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Líderes da ABA para a gestão 2018-2020 tomam posse em cerimônia especial

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Evento realizado em São Paulo marcou o início dos mandatos de grandes executivos de marketing e comunicação de empresas anunciantes

Na terça-feira (24 de abril), a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) realizou, na sede da ESPM Tech em São Paulo, a cerimônia de posse que marcou o início dos mandatos dos líderes da entidade para a Gestão 2018-2020, apresentando as novas composições do Conselho Superior, da Diretoria Nacional, do Conselho Fiscal e da ABA-Capítulo Rio.

Na ocasião, a Presidente Executiva, Sandra Martinelli apresentou um a um os membros da nova gestão e destacou a trajetória de mudanças pela qual a ABA tem passado desde 2014, atuando fortemente entre as lideranças do marketing e da comunicação para discutir e apontar tendências, caminhos e melhores práticas dentro de um cenário em plena transformação. “Os últimos quatro anos foram a maior transformação dos quase 60 anos da entidade, que serão completados em 2019. A principal marca nesse processo foi o trabalho em equipe, pois nada foi feito apenas por uma pessoa ou um grupo. Somos muitos e todos interligados e alinhados ao mesmo objetivo” comenta Martinelli.

Na sequência, João Campos, Presidente do Conselho Superior da ABA e Presidente da Pepsico fez um breve discurso aos presentes, relembrando pontos importantes das transformações implementadas na entidade e destacando o foco no que está por vir. “Muito já foi feito para que possamos entrar neste círculo virtuoso. Mas sempre acredito que o mais importante é o que faremos a seguir. Considero essa forma de pensar imprescindível para manter o olhar no futuro, pois ainda há muito trabalho a ser feito. Entro no terceiro biênio à frente do Conselho Superior da ABA com a convicção de que ela está disciplinada, pronta e ciente do seu papel de condução do marketing para o que ele pode e deverá ser no futuro” enfatizou Campos.

Para a conclusão do evento de posse, João Branco, Presidente da Diretoria Nacional da ABA e Diretor de Marketing do McDonald’s, dirigiu algumas palavras aos novos líderes, abordando a importância e o papel dos profissionais de comunicação e marketing. “A ABA somos nós, profissionais envolvidos nas áreas de comunicação e marketing dos anunciantes, que decidiram dedicar voluntariamente um tempo para atuar na construção de um mercado mais forte e integrado. Somos a voz dos clientes e dos anunciantes. Somos como um farol para o qual as empresas olham quando querem descobrir para onde tem que ir. Cabe a nós entender o que está acontecendo e liderar essas mudanças”. O Presidente da ABA aproveitou, ainda, a proximidade com a Copa do Mundo e fez uma analogia com o futebol: “A seleção brasileira dos anunciantes escalou seus jogadores para começar um novo período e está entrando em campo na busca de muitas conquistas e avanços. É um momento em que precisamos aprender juntos sobre tudo o que está acontecendo, para que possamos ganhar juntos, jogando juntos”, finalizou Branco.

Após a posse dos líderes da Gestão 2018-2020, a programação do dia teve sequência com reunião da Diretoria Nacional.

 

Conheça abaixo os nomes de todos os líderes ABA Gestão 2018-2020 que tomaram posse em 24 de abril:

CONSELHO SUPERIOR:

Presidente do Conselho Superior

João Campos – PepsiCo Alimentos

Co-Presidente do Conselho Superior

Sérgio Pompílio – Johnson & Johnson

 

Conselheiros

Alexandre Bouza – Grupo Boticário

Danielle Bibas – Avon

Delano Valentim – Banco do Brasil

Eraldo Carneiro – Petrobras

Eric Albanese – Oi

Fernando Bomfiglio – Souza Cruz

Francesco Cibò – Coca-Cola

Hermann Mahnke – GM

João Ciaco – FCA

Luiz Serafim – 3M

Maria Elena Lioi – BRF

Rodrigo Tedesco – Mars Brasil

Sarah Buchwitz – Mastercard

William Malfati – Grupo Fleury

 

DIRETORIA NACIONAL:

Presidente da Diretoria Nacional

João Branco – McDonald’s

 

1º Vice-Presidente da Diretoria Nacional

Nelcina Tropardi – Heineken

 

Vice-Presidentes

Afonso Champi – Ferrero

Disraelli Galvão – Ambev

Gabriela Onofre – Johnson & Johnson

Newman Debs – Unilever

Poliana Sousa – P&G

Thiago Icassati – Reckitt Benckiser

 

Diretores

Alvaro Garcia – quem disse, Berenice?

André Svartman – Walmart

Andrea Alvares – Natura

Andrea Mello – Samsung

Barbara Miranda – Alpargatas

Claudia Fernandes – Azul Linhas Aéreas

Claudia Neufeld – Walt Disney

Fernando Calia – PepsiCo

Grazielle Parenti – Mondelez

Helga Meuser – Nestlé

Igor Puga – Santander

Juliana Hosken – BASF – Suvinil

Maria Lucia Antonio – FCA

Paula Costa – Electrolux

Silvana Balbo – Carrefour

Sirley Lima – Pernod Ricard

Wilson Mello – Danone

Em definição – L’Oréal

 

ABA-CAPÍTULO RIO:

Presidente

Ana Paula Castello Branco – TIM

 

CONSELHO FISCAL:

Danielle Bibas – Avon

Rodrigo Tedesco – Mars Brasil

Wilson Mello – Danone

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Ampro Globes Awards lança campanha para o Festival de Criatividade

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Ampro Globes Awards lança campanha para o Festival de Criatividade

A Ampro acaba de lançar a campanha para o festival de criatividade Ampro Globes Awards 2021. A campanha foi criada pela pela TracyLocke Brasil. Como regra do festival a agência do ano cria a campanha do ano seguinte e a TracyLocke foi a grande vencedora de 2020 com o Grand Prix, 10 ouros, 10 pratas e 1 bronze. Em um ano em que o mercado de live marketing fala sobre se reinventar, ressignificar e renascer, a agência traz a campanha ‘Re-Ampro Globes Awards. Um prêmio pra quem se reinventa.’

As peças exaltam os símbolos de reinvenção de diferentes culturas, como o escaravelho sagrado e o pilar djed, da cultura egípcia, a tríscele, da cultura celta e a roda do dharma da cultura hindu. Além de peças de social, a campanha conta também com um anúncio long copy que questiona os profissionais que querem se reinventar acreditando nas mesmas coisas. As inscrições para o Ampro Globes Awards poderão ser feitas a partir do dia 19 de julho.

“O Ampro Globes Awards é uma premiação que vem se reinventando nos últimos anos, assumiu o foco na criatividade e se modernizou da escolha do júri, hoje muito mais plural e com metas claras de diversidade e transversalidade racial ao seu sistema de julgamento. É muito bom poder ajudar o festival a mostrar sua cara com uma campanha que representa o seu momento e do próprio mercado.” comenta Daniel Ottoni, CCO da TracyLocke Brasil.

“Como a própria campanha diz: O verbo pode até mudar, mas o prefixo RE segue firme, sempre nos cutucando para sair da zona de conforto. Não tenho dúvidas que mais uma vez teremos o melhor ano do festival. O Ampro Globes Awards vai fazer 21 anos e chega na sua maturidade priorizando a sua essência: a criatividade.”, comenta Alexis Paglianini, presidente da Ampro.

FICHA TÉCNICA

Título: Re-Ampro Globes Awards 2021

Agência: TracyLocke Brasil

Cliente: Ampro

Aprovação Cliente: Alexis Paglianini

CEO: Thomas Tagliaferro

CCO: Daniel Ottoni

COO: Michel Issa
VP de Experience: Breno Ferreira
Head de Planejamento: Michele Gruc

Diretora de Criação: Aline Noya

Criação: Cleber Pereira, Lucas Basilio Vidigal
Ilustração: Cleber Pereira

Diretora de Contas: Renata Alterio

Supervisora de contas: Danielle Florido Aragon

Atendimento: Juliana Fontanete Silveira

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Tecnologias garantem imersão em ambientes sintéticos, criando experiências únicas

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Tecnologias garantem imersão em ambientes sintéticos, criando experiências únicas

O mundo mudou recentemente e já havia um processo de maturação em ritmo acelerado, na questão do uso de tecnologias para criar experiências aos consumidores, colaboradores, investidores e demais interessados. Seja por Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Realidade Estendida, Mista, Animação, 3D, ou outros modelos, as tecnologias estão revolucionando diversos segmentos, inclusive no Live Marketing.

Para entender a dimensão dessa tendência, Epson, Class e MCI formalizaram uma parceria para novas soluções em eventos digitais. Por meio dos produtos da gigante de tecnologia, em específico os projetores de vídeo mapping, a ideia da parceria é criar e oferecer ao mercado soluções de streaming para eventos híbridos, que devem se manter como tendência. “Pouco ainda foi explorado sobre vídeo mapping e os eventos digitais. Nos eventos ao vivo, a técnica é consagrada e agrada plateias do mundo inteiro pela beleza e arte do conteúdo mapeado. Mas e no digital? Questões como luminosidade, streaming de superfícies mapeadas e retroprojeções ainda precisam ser mais exploradas e desafiadas e as descobertas prometem”, afirma o business innovation director da MCI, Ney Neto.

Quem também aproveitou a tecnologia de imersão foi a Avantgarde, agência que desenvolveu um case para a Volvo América Latina. Para o lançamento da linha F de caminhões, foi montado uma experiência virtual usando Realidade Estendida (xR). “O lançamento da nova Linha F foi um momento histórico para o segmento de caminhões, por isso, idealizamos um evento que entrará para a história, o primeiro em nossa indústria ao usar xR, Produção Virtual e cenários reais para o lançamento de três produtos simultaneamente, medindo mais de 4 metros de altura e pesando mais de 8 toneladas cada. Conseguimos unir o mundo virtual e real em uma experiência imersiva que levou o storytelling a outro nível e permitiu a Volvo apresentar sua nova linha de caminhões em cenários cinematográficos, indo das raízes da marca na Suécia a uma viagem pelo Brasil, de norte a sul, sem sair de Curitiba”, comemora o presidente da Avantgarde Brasil, Ricardo Bruno. Outro segmento que tem aproveitado as realidades virtuais foi a Mueller, empresa de eletrodomésticos catarinense, com mais de 70 anos no mercado. A marca, junto com a agência F/FWD, criou um filtro de Instagram em Realidade Aumentada, onde o consumidor pode ver como ficará na cozinha o fogão mesa de vidro, destaque da campanha.

Segundo o diretor de vendas e marketing da unidade de fogões da Mueller, Henrique Fonseca, este segmento ganhou força nos últimos anos. “Nós mantivemos a tradição de qualidade e somamos inovação para acompanhar esse crescimento e trazer produtos cada vez melhores aos consumidores. É o caso da linha Vetro Mueller, que hoje já soma 16 opções de escolhas que visam atender às diferentes necessidades de cada consumidor", completa.

O público infantil também está no foco das tecnologias de experiências virtuais. A Rasip, empresa que integra a RAR, que investe em produtos para crianças, desenvolveu uma campanha usando Realidade Aumentada nas embalagens da maçã, comercializada pela marca. Os personagens Pernalonga e Lola estampam a embalagem da maçã Space Jam, Um Novo Legado e ainda conta com o atrativo para as crianças. “A realidade aumentada é uma tecnologia já presente nas bags Looney Tunes que permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade. O propósito é criar um link entre tecnologia, alimento saudável e diversão, fazendo com que as crianças – e também os adultos- interajam com nossa embalagem através do uso de seus celulares, jogando e tirando fotos com os personagens Warner ao mesmo tempo em que consomem a fruta”, explica o diretor-superintendente da RAR, Sergio Martins Barbosa.

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