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Geolocalização: conheça a tecnologia que entrega inteligência sobre o comportamento do consumidor no mundo offline

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A geolocalização é uma grande aliada para entender o comportamento do consumidor no mundo físico. Se a década passada foi marcada pelo desenvolvimento de soluções para desvendar como as pessoas se comportam no mundo digital, agora a tendência é que o online se integre cada vez mais com a rotina offline do usuário. É nessa brecha que a geolocalização se posiciona como a ponte que reaproximará o consumidor da loja física.

Geolocalização na publicidade

A definição técnica de geolocalização é o processo de identificar ou estimar a posição geográfica de um objeto no mundo real. No entanto, quando falamos de publicidade, a geolocalização é uma ferramenta para selecionar o melhor momento para impactar o consumidor com um anúncio para celular.

Para que você entenda melhor, vamos contextualizar. Imagine que você está com a sua família em um shopping center. Durante o passeio, você se depara com um anúncio mobile de uma promoção imperdível de uma pizzaria: 50% de desconto se você levar uma acompanhante. No entanto, a oferta só fará sentido para você se você já tiver interesse em desfrutar de uma boa pizza. Caso contrário, você passará direto, não é?

No mundo online, o interesse do consumidor em promoções desse tipo poderia ser validado de várias formas:

Através da análise das suas pesquisas em sites de busca;
A partir do uso de cookies;
Analisando quais perfis ele segue nas redes sociais.

Mas como verificar o interesse do público em determinado produto ou serviço a partir do seu comportamento no meio offline? A resposta é simples: geolocalização! Essa tecnologia coleta os dados de deslocamento dos smartphones e usa essa informação para agrupar consumidores em diferentes perfis de comportamento – conhecidos como clusters. Assim, possibilitando segmentações precisas e que não comprometem a privacidade do consumidor, já que não exigem o uso de dados como nome, e-mail, CPF ou RG, por exemplo.

Resumindo, da mesma forma que é possível agregar consumidores por gênero, idade e classe social, também é possível traçar perfis comportamentais a partir dos lugares que o público frequenta.

Publicidade geolocalizada para o varejista

“Publicidade geolocalizada” é o termo utilizado pelo mercado para sinalizar que a propaganda foi segmentada a partir de dados de geolocalização. Ou seja, usando os locais frequentados pelo público como base para analisar seus interesses no mundo offline. Esse novo jeito de se fazer publicidade é uma mão na roda para o varejista que conta com lojas físicas, já que conecta anúncios digitais com os hábitos do consumidor no mundo real.

2019 é um ano com projeções otimistas para o varejo: um crescimento de 5,2%. A previsão é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Que tal aproveitar a maré boa para otimizar ainda mais os seus resultados com a geolocalização?

O primeiro passo é escolher uma empresa confiável de geolocalização. Geralmente, que não depende de dados terceirizados consegue entregar um serviço melhor.

Entre as principais soluções que entregam publicidade geolocalizada no Brasil a partir de dados próprios estão o In Loco Ads e o Vivo Ads, por exemplo. Para separar o joio do trigo, é importante atentar para alguns detalhes:

Formas de coleta:

Existem diversas formas de coletar dados de geolocalização dos dispositivos. As mais famosas são o GPS, triangulação por torres de celular e dados dos sensores inerciais e ambientais dos smartphones.

A primeira opção não produz dados confiáveis em locais fechados, já que sofre com interferências em ambientes do tipo e não é precisa do suficiente para diferenciar nem em qual lado da rua o usuário está – muito menos a loja que o consumidor está visitando.

O uso de dados de sinal de torres de celular também é bastante impreciso porque depende da força do sinal, da distância e do número de torres no local, além de também estar sujeito à interferências.

Já a utilização de dados dos sensores dos smartphones é a que oferece informações de maior qualidade. Essa técnica de coleta funciona em ambientes fechados, muito útil para entender como o consumidor se comporta nesses locais.

Contexto:

Se o dado for interpretado como um ponto num mapa, ele não agrega valor nenhum à estratégia de marketing e de negócios da empresa. Por isso, é importante usar o dado como base para interpretar o contexto do consumidor. De nada adianta segmentar um anúncio de uma rede de fast food para um cluster de usuários que frequenta lojas de produtos naturais, concorda?

O objetivo não é expor a localização do consumidor. O pulo do gato é entregar o anúncio certo, para o público certo, na hora certa.

Conclusão

A geolocalização é útil para o varejista porque consegue usar dados para direcionar campanhas de celular para clientes em potencial, usando como base o comportamento no mundo físico. Ao impactar o consumidor em momentos estratégicos – quando ele está próximo a uma loja física, por exemplo – o varejista potencializa as chances da propaganda converter em uma venda no mundo real. Porém, é importante atentar para a origem dos dados utilizados pela empresa que veicula os anúncios para evitar comprar gato por lebre.

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Nutella® celebra o Dia Mundial do Pão no ambiente digital e pontos de vendas

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Nutella® celebra o Dia Mundial do Pão no ambiente digital e pontos de vendas

Francês, sírio, italiano, integral, caseiro, de forma. O pão, um dos alimentos mais tradicionais do mundo, tem seu dia comemorado mundialmente em 16 de outubro. Para celebrar a data, Nutella® resolveu criar a ação #Nutella♡Pão, com ativações em pontos de venda, no ambiente virtual e junto aos seus principais parceiros de food service. A ação acontece até o dia 16 de outubro.

“A história da Nutella® tem uma conexão muito forte com o pão. Desde quando o creme de avelã com chocolate foi criado pelos nossos fundadores, na Itália pós-guerra, a ideia era passa-lo sobre o pão para começar mais um dia de trabalho ou estudos”, conta Rodrigo Lopes, diretor de marketing de Nutella® da Ferrero para América do Sul. “Pão e Nutella® formam o casal perfeito. É claro que combinações com frutas, tapioca, bolo de cenoura e todas as outras são uma delícia, mas a união com o pão é clássica”, finaliza.

Foram produzidas 60 mil sacolas de pães personalizadas e 4 mil displays com a campanha, que serão distribuídas nos principais pontos de vendas do país.

Ao público do food service – padeiros, panificadoras e confeitarias – a marca enviará kits especiais de agradecimento pela sólida parceria, com uma espátula personalizada e, claro, um pote de Nutella®.

Nas redes sociais, a marca fará parceria com cinco criadores de conteúdos que mostrarão abordagens diferentes e individualizadas da combinação entre Nutella® e a estrela do dia, o pão.

Na plataforma Tastemade – canal de programação original, com séries de comida, viagem e entretenimento – duas receitas inéditas serão compartilhadas com o público: pãozinho de cenoura e pão sanfona de banana, sempre com Nutella®. Além de receitas deliciosas, a marca também reforça a importância do consumo equilibrado, na porção recomendada. Além das receitas, a ação contará com um quiz sobre o tema.

Por fim, para o Youtube, a marca produziu um vídeo curto, em formato bumper, especialmente para a comemoração. Nele, um casal experimenta diversos tipos de pães com Nutella® durante o café da manhã.

Sacola de pão personalizada com a campanha #Nutella♡Pão

Uma receita única

A relação de Nutella® e pão é antiga. Após a Segunda Guerra Mundial, quando o cacau era extremamente escasso, a Ferrero, empresa originária de Piemonte, na Itália, transformou esse problema em uma solução inteligente: criou uma pasta doce feita de avelãs, açúcar e um pouco do cacau.

A primeira versão podia ser cortada com a faca – era mais sólida e foi chamada de ‘Giandujot’ por conta de um personagem de carnaval da época. Posteriormente, ganhou cremosidade e outro nome:  SuperCrema.

Com o passar dos anos, a receita foi sendo aperfeiçoada até chegar à perfeição. Em mais de 170 países, Nutella passou a ser Nutella®.

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LG é o novo cliente da Raccoon

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LG é o novo cliente da Raccoon

A agência de digital full service Raccoon assume a conta da LG, conglomerado sul-coreano que atua no setor de eletrônicos, eletrodomésticos e telefonia móvel. A agência agora é a responsável pelas estratégias de Trade Marketing e de lançamento da nova Loja Online da LG, por meio das frentes de Mídias Pagas, Design, CRM, Conteúdo, CRO, SEO, Implementação SEO/CRO e Web Analytics.

A parceria se iniciou em julho e a Raccoon envolve uma equipe multidisciplinar para atender a gigante sul-coreana. Todo o time é supervisionado por um Head de Marketing e conta com três principais células, sendo elas: Performance (Mídias+Design), Inbound (CRM, Conteúdo, CRO, SEO e Implementação) e Web Analytics (Tracking, Dashboards e Ciência de Dados).

Para André Palis, sócio-fundador da Raccoon, a parceria mostra que a agência está no caminho certo de ter ao seu lado grandes empresas e também ter a certeza de um crescimento mútuo para chegar a um só objetivo em comum. “Vermos que uma empresa tão grande está confiando em nós para divulgar o lançamento de sua plataforma de e-commerce e também levar novas implementações ao mercado é motivo de orgulho para nós e só demonstra que nossa equipe está pronta para esse e demais desafios que possam surgir”, comenta Palis. “Além disso, poder participar desse lançamento é de uma confiança extrema em nosso trabalho e tenho certeza que daremos conta do recado”, finaliza o executivo.

De acordo com Aline Machado, gerente de vendas online brand shop da LG Electronics do Brasil, a parceria com a Raccoon chega em um momento importante para a marca, o lançamento de sua nova plataforma de compras online. “Na LG valorizamos a proximidade com os consumidores e sempre buscamos formas de oferecer mais comodidade e facilidade de acesso a nossos produtos. A parceria com a Raccoon nos ajudará a proporcionar uma melhor experiência de compra para nossos clientes e a criar uma identificação ainda maior com a nossa marca.”

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