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Geolocalização: conheça a tecnologia que entrega inteligência sobre o comportamento do consumidor no mundo offline

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A geolocalização é uma grande aliada para entender o comportamento do consumidor no mundo físico. Se a década passada foi marcada pelo desenvolvimento de soluções para desvendar como as pessoas se comportam no mundo digital, agora a tendência é que o online se integre cada vez mais com a rotina offline do usuário. É nessa brecha que a geolocalização se posiciona como a ponte que reaproximará o consumidor da loja física.

Geolocalização na publicidade

A definição técnica de geolocalização é o processo de identificar ou estimar a posição geográfica de um objeto no mundo real. No entanto, quando falamos de publicidade, a geolocalização é uma ferramenta para selecionar o melhor momento para impactar o consumidor com um anúncio para celular.

Para que você entenda melhor, vamos contextualizar. Imagine que você está com a sua família em um shopping center. Durante o passeio, você se depara com um anúncio mobile de uma promoção imperdível de uma pizzaria: 50% de desconto se você levar uma acompanhante. No entanto, a oferta só fará sentido para você se você já tiver interesse em desfrutar de uma boa pizza. Caso contrário, você passará direto, não é?

No mundo online, o interesse do consumidor em promoções desse tipo poderia ser validado de várias formas:

Através da análise das suas pesquisas em sites de busca;
A partir do uso de cookies;
Analisando quais perfis ele segue nas redes sociais.

Mas como verificar o interesse do público em determinado produto ou serviço a partir do seu comportamento no meio offline? A resposta é simples: geolocalização! Essa tecnologia coleta os dados de deslocamento dos smartphones e usa essa informação para agrupar consumidores em diferentes perfis de comportamento – conhecidos como clusters. Assim, possibilitando segmentações precisas e que não comprometem a privacidade do consumidor, já que não exigem o uso de dados como nome, e-mail, CPF ou RG, por exemplo.

Resumindo, da mesma forma que é possível agregar consumidores por gênero, idade e classe social, também é possível traçar perfis comportamentais a partir dos lugares que o público frequenta.

Publicidade geolocalizada para o varejista

“Publicidade geolocalizada” é o termo utilizado pelo mercado para sinalizar que a propaganda foi segmentada a partir de dados de geolocalização. Ou seja, usando os locais frequentados pelo público como base para analisar seus interesses no mundo offline. Esse novo jeito de se fazer publicidade é uma mão na roda para o varejista que conta com lojas físicas, já que conecta anúncios digitais com os hábitos do consumidor no mundo real.

2019 é um ano com projeções otimistas para o varejo: um crescimento de 5,2%. A previsão é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Que tal aproveitar a maré boa para otimizar ainda mais os seus resultados com a geolocalização?

O primeiro passo é escolher uma empresa confiável de geolocalização. Geralmente, que não depende de dados terceirizados consegue entregar um serviço melhor.

Entre as principais soluções que entregam publicidade geolocalizada no Brasil a partir de dados próprios estão o In Loco Ads e o Vivo Ads, por exemplo. Para separar o joio do trigo, é importante atentar para alguns detalhes:

Formas de coleta:

Existem diversas formas de coletar dados de geolocalização dos dispositivos. As mais famosas são o GPS, triangulação por torres de celular e dados dos sensores inerciais e ambientais dos smartphones.

A primeira opção não produz dados confiáveis em locais fechados, já que sofre com interferências em ambientes do tipo e não é precisa do suficiente para diferenciar nem em qual lado da rua o usuário está – muito menos a loja que o consumidor está visitando.

O uso de dados de sinal de torres de celular também é bastante impreciso porque depende da força do sinal, da distância e do número de torres no local, além de também estar sujeito à interferências.

Já a utilização de dados dos sensores dos smartphones é a que oferece informações de maior qualidade. Essa técnica de coleta funciona em ambientes fechados, muito útil para entender como o consumidor se comporta nesses locais.

Contexto:

Se o dado for interpretado como um ponto num mapa, ele não agrega valor nenhum à estratégia de marketing e de negócios da empresa. Por isso, é importante usar o dado como base para interpretar o contexto do consumidor. De nada adianta segmentar um anúncio de uma rede de fast food para um cluster de usuários que frequenta lojas de produtos naturais, concorda?

O objetivo não é expor a localização do consumidor. O pulo do gato é entregar o anúncio certo, para o público certo, na hora certa.

Conclusão

A geolocalização é útil para o varejista porque consegue usar dados para direcionar campanhas de celular para clientes em potencial, usando como base o comportamento no mundo físico. Ao impactar o consumidor em momentos estratégicos – quando ele está próximo a uma loja física, por exemplo – o varejista potencializa as chances da propaganda converter em uma venda no mundo real. Porém, é importante atentar para a origem dos dados utilizados pela empresa que veicula os anúncios para evitar comprar gato por lebre.

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Duo&Co incorpora mais uma agência ao grupo e projeta faturamento de R$ 50 milhões com marketing digital em 2024

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Grupo Duo&Co, uma das principais holdings de negócios em comunicação e marketing digital do Brasil, anuncia a incorporação da Conexorama ao seu portfólio de empresas. Agência multipremiada de Florianópolis (SC), a marca é referência nacional em inbound marketing e conta como a sexta aquisição que o grupo Duo&Co faz dentro de um ano. Em 2023, a holding faturou R$ 30 milhões. Para 2024, a empresa projeta uma receita de R$50 milhões, além da aquisição de mais 3 empresas pelo Brasil.

A aquisição da fatia majoritária da Conexorama foi feita por aproximadamente R$ 2,4 milhões em valores projetados de investimentos. Estima-se que 20 clientes da agência catarinense serão integrados à carteira do conglomerado, elevando o número total de clientes da holding para mais de 250. A ampliação dos serviços fortalecerá ainda mais as relações existentes e oferecerá novas oportunidades aos clientes já atendidos pelas duas empresas.

De acordo com João Brognoli, CEO e fundador do Grupo Duo&Co, o negócio ocorre em um excelente momento, visto que a área de inbound é uma das frentes prioritárias para a empresa em 2024. “A intenção da Duo é clara: ser uma das maiores holdings de marketing digital da América Latina. Com isso, a aquisição de uma agência especializada em inbound marketing é um passo importante para a consolidação do nosso espaço no mercado. Adicionar esse know-how ao portfólio fortalece o trabalho de forma significativa”, afirma.

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Road assume comunicação estratégica das redes sociais da SLS Brasil

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Road, referência em estratégia digital, anuncia seu mais recente cliente, a Street League Skateboarding (SLS) – a maior liga de skate de rua do mundo. A parceria tem como objetivo fortalecer o posicionamento da SLS em suas redes sociais como referência em sua trajetória única, como proprietária da principal liga mundial da categoria e o quanto isso reforça o desenvolvimento do esporte aqui no Brasil.

Pelo segundo ano consecutivo, a 213 Sports, que assim como a Road também é uma das verticais da V3A – Agência de Live Marketing e Eventos – é a responsável pela promoção e desenvolvimento de novos negócios da liga no Brasil.

A Street League Skateboarding encontrou na Road uma parceira estratégica e inovadora para impulsionar a visibilidade da liga nas redes sociais e ajudar na performance da competição no país. A agência traz consigo uma vasta experiência em estratégias digitais eficazes, utilizando abordagens arrojadas para engajar públicos e ampliar a presença on-line de marcas.

“Estamos trabalhando para tornar a Road uma das principais agências de marketing do Brasil, construindo narrativas envolventes que transformem marcas em histórias memoráveis ao mesmo tempo que assumimos um compromisso contínuo com o sucesso de nossos clientes, seja na execução ou na comunicação como um todo. É de uma enorme responsabilidade assumir as redes de uma marca como a SLS no Brasil, para dar visibilidade à própria liga e ao Super Crown World Championship no momento em que os atletas brasileiros estão se consagrando como grandes nomes do esporte. É tempo de celebração e nós estamos aqui para explorar novas maneiras de compartilhar a empolgação e a cultura única, conectando os entusiastas de todo o país de forma mais profunda com a comunidade de skatistas”, afirma Daniel Levy, cofundador e diretor da Road.

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