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Jovem empreendedor comanda duas das maiores plataformas de e-commerce do Brasil e alcança R$ 1 bi em vendas online em 2018
Alfredo Soares, diretor da Loja Integrada e fundador da Xtech Commerce – plataformas com quase 800 mil lojas criadas – começou sua jornada empreendedora comercializando cartões de visita
Até o fim de 2018, empresas comandadas por Soares irão movimentar juntas R$ 1 bilhão em vendas dentro do comércio eletrônico brasileiro
Com menos de 35 anos o empreendedor carioca Alfredo Soares já fez um pouco de tudo. É publicitário, investiu em um portal com solução de marketing para micro e pequenas empresas, além de ser um dos palestrantes mais conhecidos sobre empreendedorismo e comércio eletrônico, Soares também é destaque da nova geração de empreendedores que atua como influenciador nas redes sociais compartilhando sua experiência como empreendedor.
Atualmente Soares é Head Global SMB e sócio da VTEX, maior plataforma de e-commerce da América Latina, e está no comando de duas das maiores plataformas de e-commerce do Brasil, a Loja Integrada e a Xtech Commerce – fundada por Soares em 2014.
DNA empreendedor
Alfredo Soares sempre teve vontade de empreender e ainda na adolescência iniciou seu primeiro negócio: uma empresa que produzia cartões de visita. Já cursando a faculdade de Publicidade e Propaganda, o empreendedor passou a trabalhar com marketing e, em seguida, decidiu criar um novo negócio: o Marketing Shop – site que prestava serviços digitais para PMEs.
Observando as tendências e movimento do mercado, em 2014, se reinventou e transformou a empresa de marketing em uma plataforma para hospedagem de sites virtuais – segmento que estava em crescimento no país. Assim surgiu a Xtech Commerce – startup do setor de e-commerce que nasceu e cresceu sem investidores externos. No início de 2018, a Xtech Commerce foi comprada pela Vtex – gigante do comércio eletrônico em uma transação com cifras milionárias.
“Sempre tive muita vontade de empreender. Mas não imaginava vender a empresa. Estávamos crescendo aceleradamente com a Xtech, quando conhecemos a VTEX decidimos vender a empresa, pois acreditávamos que esse seria um novo ciclo importante. Acreditamos que a venda foi um alinhamento de objetivos e cultura das duas empresas e fazia total sentido. Mesmo com a venda, continuei a frente da empresa e em junho deste ano, assumi definitivamente toda a unidade cuidando da Loja Integrada, empresa que já já fazia parte da VTEX”, explica Alfredo.
Loja Integrada + Xtech: plataformas com 800 mil lojas criadas
Criada em 2014, a Loja Integrada é uma plataforma que oferece recursos para a criação de lojas virtuais e que se tornou uma das maiores plataformas gratuitas e a mais popular do Brasil. Junto com a Xtech Commerce, as empresas fazem parte da unidade SMB da VTEX e possuem 800 mil lojas criadas em suas plataformas. Até o final de 2018, as duas plataformas irão transacionar juntas R$ 1 bilhão em vendas dentro do comércio eletrônico brasileiro.
De acordo com Soares, as marcas atendem níveis de empreendedores diferentes e complementam-se, firmando a estratégia da VTEX em atender todo o setor. Enquanto a primeira possui planos gratuitos, o pacote inicial da Xtech parte de 99 reais por mês. “A Xtech continua sendo a empresa que criei, mas hoje com VTEX o foco principal da marca está em desenvolver parcerias e novos relacionamentos com agências. Hoje, abraço a Loja Integrada com intuito de continuar o legado de plataforma mais popular do Brasil para montar um e-commerce, além de reforçar o posicionamento da empresa, com novos serviços e tecnologias. Poder ajudar e ver nossos lojistas baterem R$ 1 bilhão em vendas neste ano é muito gratificante, já que ajudamos a criar esses empreendedores dentro do ecossistema do e-commerce brasileiro”, comenta.
Expansão e planos para 2019
Outro destaque da nova fase que engloba a história empreendedora de Soares está relacionado com a globalização das marcas. “Estamos em uma fase de expansão e, com isso, quero me dedicar para crescermos não só no Brasil, mas também investir e colaborar para o crescimento da plataforma em outros países. Nossa expectativa é disponibilizar nossa tecnologia para cerca de 50 países nos próximos 5 anos, começando pela América Latina”.
Para o próximo ano, além do comando das plataformas, Soares continua com seus projetos paralelos, que incluem participações em eventos e palestras sobre empreendedorismo digital com o principal objetivo de ajudar ainda mais a democratizar a entrada de micros e pequenos lojistas no comércio eletrônico brasileiro. Em 2019, Soares também lançará seu primeiro livro, com foco em sua história, empreendedorismo e vendas na internet.
Digital
Resenha Digital Clube e Player1 Gaming Group anunciam parceria estratégica para marketing de influência em games e eSports
Os mundos do esporte eletrônico e dos esportes tradicionais finalmente se conectam com o anúncio de parceria estratégica entre o Resenha Digital Clube, maior network de perfis de conteúdo ligados ao esporte no Brasil, e a Player1 Gaming Group, spin-off de games da Globo que é referência em consultoria e desenvolvimento de projetos no mercado de games e eSports. A Player1 traz sua expertise, capital intelectual e rede de contatos para fortalecer essa colaboração, enquanto o Resenha Digital Clube se encarrega da comercialização, gestão e execução das ações de mídia digital, aproveitando sua vasta experiência em campanhas de marketing de influência.
Com esse acordo, os dois grupos unem forças para criar novos projetos de conteúdo interativo, como podcasts, programas especiais, coberturas de eventos e séries com o propósito de atrair a audiência que gosta de esportes e também de games, e vice-versa. A primeira iniciativa concreta dessa parceria será o lançamento de uma plataforma de conteúdo digital focada no crossover entre o esporte tradicional e o eletrônico, criando espaço de debate e informação para estas comunidades.
Para o diretor comercial do Resenha Digital Clube, Nilson Moysés, esta parceria representa avanço significativo para ambas as empresas. “Estamos muito empolgados com essa colaboração. A Player1 tem uma expertise única no mercado de games e eSports, e, juntos, vamos criar novas oportunidades e experiências inovadoras tanto para o público esportivo quanto para os gamers”, afirma.
O acordo está estruturado em dois modelos principais de operação. No primeiro, de curadoria de projetos, Resenha Digital Clube e Player1 Gaming Group combinarão suas expertises, inteligência de mercado e amplas redes de contatos para desenvolver soluções personalizadas, adaptadas às demandas específicas de marcas e campanhas. No segundo modelo, de sociedade em projetos, as duas partes trabalharão de forma colaborativa, definindo conjuntamente as prioridades estratégicas a serem lançadas no mercado, com responsabilidade e participação compartilhadas em todas as etapas do processo.
O CEO da Player1 Gaming Group, Leandro Valentim, reforça o potencial da parceria. “Parte da nossa missão é conectar o mundo dos games ao mainstream de maneira autêntica e inovadora. E as conexões com esporte vêm crescendo fortemente, especialmente depois do anúncio do Comitê Olímpico Internacional da realização, a partir de 2025, das Olimpíadas dos Esports. O Resenha Digital Clube é um parceiro ideal para expandirmos nossa atuação no mercado de mídia digital, unindo a paixão pelos esportes com as infinitas possibilidades dos games.”
Com esta colaboração, as páginas sociais da Player1, como Instagram, TikTok e YouTube, passam a integrar a network do Resenha Digital, sendo comercializadas pelo seu time comercial. Da mesma forma, o Resenha será incluído entre os parceiros da Player1 no site oficial da empresa e nos seus materiais de comunicação.
Digital
GOAT Digital apresenta Rookie Digital, unidade dedicada a micro e pequenas empresas
O ecossistema GOAT Digital anuncia o lançamento de uma nova empresa dedicada a oferecer soluções de marketing digital mais acessíveis para micro e pequenas empresas. A nova operação – denominada Rookie Digital – chega ao mercado com a expectativa de alcançar 300 clientes ativos e um faturamento de R$ 6 milhões em seu primeiro ano de operação, com planos mensais de R$ 3 mil.
A Rookie já nasce com metodologias e processos consolidados pela GOAT Digital, além de contar com o suporte contínuo da equipe do ecossistema, que se posiciona como referência em marketing digital para organizações de diferentes tamanhos e segmentos.
A nova empresa surgiu da percepção de que muitas pequenas empresas no país ficavam fora do escopo da GOAT Digital devido aos custos envolvidos. “Nosso propósito é entregar serviços eficazes de maneira acessível à realidade de todos empresários e empreendedores brasileiros. A Rookie nasce da vontade de adaptar o know-how que construímos no nosso ecossistema para escopos financeiramente viáveis para essa parcela de empreendedores, cooperando com o crescimento das micro e pequenas empresas de todo o país”, explica Renato Hideki, CEO do ecossistema.
O mercado de micro e pequenas empresas é vasto e promissor. Segundo dados do Sebrae, essas empresas são responsáveis por aproximadamente 55% dos empregos com carteira assinada no Brasil e contribuem com quase 30% do PIB do país.
“Seguimos inovando e expandindo nossas operações, com a certeza de que a Rookie será uma peça-chave para consolidar nossa liderança no mercado de marketing digital. Com essa nova operação, estamos preparados para atender empresas de todos os segmentos e em todo o território nacional, trazendo uma nova perspectiva para o marketing digital acessível”, conta Hideki.
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