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Fabrício Granito: Efeitos da recessão na produção de eventos corporativos – a saída é proporcionar boas experiências

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Desde 2015, o mercado de eventos corporativos sofre com os impactos da crise financeira experimentada pelo país. Não houve apenas uma diminuição do número de eventos realizados, mas também uma redução do budget disponibilizado para essa área. As empresas estão trabalhando com orçamentos, aproximadamente, 30% menores. No entanto, a necessidade da realização de treinamentos e cerimônias não deixou de existir, o que exige mais criatividade e planejamento para apresentar soluções inteligentes.

Um bom evento não precisa ter, necessariamente, um gasto exorbitante. O importante é ter planejamento estratégico, conhecer o público alvo que está sendo atendido e as necessidades da empresa que contrata o serviço de produção. Engana-se, por exemplo, quem pensa que o espaço ou o buffet são as principais estrelas da peça. É certo que há de se escolher bem tais coisas, no entanto, o que vale nessa hora é negociar, sendo assim, é possível adaptar locações e buscar opções mais em conta para alimentos e bebidas.

A pesquisa de preço é importante, é bom apresentar ao cliente alternativas com valores mais acessíveis. A construção de boas relações com empresas parceiras e fornecedores faz a diferença nesse momento. É por isso que o Grupo Hel é capaz de apresentar boas soluções para seus clientes. Com uma vasta experiência neste mercado, nós conseguimos obter boas negociações propondo contrapartidas para nossos parceiros.

Neste ano, tivemos um retorno muito positivo do trabalho que realizamos na premiação do GPTW (Great Place to Work), por exemplo. Com um orçamento enxuto, ainda assim nós entregamos um evento impactante.

O retorno veio rápido e fomos muito elogiados quanto à experiência que proporcionamos. Houve até empresa que já reservou mesa para edição do próximo ano. O diferencial deste case é que priorizamos o entretenimento e conseguimos trazer boas atrações mesmo com o budget enxuto. Num evento corporativo o importante é causar impacto, são das atrações que os expectadores irão se lembrar e levarão consigo para casa. A escolha de um bom palestrante pode ser o ponto de toque na experiência vivida pelo expectador.

A tendência da vez é essa: provocar bons momentos. Por isso se observa o crescimento da realização de eventos interativos e com formatos menores. Cada vez mais se busca a aplicação de apps e outras tecnologias que permitam um contato maior entre público e palestrantes ou realizadores. A experimentação dos produtos e serviços também é um modismo que vem com força neste ano. É com esse tipo de experiência, de acordo com um levantamento realizado pela ABEOC (Associação Brasileira de Eventos Corporativos), que o mercado espera fechar o ano em crescimento.

 

Fabrício Granito, CEO do Grupo Hel

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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?

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*Marilyn Hahn

A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.

De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.

O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.

Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.

Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.

Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.

*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.

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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?

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*Monique Areze

Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.

 

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.

Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.

Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.

Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.

Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.

A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.

*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co

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