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Fórum Eventos reúne cerca de 500 participantes em São Paulo

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Reputação e nova jornada do consumidor estiveram entre os assuntos do segundo dia do encontro

Conteúdo e muito network marcaram a 6ª edição do Fórum Eventos, que reuniu especialistas nacionais e internacionais e um público de quase 500 pessoas, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Foram dois dias de atividades, em 19 painéis, que trouxeram as novidades e tendências da indústria, que está entre as que mais movimenta a economia nacional.

O segundo dia do Fórum iniciou com o painel O que você está fazendo por sua Reputação, com palestras de Philip Sykes, da The British School of Etiquette, e Marilia Duque, da Duke and Dots, moderado por Patrícia Junqueira, da Escola Brasileira de Etiqueta.

“A reputação é tudo, um pequeno erro pode custar o nosso emprego ou algo até mais grave. Podemos trabalhar duramente durante toda a vida, investir energias, levar 20 anos para construir nossa marca, mas levar apenas 5 minutos pra arruinar nossa reputação”, comentou Philip Sykes.

Sykes lembrou que leva apenas de três a seis segundos para fazermos julgamento de alguém que acabamos de conhecer. “Nós somos nossa marca pessoal, temos que investir em nós mesmos, honrar com nossas palavras, destacar-nos pelo que é correto. Etiqueta e bons modos vão muito além dos talheres à mesa, dizem respeito, inclusive, a como você faz com que as pessoas se sintam e o que pode fazer por elas”, enfatizou.

“Reputação é o somatório das nossas ações virtuosas e viciosas”, complementou Marília Duque. Em tempos de redes sociais, a preocupação com a reputação deve ser ainda maior, na opinião de Marília. “As redes têm persistência e buscabilidade, o nosso erro estará conservado e disponível para busca”.

Executivos da Mastercard, da Cabify, da The Group, da Avantgarde e da Omelete Inteligência estiveram juntos no painel Cliente & Agência, mostrando que a nova jornada do consumidor exige um olhar diferenciado.

“Precisamos olhar pessoas como pessoas. O que mais funciona é a empatia, porque nós também somos consumidores”, comentou a sócia-diretora da Omelete, Ana Del Mar. “Temos a premissa de entregar os produtos ou serviços da maneira correta. Falar em jornada, sem isto, não resolve. Mais do que a jornada, o modelo de interação entre as pessoas mudou e a empatia faz muito sentido”, complementou Gouglas Gomes, da The Group. “Tenho que me adequar ao tempo do consumidor, consumir o consumidor pra entregar o que ele está pedindo”, comentou Diego Cabral, da Avantgarde.

Como alavancar seus negócios através das redes foi o assunto do painel apresentado por Marcelo Politi, que compartilhou as estratégias de crescimento sua agência, a Nove Eventos, que faz gestão de centros de convenções. Mergulhar de cabeça no digital, entender as mudanças em marketing e vendas, desenhar o processo comercial e ajustar as ferramentas foram os recursos que garantiram o sucesso de trabalhos, como o feito pela Nove para o Rooftop5, em São Paulo.

“Apenas 10% das pessoas estão interessadas no assunto que levamos e somente 3% estão no momento da compra. Então, vale a pena investir mais tempo e recursos nestes 3%”, indicou. Para a captação desses leads, Politi enfatizou a importância do marketing de conteúdo e de dividir este conteúdo em mensagens “de topo, meio e fundo de funil” (citando as estratégias do funil de vendas, ensinadas no marketing digital). “A sequência é usar uma ferramenta que faça a intersecção do interesse da pessoa com o perfil dela, pra entregar para o seu departamento comercial. Criar um sistema de métricas e metas”, disse.

A experiência do SXSW – South by Southwest, um festival de economia criativa que acontece em Austin, EUA, foi trazida por Danilo Dallacqua, do Banco de Eventos, Sandro Vieira, da Mark Up, e Bruno Maduro, da Avantgarde, que enfatizaram a disponibilidade dos participantes em discutirem inovação, inteligência, tecnologia. “É um lugar onde se busca referência, informação, boas ideais para os nossos negócios. O SXSW é Cannes de bermuda”, comentou Sandro Vieira. “Velocidade e livre acesso à informação foi o que chamou a atenção, a democratização da informação em prol do anseio de todos em mudar as relações para melhor, a curto prazo. O senso de urgência e a colaboração coletiva foram o que mais saltaram aos olhos”, complementou Danilo Dallacqua.

O Fórum Eventos também teve a Formatura CEM, com a nova turma de oito especialistas em Gestão de Feiras e Eventos, certificados pelo IAEE – International Association of Exhibitions and Events, cujo vice-presidente, o norte-americano Scott Craighead expôs sobre a interferência e o impacto das tecnologias emergentes e da tecnologia sem fio 5G nas feiras, na palestra Os Eventos e as Novas Tecnologias.

Na sequência, especialistas de oito agências (Zum Brazil, F/Malta, Bethe B, D.Mattos, MCI Group, Bueno Arquitetura Cenográfica, Avantgarde e SRCom), além da Rede Globo, apresentaram os principais cases vencedores do Prêmio Caio 2017, a maior premiação da indústria de Eventos no Brasil.

Clientes e agências estiveram juntos novamente no painel Cliente & Agência – High Tech, High Touch, com a participação de Allyson Faria, da Siemens; Cadu Aun, do Twitter; Guilherme Ishikawa, da Aktuellmix; Ricardo Bruno, da Avantgarde; e Siomar Parreira, da Fuego. O assunto foi o uso da tecnologia nos eventos. “Na Siemens, vemos que a interface com o receptor da mensagem de um evento é extremamente importante. Temos utilizado apps de celulares, por exemplo, pra interagir com o público, fazendo quizzes, medimos a audiência e receptividade, disponibilizamos a agenda e conteúdos auxiliares”, afirmou Allyson Faria.

Para eventos corporativos, Cadu Aun lembrou que usar o Twitter para interagir com os interessados e participantes, antes, durante e depois do evento. “Você pode fazer perguntas usando uma hashtag, promover conversas pra saber o que o público quer saber e que tipo de conteúdo oferecer, durante o evento é possível promover enquetes e depois se apropriar da base construída pra ir conversando e estendendo a relação com o consumidor como base para o próximo evento”.

Flavia Gamonar, Top Voice LindedIn; Caroline Freitas, da Editora Reflexão; e Rafael Martins, participaram do “Disruptalks”, sobre atitudes, pessoas e Empreendedorismo Inovador.

“Como ser relevante. Essa é a discussão que tenho todos os dias com o meu vendedor. Procuro ser relevante nas redes, montar campanhas, colocar o dinheiro de forma pensada para que a livraria venha me procurar. As pessoas estão cansadas de mais do mesmo”, afirmou Caroline.

Rafael Martins comentou sobre a importância da “cara de pau”. “Precisamos conseguir virar referência no que fazemos sem praticamente ter recursos. Quando quebramos a barreira da vergonha, o quanto isso pode mudar a nossa vida como um todo? Já convidei palestrantes que achamos que nunca iriam ao evento, peguei o e-mail e fiz o convite. Fazemos muito e dá resultado”.

O último painel do dia reuniu novamente agências e clientes para falar sobre Inspiring Meeting, Inpiring Business, com a participação de Cláudio Rawicz, da Renault; Marina Santos, da Campari; Igor Tobias, da MCI Group; Marcelo Flores, da Playcorp e Mauricio Magalhães, da Agência Tudo, com a moderação de Toni Sando, do Visite São Paulo. A importância do destino para a realização dos eventos foi um dos pontos discutidos, além da participação da agência, a questão da juniorização nas equipes e o quanto este fator pode afetar no processo criativo.

“Muitos eventos que foram um sucesso não teríamos conseguido sem a intervenção e a parceria da agência. Ela precisa estar envolvida emocionalmente com o projeto e, assim, a gente consegue superar todas as burocracias”, enfatizou Marina Santos. A opinião foi compartilhada por Rawicz. “Pensamos no evento como um sonho e temos que sonhar junto com a agência. Quando ela entende o briefing, apresenta a ideia e compramos a ideia, temos uma cumplicidade e conseguimos voar mais alto”.

A 6ª edição do Fórum Eventos reuniu cerca de 500 participantes e finalizou com sorteios de 4 finais de semana em hotéis, para que os participantes conheçam o destino Foz do Iguaçu.

O encontro teve apoio institucional da CNC, Sesc, Senac e destino México e patrocínio do Centro de Convenções Rebouças, Grupo Eldorado, Bueno Arquitetura Cenográfica, Projetech Eventos, RSTcom, Expo Center Norte, Rio CVB, Royal Palm Hall Eventos, GJP Hotels & Resorts e Teleeventos. GL Events, Universidade Corporativa Comendadeira Helena Lundgren e Yazo Connecting Experiences; Hathor Comunicação, Moblee, Tech House, Grupo Atual Victória, Vice Versa, Stoc, Levitatur, HZ Eventos, Pombo Lindberg, Trembão e Cabify. Entidades apoiadoras: AMPRO – Associação de Marketing Promocional, Unedestinos, ABEOC Brasil – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, ForEventos – Fórum do Setor de Eventos, UneDestinos, MPI Brazil – Meeting Professionals International, IAEE – International Association of Exhibitions and Events e CEM – Certified in Exhibition Management.

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Ampro divulga estudo sobre os impactos do PERSE

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A Ampro, Associação de Marketing Promocional, publica os resultados da pesquisa que realizou com associados e não-associados sobre os impactos do PERSE, Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, entre os dias de 28/2 a 6/3.

Esta é mais uma das ações, que a associação realizou em prol da manutenção do PERSE e objetiva comprovar, com números, o quanto o benefício ajudou e vem ajudando os setores de entretenimento, eventos, hotelaria e turismo.

Os dados comprovam a importância do benefício fiscal, já que ainda é utilizado por mais de 97% dos respondentes. E, reitera o peso que as restrições advindas da pandemia de COVID-19 tiveram no setor de eventos, já que para mais de 85% dos participantes esse período representou uma redução no volume de infra-estrutura e gastos operacionais, para 58% resultou em redução de faturamento e, para 70% fez com que o número de demissões aumentasse.

Somado a isso, 88% dos respondentes afirmaram que o PERSE foi importante para que seu negócio não fechasse as portas, e para 85% a redução de custo gerada pelo benefício foi muito determinante para a definição de estratégia de seu negócio. Além disso, apenas 20% dos respondentes afirmaram não ter que demitir caso o benefício fiscal fosse revogado, em oposição aos 70% que afirmaram que o término prematuro do programa geraria prejuízos para suas empresas.

“Não é novidade que o setor que agrega empresas de live marketing  tenha sido profundamente impactado pela pandemia, e ainda esteja em processo de recuperação. Era essencial estarmos munidos de dados para evidenciar o impacto gerado no segmento de live marketing, a fim de permitir que o mercado compreendesse plenamente as consequências da ausência do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE)”, afirma Heloísa Santana, Presidente da Ampro.

A entidade ainda realizará, no dia 27 de março, um webinar exclusivo para seus associados, com o objetivo de informar sobre o andamento das negociações em torno do tema do PERSE.

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Sem Parar promove ação com cronômetro ambulante

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2024 mal tinha começado e muita gente já brincava nas redes sociais com as poucas oportunidades de feriados nacionais para dar aquela esticada no descanso. E como esta sexta-feira (29) será o penúltimo feriado nacional prolongado do ano, o Sem Parar, ecossistema de mobilidade com foco em veículos, vai colocar um caminhão personalizado com um cronômetro percorrendo as principais ruas e avenidas de São Paulo e Rio de Janeiro para lembrar as pessoas que ainda dá tempo de se programar para curtir uma viagem no feriado.

Com a frase “Não é o último chocolate do pacote, mas é o penúltimo. Nesse feriado, vá sem parar” estampada e um relógio em contagem regressiva para a Páscoa, a ação da marca irá percorrer mais de 300 quilômetros nas duas capitais, passando por pontos como avenidas Paulista e Faria Lima, em São Paulo, e avenidas Vieira Solto e Atlântica, no Rio de Janeiro.

Complementando a estratégia com conteúdo gerado por usuários (UGC), a ação também irá presentear com vouchers de R$ 30 clientes que registrarem o caminhão, em foto ou vídeo, e postarem em suas redes sociais marcando o perfil do Sem Parar no Instagram (@sempararoficial).

“Feriado prolongado lembra viagem e viagem é um tema muito proprietário da marca Sem Parar, já que a gente ajuda as pessoas a curtirem a vida sem se preocupar com as filas. Fazia todo o sentido entrar nessa trend das redes que faz piada com os poucos feriados do ano e ajudar na contagem regressiva de quem já está ansioso para o recesso de Páscoa”, explica Catharina Donato, gerente de marketing do Sem Parar. “Nossa intenção com essa estratégia foi conectar mobilidade e viagem de forma descontraída, em um cenário que extrapola o digital e propõe uma interação mais ativa entre os clientes e o Sem Parar”, completa.

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