Agências
Grandes marcas se unem para ativar maior festival brasileiro voltado para Geração Z
Samsung, Cinemark, YouTube Music, Nescau, Chilli Beans, Kibon, Likee e Gringa se uniram à Fibra.Ag para movimentar o público no Festival Teen que tem como plataforma a música, experiência e os influenciadores digitais
A 2ª edição do Festival Teen, idealizada pela agência de live marketing Fibra.Ag, movimentou a Audio, em São Paulo, com uma programação composta por mais de 10 horas de shows de artistas que ganharam enorme popularidade e visibilidade através de seus canais digitais como Lexa, Luisa Sonza, UM44K, João Guilherme, BFF Girls, entre outros, e também por experiências promovidas pelas marcas patrocinadoras Samsung, YouTube Music, Cinemark, Nescau, Chilli Beans, Kibon, Likee e Gringa.
Para se conectar com o propósito de integração entre o online e o físico que o evento propõe ao transformar likes em aplausos, com um time de estrelas da música jovem do país que juntos somam cerca de 35 milhões de inscritos em seus canais no YouTube e mais 1,7 bilhão de visualizações nos últimos 12 meses, a Samsung investiu em transformar o público em influenciadores por um dia. Em um estúdio completamente montado e equipado, os presentes podiam entrar, passar por entrevistas com perguntas formuladas pela marca, usar o tempo para produzir live para as suas próprias redes sociais e ainda interagir com quem observava a tudo pela parede de vidro e também pela internet. Já no estúdio ao lado, influenciadores reconhecidos, como Lucas Rangel, que conta mais de 16 milhões de seguidores nas suas diferentes plataformas, se revezaram em uma live de mais de 10 horas de duração no canal do Festival no Youtube.
Espaço para criação de conteúdo também foi o investimento de Chilli Beans, da Likee e da Gringa, que fizeram instalações instagramáveis para que todos pudessem, além de conhecer seus produtos e serviços, produzir suas fotos e postar com as hashtags do momento. Os mais aventureiros puderam ainda aproveitar a parede de escalada de Nescau e para repor a energia, o food truck do Cinemark oferecia diferentes opções de pipocas e snacks na área do Food Truck Park Fest.
O festival repetiu esse ano uma ação que fez bastante sucesso no ano passado: o Meet & Greet solidário. Os fãs que adquiriram o ingresso pelo site da Ticket360, por mais um valor simbólico, puderam escolher com qual das atrações gostariam de participar de um “Meet & Greet Feliz”. Esta é uma ação de responsabilidade social do evento e dos artistas e todo o dinheiro arrecadado com este encontro entre fãs e ídolos foi revertido para a instituição Amigos do Bem.
O sucesso da iniciativa é traduzido em números. Ao todo cerca de 10 mil pessoas passaram por lá e todo o movimento foi transmitido ao vivo no canal do Festival Teen no YouTube e com acesso simultâneo de mais de 100 mil pessoas acompanhando a live. Dentre o público presente mais de 500 nomes integram o time de influenciadores brasileiros de relevância com a geração Z, como Viih Tube (8 milhões de seguidores no YouTube e 11 milhões no Instagram), Sophia Valverde (7 milhões de seguidores no Instagram e 1,2 milhão no YouTube), Mharessa (6 milhões de seguidores no Instagram), Valentina Schulz (2 milhões de seguidores no Instagram e 1 milhão no YouTube), João Pedro Mota (1,6 milhão de seguidores no Instagram), Kevin Vechiatto (2 milhões de seguidores no Instagram), Ananda (2 milhões de seguidores no Instagram e Any Gabriely (900k de seguidores no Instagram). Se somados, esses creators (que se tornaram a mídia moderna) levaram para o evento mais de 50 milhões de followers (uma audiência potencial muito maior do que os horários nobres das emissoras de TV aberta).
Embora a iniciativa tenha uma classificação etária de 13 anos, os menores também puderam comparecer, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis. E pensando nesses adultos que marcaram presença, o projeto contou com o “Paidódromo”, um local totalmente preparado para acomodá-los enquanto aguardavam os jovens curtirem os shows de seus ídolos.
“As marcas precisam inovar todos os dias para se conectar com uma geração que vive atrás de uma tela na maior parte do seu tempo e estamos diante de um novo caminho para alcançá-los que já se consagrou não apenas enquanto evento, mas como fonte de informação”, detalha Vitor Nunes, CEO da Fibra. “O Festival Teen hoje é uma plataforma 100% dedicada a Geração Z, e esse evento é o nosso principal ponto de contato com o público, além da nossa TV no Youtube, blog, e claro, redes sociais. Esse segundo ano do Festival Teen foi um sucesso de público, com um line up incrível, muita diversão e experiência, e marcas parceiras, que junto com o Festiva Teen, apostam nesse público.”, comemora ele.
Agências
Pacto de Promoção da Equidade Racial e BFerraz promovem “Calendário da Equidade”
Já pensou sonhar por mais de um século com uma oportunidade de crescimento profissional? Essa é a realidade para as pessoas pretas no Brasil. Em estimativa realizada pelo IDBR, com base nos dados do IBGE-Caged em 2023, levará 167 anos para alcançar a equidade racial no mercado de trabalho, ou seja, só em 2190. Mas, não queremos esperar tanto. Por isso, a BFerraz em parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial criaram o “Calendário da Equidade”, que marca o tempo necessário para que pessoas negras alcancem igualdade no mercado de trabalho.
Segundo o estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil (2021), 34,5% dos pretos e 38,4% dos pardos viviam na pobreza, quase o dobro da taxa entre brancos (18,6%). Na extrema pobreza, os índices foram de 9% para pretos e 11,4% para pardos, enquanto apenas 5% dos brancos estavam nessa condição. No mercado de trabalho, as desigualdades persistem: conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua (2023), a população branca apresentou uma taxa de desemprego de 5,9%, enquanto para os pretos (8,9%) e pardos (8,5%) os índices superaram a média nacional. Os resultados evidenciam que pouco mudou ao longo dos anos, com a população negra mantendo-se com as mesmas porcentagens desde o início da pesquisa.
Com esses dados alarmantes, queremos além de advertir sobre esse problema, sermos um agente de mudança no mundo empresarial. Com a metodologia do Pacto de Promoção da Equidade Racial que une empresas aliadas para fomentar uma cultura organizacional antirracista e alcançar equiparidade social, podemos diminuir essa previsão junto com nomes importantes na luta, como a embaixadora Isabel Fillardis.
O Pacto, lançado em 2021, é uma iniciativa que combate as desigualdades raciais no Brasil, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades para a população negra. Composto por empresas e organizações, tem sido um catalisador de práticas inclusivas no setor público e privado, colocando a questão racial no centro do debate econômico.
Entre suas ações está o Protocolo ESG Racial, que orienta empresas a promoverem equidade em suas operações e comunidades, além do Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que mede a representatividade racial no mercado corporativo. O pacto também lidera projetos como o Pacto das Pretas, para impulsionar mulheres negras em posições de liderança, e o Programa Pacto Transforma, que fortalece a qualificação profissional dessa população.
Essa parceria é um chamado à sociedade para reconhecer que ainda há muitas barreiras a serem superadas no desmantelamento desta hierarquia social estrutural, que mantém a população negra em posições menos privilegiadas, mesmo quando qualificada e apta. Foram necessários cerca de 300 anos para o fim da escravidão, mas os direitos e oportunidades para mais da metade da população brasileira não podem aguardar tanto mais. É urgente agir para reduzir essa projeção e construir um futuro mais justo, inclusivo e igualitário para todos.
“Como agência criativa, entendemos o poder da comunicação para transformar realidades. O ‘Calendário da Equidade’ não é apenas uma contagem de tempo, mas um chamado à ação. Nossa parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial é um compromisso em acelerar mudanças que reduzam os 167 anos projetados para a equidade racial no mercado de trabalho. Juntos, acreditamos que podemos reescrever essa história mais rápido” pontua, Enricco Benetti, Co-CEO e CCO da BFerraz.
“Ao nos deparar com esse triste dado sentimos a necessidade de espalhar essa informação de forma simples e potente. E nada melhor do que um calendário, item que olhamos diariamente, para convidar a todos a uma reflexão, entendendo que o compromisso de transformar o mercado de trabalho em um espaço mais equânime deve ser assumido por todas as cores”, explicam Will Marinho e Vitor Silva, dupla criativa da BFerraz responsáveis pelo projeto.
O pontapé inicial da ação será com a projeção do Calendário da Equidade completo pelo projeto @projetemos no dia da Consciência Negra (20). O calendário também será enviado para celebridades, influenciadores e veículos de comunicação, além de empresas, e estará disponível online para todos aqueles que quiserem baixá-lo. Em parceria com o Pacto, uma cartilha de ações será elaborada para ajudar a redução desse tempo.
Agências
Avantgarde e Volvo entregam experiência imersiva e tecnologia na Fenatran
A Fenatran 2024 foi palco para a Volvo e a agência Avantgarde apresentarem um espaço inovador, com experiência imersiva e tecnológica única para os visitantes. A Volvo aproveitou a ocasião para exibir uma série especial de seus caminhões FH, em celebração aos 30 anos do modelo no Brasil. O estande, de 3.200 m², surpreendeu os visitantes, recebeu mais de 10 mil pessoas e se destacou como uma das principais atrações da feira em São Paulo.
O espaço ofereceu um ambiente que transportava os visitantes para dentro da cabine dos caminhões Volvo, criando uma experiência interativa e sensorial. A principal atração foi uma sala de imersão com um painel de LED curvo de 6 metros e sistema de som 5.1, onde a inteligência artificial (IA) aplicada aos caminhões Volvo foi demonstrada de forma inovadora. Essa imersão fez com que os visitantes conhecessem a inteligência artificial embarcada nos caminhões Volvo que entrega maior economia de combustível, segurança e performance, de maneira clara e acessível ao público. No total, 1500 pessoas participaram na ativação e mais de 200 sessões foram exibidas.
Outra ativação em parceria com a Avantgarde traduziu uma tecnologia exclusiva e pioneira da Volvo Brasil. Em um totem interativo, os visitantes puderam testar a calculadora CIV (Condução Inteligente Volvo), uma tecnologia inovadora que utiliza variáveis para calcular a economia de combustível proporcionada pelos caminhões Volvo em diferentes condições de uso. Essa interação permitiu ao público criar cenários variados, entendendo melhor e de modo mais fácil como a tecnologia da Volvo impacta na eficiência e sustentabilidade dos veículos.
Além da sala de imersão e do totem interativo, o espaço proporcionou quatro Intervenções artísticas por dia durante apresentações comerciais da Volvo, com uma banda de Rock ao vivo interagindo com os conteúdos no telão.
A entrega do estande Volvo para a edição deste ano da Fenatran foi um desafio logístico. Com prazo de apenas 45 dias para planejamento e execução, sendo 10 de montagem, a Avantgarde reuniu uma equipe de mais de 300 pessoas e 50 produtores para garantir que o espaço estivesse pronto em conjunto com o time de Marketing da Volvo. “Aceitamos o desafio de executar um projeto tão grande em tão pouco tempo, incluindo a criação das ativações, toda a execução e coordenação da montagem.
Foram 11 caminhões em exposição, o que demandou uma logística complexa. A experiência proporcionada aos visitantes na Fenatran não apenas destacou as tecnologias da Volvo, mas também o potencial das soluções da Avantgarde”, afirma Elaine Rufato, CEO da Avantgarde.
You must be logged in to post a comment Login