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“Fazer marketing não é receita de bolo”, afirma especialista da maior rede de fast food do Brasil

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Jorge Lima é sócio da Relp! Aceleradora de Restaurantes e atende Gendai, China in Box e outras franquias do ramo

Entender a alma do negócio é um dos passos primordiais para trilhar o caminho bem sucedido no mundo do comércio. A possibilidade de mensurar e perceber os movimentos do varejo são essenciais para alavancar qualquer empresa.

Atentos a necessidade dos clientes o cenário atual vem cada vez mais se aprimorando no que diz respeito a análise de mercado para garantir o sucesso.

“Fazer marketing não é receita de bolo, qualquer planejamento de comunicação deve ser executado de maneira estratégica, sempre respeitando o enfoque de cada segmento para gerar bons frutos”, explica Jorge Lima, publicitário e especialista em Gestão Empresarial.

Ainda, pensando nisso, Lima reuniu informações valiosas para quem busca alçar voos maiores e manter a casa cheia, ou melhor, o restaurante cheio. O publicitário também é sócio das empresas: Relp! Aceleradora de Restaurantes que atende as marcas China in Box e Gendai, além disso,  já esteve à frente de outras corporações como: Delivery Mall, Ow Brownie e Burburim Digital & Guerrilha, onde contribui com foco principal nas áreas de estratégia, marketing e gestão.

Veja abaixo, as dicas pontuais e relevantes para o marketing de restaurantes:

1 Posicione sua marca
É fundamental você ter um posicionamento claro, definir bem o seu conceito, criar uma identidade que faça você não ser mais um na multidão e construir uma  marca sólida com valor de mercado.

2 Planejamento
Você precisa saber onde quer chegar para ficar mais claro o que precisa ser feito para que o alvo seja alcançado. Nesse processo, você vai analisar: Como fazer isso? Com quem? Quanto vai custar? Qual retorno será obtido?

3 Estabeleça orçamento
Dessa forma, você poderá provisionar suas ações e não ser pego de surpresa ou até mesmo menosprezar ações importantes que acabam não se tornando prioridades porque não tem verba destinada.

4 Selecione fornecedores com know how
O barato pode sair muito caro. Entender e saber explorar ferramentas de marketing exige capacidade técnica. Abra os olhos, peça indicação, avalie os resultados e não somente a estética, procure pessoas que tenham sinergia com seu negócio.

5 Crie métricas e acompanhe
Estabelecer indicadores, metas e acompanhá-las é a forma mais saudável e menos desgastante de se trabalhar em equipe. Números não tem emoção!

“Vale lembrar que, entender da operação de restaurante, ficha técnica, produção, cmv, controle de estoque etc são características indispensáveis para o profissional que cuida do marketing de restaurante. Sair do holofote e colocar a touquinha na cabeça. Ter uma visão de negócios é o fundamental, o resto qualquer profissional de marketing pode fazer”, finaliza Lima.

Tendo todos esses pontos estabelecidos e executados de maneira consciente, o empreendimento e, principalmente os clientes só tem a ganhar.

Porém, é preciso muito mais que uma ótima estratégia de marketing para alavancar seu restaurante. Operações, finanças, delivery e planejamento são partes que se completam e, a partir delas, é possível saber como está o desempenho do seu  negócio.

A Relp! Aceleradora desenvolveu uma ferramenta para que você descubra como anda o desempenho em apenas 6 minutos, acesse:  https://relpaceleradora.com/prediagnostico/

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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?

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*Marilyn Hahn

A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.

De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.

O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.

Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.

Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.

Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.

*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.

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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?

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*Monique Areze

Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.

 

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.

Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.

Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.

Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.

Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.

A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.

*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co

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