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Growler: embalagem retornável para comemorar o Dia Internacional da Cerveja sem descarte

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Além de responsabilidade ambiental, a garrafa proporciona consumo mais econômico, com vantagens para as empresas e clientes

Os especialistas já apontam que o comportamento do consumidor mudou, ele passou a ter uma maior consciência ambiental e a exigir essa postura das empresas das quais é cliente. Segundo dados da Nielsen, 42% dos brasileiros estão mudando seus hábitos para reduzir o impacto no meio ambiente. Ou seja, não basta mais só reciclar, a cobrança é por atitudes responsáveis.

As embalagens retornáveis são a grande aposta do mercado. Em janeiro deste ano, empresas gigantes do consumo de massa lançaram uma iniciativa global para vender seus produtos com sistema de logística reversa, na qual há entrega do produto e recolhimento do vasilhame. Este cenário também é latente no segmento cervejeiro. Hoje, 43% dos mais de 13 bilhões de litros de cerveja consumidos no Brasil anualmente são retornáveis, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil).

O growler é um dos impulsos para este mercado eco-friendly. Há três anos a My Growler trabalha para cultuar o segmento cervejeiro sobre a revolução por trás deste recipiente que já faz sucesso fora do País. “O growler traz inúmeras vantagens. Depois de comprar o seu primeiro, a recarga da garrafa sai, em média, 30% mais barata do que as opções descartáveis. Isso é ótimo para o fã da bebida, e também para o empresário que tem essa estratégia a seu favor para fidelizar o cliente”, conta Rodrigo Fernandes, CEO da My Growler.

Dia Internacional da Cerveja

Sem sombra de dúvidas, a cerveja é a bebida alcoólica mais popular no Brasil, a ponto de comemorarmos o Dia Internacional da Cerveja na primeira sexta-feira de agosto. O país está aperfeiçoando os seus costumes com a bebida, cada vez mais se consolidando com um novo público, que valoriza o produto regional e a qualidade das produções em pequenas escalas: as chamadas cervejas artesanais. “Muitos não sabem, mas incentivar o comércio local é uma outra atitude ecologicamente correta, isso porque diminui a emissão de gás carbônico através do transporte”, conta Fernandes.

Somente em 2018, foram abertas 210 cervejarias artesanais no Brasil, de acordo com levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) – praticamente uma a cada dois dias. Já são 900 fabricantes sediados em 479 municípios brasileiros, com destaque para Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Em relação ao número de registros de uma marca, a entidade afirma que os pedidos aumentaram em 30% no último ano. A região Sudeste se manteve no topo dos registros do produto, com 90% dos novos.

Essa positiva onda de consumo favorece, e muito, os negócios da My Growler. Com três anos de empresa, Fernandes sente que o investimento na produção da cerveja de qualidade, juntamente com as mobilizações socioambientais, o consumo da bebida no growler só tende a aumentar. Num comparativo de um ano, a My Growler alavancou suas vendas em mais de 350%, sendo a região Sudeste a de maior compra. “A popularização do growler está indo ao encontro com as regiões que estão mais preocupadas em mudar sua prática de compra, seja para a bebida com mais aromas e sabores, seja por produtos que tenham responsabilidade ambiental”, conta o empresário.

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Tour da taça da Copa do Mundo da Fifa promovido pela Coca-Cola inicia viagem global em Dubai

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O Tour da Taça da Copa do Mundo da Fifa promovido pela Coca-Cola começou  com um evento cuja primeira parada é em Dubai, onde os campeões de edições passadas da Fifa World Cup, Iker Casillas e Kaká, se reuniram para levar o troféu original para uma viagem ao redor do mundo antes do torneio que será realizado no final deste ano.

“Enquanto os fãs de futebol em todo o mundo se preparam para apoiar seus times, a Coca-Cola está entusiasmada em oferecer aos fãs a oportunidade de experimentar o troféu antes do torneio”, disse Brad Ross, vice-presidente de Marketing e Parcerias Globais de Esportes e Entretenimento da The Coca-Cola Company. “A verdadeira magia da Copa do Mundo da Fifa existe com os fãs acreditando em seus times e demonstrando sua paixão pelo jogo”.

A partir de hoje, a Coca-Cola convida os fãs para uma oportunidade única na vida de ver o símbolo mais reconhecido no futebol e experimentar a verdadeira magia do maior e mais esperado evento esportivo único do mundo — a Copa do Mundo da Fifa.

O Tour da Taça da Copa do Mundo promovido pela Coca-Cola vai passar por 51 países e territórios, aproximando a Coca-Cola e a entidade do objetivo de visitar cada uma das 211 federações membros da Fifa até 2030. Pela primeira vez, o tour visitará todos os 32 países que se qualificaram para o Copa do Mundo, inspirando torcedores de todo o mundo por meio de de experiências exclusivas.

De meados de outubro até a primeira semana de novembro, o Tour visitará a América Latina. Cinco países estão confirmados para receber o a taça oficial desde então e têm um ingresso direto para a próxima Copa do Mundo: Brasil, Argentina, Uruguai, Equador e México.

Além disso, dois países, Peru e Costa Rica, disputarão um jogo adicional de repescagem, de 13 a 14 de junho, para preencher as vagas restantes e completar, assim, as 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo da Fifa Catar 2022. Em caso de vitória, o Tour também visitará esses mercados.

A jornada tem a missão de apoiar o desenvolvimento dos esforços de sustentabilidade em cada local visitado pelo tour. Pela primeira vez, as ativações dos consumidores serão lideradas digitalmente pela Coca-Cola, reduzindo o desperdício em cada parada do tour e minimizando o consumo de água, energia, materiais e outros recursos.

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Airfluencers demonstra expectativa positiva para o marketing de influência em 2022

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Martech de marketing de influência e detentora de tecnologias proprietárias, a Airfluencers registrou importantes números de crescimento no primeiro trimestre do ano indo de acordo com a perspectiva positiva do setor para 2022. A empresa brasileira, liderada pelo CEO Rodrigo Soriano, alcançou avanço de 64% no faturamento no Q1, quando comparado ao mesmo período de 2021. A expectativa é que o ritmo se mantenha, fechando o ano com expansão de 60%. Isso se reflete também no quadro de funcionários, que, praticamente, triplicou com um salto de 270% em relação ao período de 2021.

Esse resultado se alinha às expectativas animadoras do mercado, que viu sua evolução atingir patamares elevados também devido ao coronavírus nos últimos anos. Para se ter uma ideia, analistas do ramo estimavam para a área de marketing de influência um valor de mercado de U$ 6,5 bilhões em 2019. Em 2021, este valor alcançou a marca de US$ 13,8 bilhões e, para 2022, a projeção é de acréscimo de 19%, podendo chegar a US$ 16,6 bilhões, segundo relatório The State of Influencer Marketing 2022: Benchmark Report, publicado pela Influencer Marketing Hub.

“O mercado precisou se adaptar às novas necessidades do público que, durante a pandemia, esteve mais conectado do que nunca, elevando também o número de campanhas e engajamento de influenciadores nas redes sociais. Empresas e influenciadores precisaram mudar a forma como lidar com os consumidores e agora, com a retomada da economia, há uma busca ainda maior por plataformas e ferramentas que possam fortalecer pesquisas, insights e campanhas de forma mais assertiva”, comenta Rodrigo Soriano, CEO e fundador da Airfluencers.

Nos últimos anos a empresa se tornou referência no segmento por oferecer plataformas aliadas a tecnologias e inteligência artificial e que têm sido utilizadas em larga escala por grandes clientes como Magalu, XP, Galderma, Coty, Globo, Vivo, entre outros. “Nós nos consideramos uma boutique do marketing de influência por buscarmos estar sempre na vanguarda. Unimos a estratégia com tecnologias proprietárias, muita criatividade, equipe qualificada e mídia, nos tornando pioneiros e completos no mercado”, complementa a Head de Operações da empresa, Marina Calado.

Segundo o relatório da Influencer Marketing Hub, cerca de 75% dos profissionais que trabalham em empresas/marcas pretendem investir uma fatia de seu orçamento em marketing de influenciadores em 2022. A Airfluencers enxerga essa retomada da economia e de setores chaves da economia com bons olhos e oferece diferentes soluções estratégicas para um mercado que planeja aplicar ainda mais no segmento.

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