Conecte-se com a LIVE MARKETING

Artigos

Juliana Maffia: O que é Recruitment Marketing e por que ele é importante?

Publicado

em

Quando o assunto é atrair e engajar talentos, o Employer Branding é só a ponta do iceberg. A construção de uma marca empregadora faz parte de um universo que mistura conceitos de Marketing e Talent Acquisition. É justamente nessa mescla que surge o conceito de Recruitment Marketing.

Na mesma velocidade com que surgem aplicativos e plataformas para todos os setores, os novos termos do mercado de recrutamento também podem assustar até mesmo os profissionais mais ligados nas tendências de RH. Por isso, resolvi mostrar que ele não é um bicho de sete cabeças e até simples de aplicar, proporcionando um melhor retorno sobre os investimentos.

Em linhas gerais, o Recruitment Marketing engloba as estratégias e táticas que uma marca usa para atrair, engajar, nutrir leads e depois convertê-los em consumidores. A única diferença está que no Marketing de Recrutamento mudamos os leads para talentos e os consumidores para candidatos. Como um profissional de RH vai fazer isso? Mantendo uma comunicação constante com os diversos talentos, ao longo de suas jornadas, nos mais diversos pontos de contato com a empresa.

Por isso, acreditamos que o Recruitment Marketing abraça a estratégia de employer branding e vai além! Com ele, você não apenas torna sua marca empregadora reconhecida, como ativamente começa a nutrir um relacionamento com seus potenciais candidatos utilizando as ferramentas de marketing.

Quais são as funções do Marketing de Recrutamento?

1.         Atrair os talentos certos – É aqui que você se preocupa em dar informação em troca da atenção dos talentos. Você compraria algum produto sem conhecer a empresa ou se ela tivesse uma reputação ruim no mercado? Hoje em dia as pessoas simplesmente não aceitam mais isso e conseguem informações com poucos cliques.Você, como profissional de R&S, precisa aceitar que o candidato fará a mesma coisa com sua empresa. Aqui o seu papel é auxiliar ele com o maior número de informações possíveis para que ele tome a decisão do que é melhor para sua carreira.

2.        Segmentar os talentos e começar seu relacionamento – Uma vez que você começou sua estratégia de recruitment marketing e já captou os primeiros talentos, é hora de segmentá-los de acordo com sua necessidade. Você pode escolher segmentá-los por região, por curso de graduação ou por área de interesse. Tenha claro qual sua estratégia de R&S e aplique isso ao seu pipeline de talentos.

3.       Nutrir seu público e criar um pipeline de talentos – A mensagem certa no momento certo pode ajudar você a encantar aquele talento que tem tudo a ver com a sua empresa. E mesmo sem uma vaga em vista, você mantém um relacionamento a longo prazo. A ideia é mantê-lo encorajado para que sua empresa nunca saia de seu radar.

É claro que tantas novidades, principalmente na área de RH, podem assustar no começo, pois são muitas informações para assimilar e novas maneiras de falar com o jovem. Mas entenda que assim como um profissional de marketing cria a jornada do cliente para fazer uma venda, você irá criar a jornada do candidato para fechar uma vaga. Está na hora de tratar seus candidatos como o marketing trata seus consumidores.

* Juliana Maffia é Head of Content na Matchbox Brasil, HR Tech que chega ao mercado para revolucionar a forma como empresas e jovens se relacionam

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Artigos

Silmara Reis Salles – Os caminhos acertados das ações de Mobile Marketing

Publicado

em

Por Silmara Reis Salles – Head of Sales Brasil dá Logan 

Assim como ocorreu com praticamente tudo, também o Mobile Marketing, que por definição é o conjunto de ações capazes de impactar os usuários em dispositivos móveis, foi afetado pela Covid-19, mas, neste caso, houve um crescimento do setor, afinal, devido as restrições, as pessoas que já utilizavam o celular, não somente como um meio de comunicação, mas como uma ferramenta de entretenimento e compras, passaram a ter o aparelho como centro de tudo.

Essa transição fez com que o consumo de horas atrás da telinha aumentasse em 20% ao ano, uma média diária de mais quatro horas no celular, conforme dados da App Anie. A rotina mudou, as aulas presenciais passaram a ser EAD, a ida ao restaurante virou pedido por APPs, as academias passaram a oferecer videoaulas na sala de casa e as reuniões presenciais de trabalho tornaram-se calls, tudo isso tendo o celular, como grande ferramenta.

O novo cenário impôs alguns ajustes nas estratégias de Mobile Marketing. As Campanhas de Geolocalização, por exemplo, onde o foco é chamar o consumidor para um ponto de venda e em seguida medir o número de visitas, somaram-se a esse kpi outros como ter o direcionamento para uma loja online na base do histórico de geo behaviour, ou para um canal de atendimento da marca, por meio de novos formatos de engajamento via APP de mensagens, o que vem chamado de Social Commerce.

Com tecnologias inovadoras é possível obter dados a partir de uma ferramenta de clusterização que divide a população em vários grupos. Isso nos permite criar uma audiência real, de mais de 165MM de devices no Brasil, onde podemos segmentar conforme o target da campanha pelo Device ID do aparelho em algumas categorias: App Behaviour, Geo Behaviour, interesses, idade, gênero, classe social, marca de aparelho e conexão.

O bom é que a tecnologia mobile por ser adotada em todos os segmentos empresariais, desde que, claro, não sejam ignorados alguns pontos importantes. Uma boa ação de Mobile Marketing tem que ter bem definidos os principais KPIs – Key Performance Indicator – de cada campanha, para podermos trabalhar os targets de forma mais precisa, visando a experiência do usuário com a marca da melhor maneira, fazendo com que ao final da ação esse usuário esteja engajado com a marca e traga mais resultado à campanha.

Há também alguns pontos de atenção que não podem ser ignorados e, ainda que pareçam óbvios, por vezes, não são considerados:

•Delimitar a frequência de entrega, envios constantes sem novas atrações podem ser tornar invasivos ou uma publicidade spam;

•Entregar conteúdo relevante para o usuário, criando experiências únicas;

•Respeitar a privacidade do usuário, considerando a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais;

•Buscar empresas que tenham auditoria de reportes

É certo que as ações de customer experience se auto reforçam pelos resultados que trazem, porém as companhias precisam treinar seus funcionários para que eles possam fornecer as experiências desejadas com consistência. Além disso, já devemos pensar sobre a infraestrutura da comunicação, principal driver de desenvolvimento e crescimento ao longo dos anos, com ênfase nas novas tecnologias, como a chegada da 5G, uma banda larga mais potente, para que haja uma interconexão entre fábricas e consumidores e seja possível armazenar, processar e comunicar uma quantidade elevada de dados.

Continue lendo

Artigos

Ricardo Dias – O setor de eventos e sua relevância para a economia nacional

Publicado

em

A Associação Brasileira de Eventos dá sequência a um trabalho, cujo propósito é tornar o setor de eventos cada vez mais estruturado, profissional, forte e ético.

Quando o setor de eventos irá retomar as atividades presenciais?

A resposta é que ainda não chegou o momento de trabalharmos com capacidade de público típica dos eventos. Como presidente da Associação Brasileira de Eventos – Abrafesta, sempre reforço a importância da conscientização por parte da população e a adoção das medidas de segurança pela preservação da saúde. Devemos seguir cumprindo o nosso papel, pois quanto antes conseguirmos controlar a contaminação por coronavírus, antes retomaremos as nossas atividades. Pedimos reflexão e entendimento neste momento.

Aproveito para fazer um balanço do trabalho da Abrafesta diante de um cenário que, de fato, ainda é delicado.

Em 2020, a Abrafesta também apoiou ações com intuito de dar voz e ajuda ao setor, como por exemplo: a Passeata com Cases, um movimento que evidenciou o importante papel da categoria, reunindo mais de 1.500 profissionais da área técnica de eventos; o movimento ComerAmorAção que arrecadou cestas básicas para ajudar os mais vulneráveis do mercado; entre outros.

Não temos medido esforços para orientar os associados, profissionais e empresários do setor sobre rumos, possibilidades e negociações; como lidar com cancelamentos ou adiamentos de eventos neste cenário desolador. A Abrafesta segue exercendo seu papel associativo e cooperativo, abrindo novas regionais em estados, como RJ, MG, RS, RN, AC, DF, CE e MT, ajudando a reformular processos, apontar caminhos e soluções para o setor em todo o território nacional. O cancelamento ou adiamento de eventos interrompeu uma cadeia de, no mínimo, 50 segmentos. Estamos falando de um setor que gerava a média de 8 milhões de postos de trabalho antes da pandemia.

Houve ainda avanços junto ao poder público, como a participação da criação dos protocolos de retomada, pleitos às prefeituras de diferentes cidades em todo o país, como também diálogo junto aos Estados e Governo Federal com frente para retomada, créditos e subsídios. Em 3 de maio, o Presidente da República finalmente sancionou o PERSE (PL 5.638/2020), porém a aprovação não ocorreu na íntegra e passou por alguns vetos que, segundo Carlos da Costa, secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, foram necessários porque o Governo Federal não conseguiu estabelecer como se daria a compensação tributária, conforme exige a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Aguardaremos uma reunião em breve onde serão discutidas soluções para os pontos vetados.

Vale ressaltar que o setor de eventos movimentava anualmente R$ 250 bilhões em eventos corporativos e R$ 17 bilhões em eventos sociais antes da pandemia. Hoje, passados mais de 300 dias desde o início da pandemia, o setor apresenta o seguinte panorama: só 8% dos eventos estão operando; 32% mudaram o modelo do negócio; 60% pararam completamente; Grande parte dos profissionais do setor migraram para outros serviços e/ou profissão e há queda de faturamento de 98% do setor em território nacional.

Mesmo diante de dados nada otimistas, a criatividade dos profissionais do setor tem sido admirável, com novos formatos, como os eventos híbridos, festas em casa e festas online, por exemplo. Mas isso ainda é insuficiente! Chamo sempre a atenção do poder público para com o setor de eventos, pois, infelizmente, seus profissionais estão entre os 30 milhões de desocupados e trabalhadores de baixa renda no Brasil.

Somos inovadores, trabalhadores e merecemos ver o setor de eventos voltar a brilhar.

Ricardo Dias – Presidente da Associação Brasileira de Eventos  (Abrafesta)

Continue lendo