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Integer\OutPromo cria lavanderia itinerante para Ariel

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Ação da marca incentiva a democratização das tarefas do lar no dia a dia e ensina os consumidores a lavar roupas de forma simples, segura e sem desculpas.

A agência Integer\OutPromo desenvolveu um caminhão itinerante para a Ariel, que circulará pela capital paulista ensinando os participantes a lavar roupas de forma simples e segura, e valorizando os momentos de união e companheirismo que existem entre quem compartilha as tarefas do lar.

Os interessados em participar da ação poderão levar suas peças de roupas preferencialmente doadas para serem lavadas no caminhão e ainda assistir às demonstrações com produtos Ariel e Downy, que acontecerão de hora em hora no espaço. A ação acontece até o dia 23 de junho, de quinta a domingo, em redes de supermercados que serão divulgadas semanalmente nas redes sociais da Ariel. O objetivo da ação é promover uma experiência inédita para que o consumidor deixe de lado as desculpas por nunca ter aprendido a lavar roupas e o medo de estragar suas peças.

“Dentro do conceito de compartilhar, nossa ação é tanto uma ferramenta para ensinar os consumidores a lavar roupas, quanto para mostrar como os nossos produtos podem ajudar a fazer esse momento mais simples e prazeroso. A melhor parte da história é conseguir fazer isso enquanto estamos arrecadando doações e ajudando a levar o conforto e os melhores benefícios que temos a quem mais precisa.”, explica Sergio Guerra, Marketing Product Manager da Ariel.

Além da Ariel estar ao lado do consumidor pela democratização das tarefas, o conceito de compartilhar se entende ainda em uma ação social. O “truck” realizará coletas de roupas no Instituto Ronald McDonalds (unidade Santo André), Exército da Salvação, Instituto Bororé e Instituto Arrastão e as peças arrecadadas serão lavadas nas Lavanderias Ariel, inauguradas em São Paulo pela marca no ano passado. Para saber onde tem uma caixa de coleta mais próxima, os interessados em ajudar as instituições devem acessar o https://www.ariellavanderia.com.br/#/. Aqueles que quiserem, também poderão levar as roupas diretamente no truck, pois serão doadas às instituições.

Ariel acredita que tarefas diárias quando são compartilhadas transformam nossos momentos e completam nossas relações. O objetivo do truck de Ariel é ajudar estas instituições a melhorar a qualidade da entrega das roupas doadas e também otimizar a arrecadação de novas roupas nos pontos de coleta. A ação vai ao encontro com o que a marca acredita, que compartilhar nos faz melhores.”, conta Sully Siena, diretora de contas da Integer\OutPromo.

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Publicidade nos muros das favelas gera cestas básicas ao G10

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Presente em comunidades de todo o país, o Outdoor Social® foi criado para conectar marcas com o público das favelas e aquecer a economia local. Na prática, como modelo de mídia OOH (Out Of Home), o morador recebe para tornar o muro de sua casa um outdoor para anúncios, fazendo com que a população local tenha contato com as marcas. “É uma forma de mostrar ao mundo o poder de consumo da região e possibilitar uma renda extra aos expositores, que são domiciliados locais”, explica Emilia Rabello, fundadora do Outdoor Social®, pioneiro no segmento OOH em favelas.

Nesse momento de agravamento da pandemia, além da renda extra, que auxilia os moradores, o Outdoor Social® destinará cestas básicas para o G10, bloco das 10 maiores favelas do Brasil. A cada painel instalado em abril, uma cesta básica é doada. A meta é alcançar o mínimo de 1.000 outdoors, de marcas como O Boticário e Tim, colocados nos muros dos moradores das principais favelas do país. O intuito é amenizar os impactos socioeconômicos deste momento de crise no país. “Estamos em uma situação crítica com o agravamento da pandemia e precisamos nos mobilizar. Só na primeira semana, conseguimos entregar 268 cestas e esperamos distribuir ainda mais rapidamente. Com essas doações, queremos atravessar juntos o momento de crise e inspirar outros líderes empresariais a destinarem parte do lucro à entrega social”, conta Emilia.

Segundo o Monitor das Doações Covid-19, organizado pela Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), a população brasileira fez muitas doações durante os 12 meses da pandemia no país. A cifra da solidariedade já totaliza R$ 6,5 bilhões, englobando doações de pessoas físicas e jurídicas. Desse valor, 84% são originários de companhias privadas.

 “Não podemos mais esperar por políticas públicas. Somos um povo forte, unido, trabalhador e juntos, sairemos dessa”, ressalta Gilson Rodrigues, presidente do G10. Acreditando na soma de esforços para atender as necessidades da sociedade, Emilia reforça o potencial que as comunidades têm. “As favelas brasileiras possuem um enorme potencial cultural, intelectual e econômico. Por isso, precisamos seguir somando esforços para garantir as ferramentas de pleno desenvolvimento dessas populações e alavancar a economia do país”, finaliza.

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Marketing de influência: como as comunidades potencializam as marcas

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A oportunidade de criar uma proximidade maior com os clientes é um dos pontos que mais chama atenção das marcas para as comunidades, que também são conhecidas como “Fórum 4.0”. O levantamento do Community Roundtable, que aponta as estratégias de comunidade com um ROI médio de 6.469% para as marcas, é a prova de que esse tipo de ação está em alta entre as empresas.
As comunidades propiciam a troca de conhecimento por meio da produção de artigos, interação rápida, cursos online e se tornou uma oportunidade para o público, influenciadores e marcas conviverem em um ambiente virtual seguro e garante até mesmo uma chance de obter renda e maior faturamento. De acordo com Luciano Kalil, CPO da Squid e especialista em comunidades, essa é uma forma assertiva de as marcas entenderem o que de fato os consumidores estão buscando.

“Para se aproximar dos seus clientes, empresas têm investido na construção de comunidades como um canal direto de relacionamento com influenciadores e, claro, com o consumidor. Esse canal se torna um ambiente de troca de informações e também para a construção de produtos e serviços que tenham a cara daquele público, pois quem consome tem esse canal direto com a marca”, analisa o executivo da empresa líder em marketing de influência e comunidades no Brasil.

Essas comunidades também são importantes para que as empresas compreendam quais as necessidades da sua marca e apliquem mudanças em seus serviços ou produtos. É como se fosse um novo FAQ, em que as principais dúvidas dos usuários são esclarecidas e a partir disso, é possível realizar mudanças que aproximem ainda mais aquela empresa ao público final.

No mundo, essa solução já é a realidade de muitas empresas. A Lego, por exemplo, criou uma comunidade para os amantes da marca. Lá, os consumidores conseguiram propor novas soluções, votar em seus favoritos e enviar feedbacks. As ideias mais populares se tornam produtos e o idealizador do projeto ganha um percentual das vendas. A plataforma agrega mais de 1 milhão de inscritos.

“Aqui no Brasil, a Squid lançou o #ClubeDaInfluência e já possui mais de 40 mil inscritos. Nesse espaço, os criadores de conteúdo ajudam os outros de forma colaborativa e encontram na plataforma cursos que proporcionam a profissionalização de influenciadores digitais. É uma oportunidade de gerar conhecimento, além de movimentar o mercado da influência”, explica Luciano Kalil.

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