidência do vereador Rodrigo Goulart, a audiência pública da Comissão de Política Urbana ouviu os representantes dos segmentos econômicos que compõem a cadeia do turismo e eventos sobre os impactos da possível revogação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).

O evento contou com a participação da UBRAFE e de especialistas, empresários, representantes do setor e autoridades locais, que demonstraram os impactos da possível revogação do PERSE e solicitaram o apoio da Edilidade para a busca de solução de consenso que garanta a manutenção do programa.

“É difícil para o setor de eventos estarmos aqui, para defender a permanência do Perse. Num país onde até o passado é incerto, precisamos defender dia após dia a permanência de um programa emergencial criado para auxiliar a sobrevivência das empresas pós-pandemia. Porém, temos que enaltecer ao poder legislativo que permanece entendendo o sentido da criação do Perse e nos apoiando em iniciativas, como essa audiência pública realizada na Câmara Municipal de São Paulo, casa das leis do município que sedia grande número de feiras e eventos de negócios. Como diz o vereador Rodrigo Goulart, que presidiu esta audiência, o trabalho continua!”, destaca Paulo Ventura, presidente da UBRAFE.

O PERSE tem desempenhado um papel essencial na manutenção das atividades do setor durante um período desafiador, e ainda determinante para muitos que estão em processo de recuperação. Embora haja vozes em Brasília sugerindo que os setores já se recuperaram, a realidade em São Paulo e em muitas outras partes do país é diferente. Diversos hotéis, restaurantes, empresas e profissionais do ramo ainda estão em processo de reabilitação e dependem do apoio contínuo do programa para se restabelecerem completamente.

Continue lendo