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Ferramenta analisa fotos para identificar os perfis dos pais dos seriados de TV

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Solução que combina expertise e inteligência artificial ajuda marcas a descobrir se elas estão transmitindo o posicionamento correto

Você conseguiria identificar e descrever de cara seu pai? Suas características principais, seu jeito? Com o avanço tecnológico e aprimoramento da inteligência artificial, é possível analisar as características de uma pessoa com a ajuda de imagens. Para mostrar essa possibilidade e com a chegada do Dia dos Pais (11/8), a Kantar utilizou sua solução NeedScope para tentar avaliar os tipos dos pais mais conhecidos das séries de TV, como Ned Stark de Game of Thrones e Ross Geller de Friends.

O NeedScope usa técnicas projetivas específicas e relacionadas aos arquétipos de Jung para poder desvendar a emoção por trás de uma marca. Ele também combina a expertise de profissionais e um sistema de inteligência artificial para identificar se uma marca está transmitindo o posicionamento desejado, se este é consistente ao longo do tempo.

Ele agrupa as características dos arquétipos da psicologia analítica, divididos em cores – amarelo laranja, marrom, azul, roxo, vermelho – sendo possível diagnosticar as simbologias dentro das peças de comunicação, por exemplo.

Dentro dessa análise, o NeedScope ajudou a identificar os seis tipos de pais dentro desses arquétipos:

Pai de Amarelo: Divertido, engraçado, que se entretém muito junto às crianças. Senta no chão, brinca de aviãozinho. Sente que o mais importante é deixar memórias positivas e alegres e que seu filho experimente de tudo e busque a felicidade como meta principal.

Pai de Laranja: Tranquilo, traz harmonia para casa, participa das brincadeiras das crianças. Esforçam-se para serem melhores. Vai à escola, está junto. Sente que o mais importante é que o filho se sinta parte do todo, unido aos laços da família e que siga sendo simples e se esforçando para ser melhor como pessoa.

Pai de Marrom Gentil, cuida e protege. É um pai que valoriza a família e as tradições e gostaria que seu filho seguisse esse mesmo caminho. Preocupa-se em transmitir seus valores sobre a natureza e o mundo. Gostaria que ele fosse mais sensível ao outro e tivesse um olhar especial sobre o mundo

Pai de Azul: Procura mostrar o mundo por meio de diferentes óticas de conhecimento para o filho, é planejado e tem tudo sob controle. É um pai que gostaria que o filho tivesse amor aos estudos e ao trabalho, porque é por meio deles que acredita que uma pessoa pode melhor se desenvolver. Transmite ao filho que é importante ser curioso e buscar sempre mais, sempre se superar.

Pai de Roxo: Faz questão de dar o melhor para sua família, melhores escolas, melhores roupas e brinquedos. Sente que é importante que o filho saiba que é necessário esforço para estar à frente e só os líderes chegam lá. Afirma sempre a importância de viajar, estudar, ter certificações, se diferenciar dos outros.

Pai de Vermelho: Leva as crianças para se aventurar, para romper fronteiras. Valoriza atividades ao ar livre e destaca a importância do corpo estar sempre ativo. Sente que é importante abrir seu filho às conexões com o mundo e mostrar que a liberdade e a busca da autenticidade, ir atrás do que se coloca como meta, é o melhor caminho para se superar, chegar mais longe.

Com a ajuda de um modelo de IA baseado em redes neurais e conhecimento profundo, o NeedScope analisa imagens por meio do simbolismo arquetípico. Como no exemplo abaixo, do personagem Don Drapper, do seriado Mad Men:

Uma imagem contendo pessoa, homem, céu Descrição gerada automaticamente

Por fim, usando o modelo e expertise por trás do NeedScope, foi possível identificar os pais das séries de TV dentro dessas características:

O papel da análise de posicionamento de marca

Nesse exercício, utilizamos o NeedScope para identificar traços de personalidades de personagens que por serem conhecidos de suas séries, comprovam que a ferramenta consegue avaliar corretamente se eles estão conseguindo transmitir suas características.

Ter esse tipo de conhecimento também é essencial para uma marca saber se sua comunicação, peças publicitárias, postagens em redes sociais, estão realmente transmitindo os valores dela. O NeedScope pode avaliar se a percepção que ela tem dela mesma está alinhada àquela tida pelo público-alvo.

“Uma marca que possui um posicionamento claro, tem força perante os concorrentes e conquista o melhor espaço na emoção do seu consumidor”, Karina Collenghi, diretora de contas da Kantar Brasil e especialista na ferramenta NeedScope. “Ao se posicionar, uma marca mostra sua personalidade, sua missão e sua realidade de forma a chamar a atenção de consumidores que possuem a mesma personalidade, a mesma emoção. No contraponto, uma marca que não se posiciona, fica frágil e pode perder espaço de forma rápida para um competidor que tenha clareza em suas ações.”

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GMD assina campanha para a Roku

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A GMD acaba de assinar mais uma campanha de marketing  da Roku, plataforma de streaming para TV líder nos Estados Unidos em horas de consumo, segundo a Hypothesis Group. A nova campanha conta com mais de 40 peças publicitárias.

Com o objetivo de ampliar o awareness da Roku no país e estimular as vendas de produtos nos meses de maio e junho, a campanha criada pela GMD complementa outras iniciativas da empresa. Para isso, foram criados dezenas de vídeos em diferentes formatos e tamanhos, direcionados aos fãs de streaming que têm por hábito consumir conteúdos como filmes, séries, jogos de futebol, música, entre outros. 

Para desenvolver a campanha, a GMD contou com um time de 13 profissionais e levou cerca de um mês entre planejamento e produção. Lucas Patrício, CEO da GMD, acredita que os excelentes resultados conquistados no ano passado, quando fizeram o primeiro trabalho para a Roku, foram determinantes para a realização da nova campanha.

“A GMD tem bastante sinergia com os mercados do entretenimento e tecnologia, não só pelo histórico da agência no segmento, mas porque todos aqui são consumidores. Entendemos rapidamente a mensagem que a Roku queria transmitir e os resultados do ano passado foram bastante positivos. Esperamos repetir o sucesso de alcance, engajamento e conversão nessa nova campanha”, comenta.

Ficha técnica:

Gerente de Projetos: Barbara Toscano

Analista de Projetos: Thais Queiroz

Especialista de mídia: Gilmar Pereira

Diretor e roteirista: Vina Aguiar

Editor: Rafael Balão

Diretores de arte: Bruno Ribeiro e Lucas Coimbra

Analista de Conteúdo: Diogo Carvalho

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Waze convida usuários a corrigirem a pronúncia de vias públicas

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Waze, a plataforma que conecta comunidades dentro e fora das estradas, lança uma nova campanha comunitária para melhorar e atualizar a pronúncia de ruas, avenidas e rotas em português. A ativação faz parte do trabalho de desenvolvimento da operação de conversão de texto em voz dos engenheiros da empresa, que visa tornar uma das suas vozes padrão – a Alessandra, que reproduz o nome das ruas e avenidas – mais fluente e compreensível para os usuários do aplicativo.

A partir do dia 15 de maio e até dia 31/05, os usuários do Waze poderão ajudar a aprimorar a experiência de navegação para si e para outras pessoas ao relatar a pronúncia incorreta de nomes de ruas e rotas em todo o país. Por meio desse formulário, o feedback será enviado aos engenheiros e desenvolvedores da empresa e ajudará a atualizar e melhorar a experiência de navegação para milhões de motoristas do Brasil. A iniciativa já foi realizada em Israel, país onde o aplicativo nasceu e o resultado foi bastante satisfatório, em duas semanas de campanha foram feitos 200% mais ajustes do que em um ano. Os usuários agora têm uma pronúncia em hebraico muito mais clara e fluída.

O Waze adiciona recursos úteis regularmente, atualizar o desenvolvimento de texto para fala é outra melhoria projetada para aperfeiçoar a experiência do uso em português do Brasil.

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