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JCDecaux lança o primeiro sistema de métricas internacional para aeroportos

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A JCDecaux, líder mundial em out of home e publicidade em aeroportos, anuncia o lançamento da AAM (Airport Audience Measurement), o primeiro sistema de métricas internacional para aereportos.

Com o objetivo de fornecer aos anunciantes e agências um sistema de métricas padrão para todo o mundo, a metodologia inédita e inovadora foi desenvolvida em colaboração com a Veltys, empresa especializada em análise, processamento e modelagem de dados complexos. Além de incluir os principais padrões e regras de medição de audiência para OOH, o sistema também leva em consideração as características específicas dos aeroportos em termos de frequência de contato e de alcance de audiência, para fornecer um alto nível de granularidade e precisão nos resultados obtidos.

Entre os aspectos analisados estão: o perímetro internacional, número de passageiros por terminal e por dia, o perfil de passageiro, o impacto do tempo de espera na frequência da campanha e as informações sobre como os passageiros se movimentam no aeroporto.

Esta medição de audiência internacional para aeroportos fortalecerá a abordagem científica para inserção de publicidade em terminais em todo o mundo, enriquecendo as ferramentas de planejamento de dados e relatórios de clientes, além de apresentar o ambiente aeroportuário a novas marcas.

A concepção e o desenvolvimento da AAM exigiram quase 18 meses de trabalho do Departamento de Dados da JCDecaux, em parceria com a JCDecaux Airport, a JCDecaux OneWorld e a Veltys. A AAM conta com várias fontes de dados externos (NPD Travel Retail, estudos específicos, dados de plataformas aeroportuárias, entre outros) e internos (sensores, IoT) e é construída com base em algoritmos que calculam os principais indicadores da medição de audiência, em particular a quantidade de passageiros únicos, alcance, frequência da mensagem publicitária e o número total de impressões.

Desenvolvida em modo piloto para o Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, e para o Aeroporto Changi, em Singapura, em abril, a medição de audiências internacional em aeroportos será progressivamente lançada nos principais hubs aeroportuários operados pela JCDecaux e irá alimentar a plataforma programática VIOOH.

O novo sistema de métricas deve chegar no Brasil em abril, sendo implementado, a princípio, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. “A expectativa ao trazer esse sistema de métricas inédito para o país é a de poder mostrar aos anunciantes a relevância do out of home no ambiente aeroportuário. Além disso, a conquista demonstra a importância do mercado brasileiro não só para a JCDecaux, mas também para o segmento como um todo, provando seu potencial de crescimento no país”, conta Ana Célia Biondi, diretora geral da JCDecaux no Brasil.

Apenas as redes de aeroportos compostas por pelo menos 3 ativos de publicidade serão medidas e somente redes digitais serão incluídas nesta fase inicial do programa. Com a implementação deste novo padrão internacional de medição de aeroportos, a JCDecaux Airport, presente em 215 aeroportos em 5 continentes, segue seu objetivo de desenvolver soluções eficazes, impactantes e qualificadas para out of home ao redor do mundo. ​​

“Estamos orgulhosos em ter produzido a primeira medição de audiência internacional para aeroportos. Ela fornecerá aos nossos parceiros de publicidade, agências e autoridades aeroportuárias indicadores de medição precisos e adaptados para mercados globais e regionais” comenta Jean-Charles Decaux, co-CEO da JCDecaux. “Impulsionada por um tráfego de mais de 4 bilhões de passageiros, a publicidade nos aeroportos só tende crescer. Esta metodolo

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Mondial apresenta a primeira campanha de cudados pessoais com Juliette

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Cuidar da beleza sem sair de casa, com praticidade e qualidade no resultado final, é um comportamento que ganha cada vez mais adeptos. Neste cenário, vem a busca por produtos que auxiliam os processos e facilitam a rotina de cuidados com o cabelo e o corpo. As escovas secadoras, alisadoras e rotativas, secadores de cabelo, pranchas alisadoras, modeladores de cachos e depiladores elétricos conquistaram um público cativo e se tornaram itens obrigatórios em muitas residências.

Com mais de 60 produtos neste segmento, a Mondial Eletrodomésticos lança uma nova campanha publicitária que traz Juliette, head de inovação para a linha de cuidados pessoais da empresa, destacando a versatilidade, a qualidade, o design e os benefícios que os produtos entregam. Para Giovanni Cardoso, cofundador da Mondial, a empresa sempre esteve ao lado dos consumidores promovendo facilidades nas tarefas diárias. “Essa campanha é parte de uma grande estratégia que visa dar ainda mais visibilidade à Mondial, firmando-a como empresa parceira e presente em todos os momentos. Escolhemos a Juliette pois entendemos que sua aproximação com o público se assemelha, e muito, com a relação que construímos com os nossos seus consumidores”, completa Giovanni.

Além de evidenciar o amplo portfólio, Juliette também reafirma o slogan da “Escolha Inteligente” destacado por Rodrigo Hilbert, embaixador da marca desde 2019, com um toque especial. Para a head de inovação do segmento, a Mondial é “a escolha inteligente, e do coração!”, demostrando que a marca que sempre presou pela melhor relação custo-benefício em seus produtos, também cria vínculo emocional com os consumidores. Oficialmente lançada em 25 de abril, a campanha vem sendo exibida em diferentes players de comunicação — canais de TV abertos e fechados, rádio, digital, pontos de venda físicos e nos sites (e-commerce).

O desenvolvimento foi feito pela Repense, com a coordenação da equipe de marketing da própria Mondial e gravada pela Other Filmes. Alexandre Ravagnani, Diretor-Executivo de Criação da Repense, afirma que “A estratégia da campanha alinha a personalidade múltipla e de sucesso da Juliette com o portfólio completo de produtos da linha de Cuidados Pessoais. Este é o primeiro passo de uma parceria, que coloca no mesmo plano e de forma integrada, como a Mondial se posiciona, juntamente com a funcionalidade e qualidade de seus produtos com o perfil da Juliette e o estilo de vida dos consumidores da marca”.

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Leega lança solução de inteligência de dados voltada para a área de marketing das empresas

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A Leega, empresa brasileira de consultoria e outsourcing especialista em soluções de Data Analytics, Data Science e Cloud, acaba de lançar uma solução exclusiva de inteligência de dados para otimizar processos e ações de marketing. A soluçãoMarketing Analytics by Leega combina a arquitetura Cloud, engenharia de dados e machine learning com o objetivo de agregar inteligência a diferentes etapas da jornada de compra do consumidor, possibilitando a construção de uma régua de relacionamento personalizada de acordo com o perfil e ciclo de vida do usuário. Além disso, o uso da ciência de dados permite o aperfeiçoamento de processos e a tomada de decisões mais ágeis e efetivas, impulsionando os resultados de empresas de diferentes portes e áreas de atuação.

Para desenvolver a solução, a Leega considerou, inicialmente, três pilares: identificar os principais desafios do marketing nos diferentes estágios da jornada de compra (atração, conversão, venda e fidelização); mapear os ambientes de tecnologia, ou seja, as ferramentas e parceiros disponíveis, e, por fim, identificar as principais métricas e indicadores utilizados pelas áreas de marketing – como LTV, Vendas, CAC e Churn –  e as maiores necessidades de inteligência – como a clusterização e a recomendação de ofertas.

“Durante seis meses, uma equipe multidisciplinar da Leega realizou diversos testes e pesquisas relacionados ao uso de inteligência de dados para a área de marketing das empresas a fim de pontuar os principais desafios dos profissionais deste setor e construir modelos de inteligência artificial que potencializam a integração, coleta, análise e predição dos dados da empresa. A partir dessa análise cuidadosa, desenvolvemos uma solução que leva em conta as maiores necessidades de inteligência, como conhecer profundamente o cliente, predizer seu comportamento de compra e oferecer uma mensagem aderente e de acordo com seu perfil, aprofundando o relacionamento com a empresa, além de estratégias de campanhas, processos e ferramentas de marketing.  Em outras palavras, fizemos um raio-x ou um diagnóstico amplo do departamento de marketing das organizações para encontrar a melhor solução em inteligência de dados”, explica Ivan Vemado, head of Data Science and Analytics da Leega.

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