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Honda Motos homenageia fãs da Pop com primeiro cordel criado pela F.biz no Instagram Stories

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Lançamento do modelo 2019 leva entretenimento aos usuários da motocicleta que garante mobilidade por um preço acessível

A Pop 110i, da Honda Motos, cumpre um papel social transformador na vida de milhares de brasileiros, especialmente do Norte e Nordeste do País, o maior mercado do produto. Resistente, versátil, prática e econômica, a motocicleta é o único meio de transporte de muitas famílias, e elas não escondem o seu orgulho pela marca, que cresce aceleradamente também no Sudeste. Para homenageá-las, a F.biz criou um cordel, gênero literário típico da região que virou patrimônio cultural do Brasil em setembro de 2018. A história, escrita pelos artistas pernambucanos Pedro Melo e Lucas Uellendahl, lança a Pop 2019. O primeiro capítulo já pode ser visualizado no Instagram Stories da Honda Motos Brasil (@hondamotosbr), a partir de  (26/02).

Essa é a primeira vez que a plataforma exibe um cordel em formato de websérie. A ideia inova a maneira como as histórias contadas e ilustradas pela arte da xilografia são exibidas na mídia digital, especialmente no ambiente mobile. A expectativa é de levar entretenimento como forma de agradecer a fidelidade dos usuários. E, ainda, engajar os oito mil vendedores distribuídos pelas 1,2 mil concessionárias da Honda Motos nacionalmente, transformando-os em multiplicadores da campanha por meio de aplicativos de mensagens já incorporados na rotina dos brasileiros.

“A Pop é uma moto genuinamente brasileira, desenvolvida exclusivamente para o nosso mercado. Ela nasceu com o objetivo de levar mobilidade e praticidade para o dia a dia das pessoas a um custo acessível. Há 10 anos no mercado, o modelo encurtou as distâncias, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do País. E para lançarmos a versão 2019, que recebeu novo sistema de freios e detalhes no design, utilizamos a literatura de cordel como inspiração. A campanha está tão poética quanto a transformação que a Pop proporciona na vida das pessoas, e estamos muito orgulhosos do resultado”, diz Odair Dedicação Junior, gerente de Marketing da Honda Motos. Para Fabio Astolpho, diretor-executivo de Criação da F.biz, “o cordel, que é uma expressão cultural verdadeiramente brasileira, nos inspirou a falar de um produto que também é 100% brasileiro. E a campanha ressalta isso, mas de uma maneira inovadora”. Já o poeta Lucas Uellendahl, da Kalangus, destaca: “esta é a primeira vez que escrevo uma história tão extensa e tendo ainda o desafio de adaptá-la para um briefing de marca”. A ilustração tem a assinatura de Pedro Melo, da Bäcker Design & Motion.

A novela “Conquistando a Popzinha” insere a Pop no contexto central da história de Silvério, Breno Mariano e Joana Beatriz. Serão 8 episódios revelados semanalmente. Ao longo da trama, são mostrados todos os atributos que fazem da Pop 2019 um dos meios de transporte mais utilizados no Norte e Nordeste do Brasil – da praia ao sertão. Os freios CBS, o banco vermelho e a nova textura são as principais novidades.

Ao prestigiar uma das manifestações artísticas mais genuínas do Brasil, a campanha valoriza o trabalho de artistas locais, respeitando a cultura e a tradição do Norte e Nordeste do País. Da releitura da Pop, veio a releitura do cordel no ambiente digital, em um formato inédito para o Instagram Stories: ainda mais divertido, alegre, moderno e engajador. A cada semana, um novo capítulo da websérie irá ao ar. Com o conceito “Se é Pop, é top”, a campanha será comunicada em todo o País por meio de mídia digital e mobiliário urbano, além de outdoor e ações de merchandising em emissoras locais.

Moto social

Assim como o cordel, a fama da Pop se populariza pelo País afora por meio da migração. As vendas se concentram no Nordeste (70%) e Norte (22,5%). Mas é o Sudeste que apresenta hoje os maiores índices de crescimento. Entre janeiro e agosto de 2018, os emplacamentos aumentaram 70% na Grande São Paulo e 27% em Belo Horizonte.

Conhecida pela sua economia e baixa manutenção – para não dizer zero –, a Pop consegue percorrer mais de 50 km com um litro de gasolina. É fácil de pilotar e tem preço acessível (R$ 5.790). Possui sistema de injeção eletrônica, motor de 110 cm³ de capacidade e potência de 7,9 cv. Mais de um milhão de unidades já foram produzidas no Polo Industrial de Manaus nos últimos 13 anos, expandindo o acesso à mobilidade e consolidando cada vez mais a fama da Pop como um meio importante para a transformação da vida das pessoas, que vai além da locomoção.

Patrimônio cultural

O cordel foi tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio cultural do Brasil no dia 19 de setembro de 2018, com o objetivo de preservar um gênero literário que vem se fortalecendo cada vez mais como um instrumento de educação. A sua origem remonta à colonização portuguesa, época em que os autores dos cordéis cantavam os seus versos na tentativa de atrair compradores. Mas foi no século XIX que os poemas ilustrados pela xilografia ganharam o Nordeste, chegando depois a São Paulo por meio da migração.

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Facebook sofre pressão para desistir de Instagram infantil

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No início da semana, 40 procuradores-gerais de Nova York, Texas, Califórnia, Massachusetts, Nebraska, Michigan, Ohio, Utah, Vermont e Kentucky solicitaram que Mark Zuckerberg, criador do Facebook, desista de lançar uma versão do Instagram para menores de 13 anos.

O pedido foi realizado por meio de uma carta que discordava do argumento do Facebook de que o Instagram infantil seria uma forma de suprir a demanda por redes sociais para crianças. “Parece que o Facebook não está atendendo a uma necessidade, mas sim criando uma, já que esta plataforma atrai principalmente crianças que, de outra forma, não têm ou não teriam uma conta no Instagram”.

Em outro trecho, as autoridades disseram que o Facebook falha em proteger os menores dentro de suas plataformas e ainda ressaltaram os riscos de uma rede voltada a esse público. “O uso das redes sociais pode ser prejudicial à saúde e ao bem-estar das crianças, que não estão preparadas para enfrentar os desafios de ter uma conta nas redes sociais”.

Há poucas semanas, a rede social de Zuckerberg afirmou que planejava criar uma plataforma do Instagram especialmente para crianças e pré-adolescentes, já que, atualmente, quem tem menos de 13 anos não pode criar uma conta no site.

No entanto, a ideia foi recebida com muitas críticas e agora terá de enfrentar o grupo de procuradores estadunidenses que se contrapõem ao projeto. Nos Estados Unidos, a Lei de Proteção à Privacidade da Criança na Internet proíbe a presença de menores de 13 anos nas redes sociais.

 

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

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Ivete Sangalo é a nova embaixadora de Neutrox

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Ivete Sangalo é a nova embaixadora de Neutrox. A cantora será a estrela das ativações e campanhas da marca já a partir deste mês. O anúncio foi feito durante a live de Dia das Mães da baiana, realizada neste domingo, 9, que contou com o patrocínio de Neutrox. “Neutrox faz parte da minha vida faz tempo. Têm linhas para todos os momentos dos cabelos, para garantir sempre a hidratação. E eu, como embaixadora, estou acompanhando todas as novidades da Neutrox”, afirmou Ivete Sangalo durante sua live, que também exibiu “duetos” da cantora com fãs de todo o Brasil, gravados com a ferramenta Reels Remix, em uma ação da marca para divulgar o show on-line.

A escolha de Ivete para ser o novo rosto e cabelos de Neutrox não foi por acaso. A cantora, uma das mais queridas do País, personifica o posicionamento da marca, que estimula as consumidoras as aproveitarem as boas coisas da vida. Seja pulando atrás do trio elétrico com os amigos ou curtindo um fim de semana na praia com a família, Neutrox garante a hidratação e o brilho dos fios.

“Essa marca tão querida pelas brasileiras precisava de uma embaixadora à altura. Ivete tem uma personalidade marcante, alegre, espontânea, que reflete à da mulher de Neutrox”, explica Daniel Tiraboschi, Diretor da Unidade de Negócio Cabelos da Flora, indústria nacional de bens de consumo fabricante da marca.

Crossmedia – Em 2021, Neutrox irá renovar a aposta em sua estratégia crossmedia, focada em TV e digital. No último ano, a marca voltou à TV aberta e foi patrocinadora da 12ª edição do reality show A Fazenda (Record), que registrou uma das maiores audiências do formato. Um levantamento feito pela marca mostrou que mais de 500 milhões de pessoas foram impactadas pelas ações relacionadas ao patrocínio. A procura pelo termo Neutrox durante a exibição do reality bateu recordes nos meios digitais. No Google, foi a maior dos últimos cinco anos.
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