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F.biz: um balanço de 20 anos

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A história do site pioneiro da internet que virou uma das mais cobiçadas agências do País

Reconhecida pelo relatório do Agency Scopen como a mais exemplar entre as agências brasileiras e a número 1 em capacidade digital, a F.biz completa 20 anos em 2019. Está hoje entre as agências brasileiras mais admiradas pelos clientes. O segredo é a flexibilidade na condução do negócio para atender cada cliente de forma individualizada e agilidade para entregar soluções completas.

A F.biz nasceu de O Fulano, site de entretenimento pioneiro na história da internet no Brasil, em 1999. Ali era possível encontrar quizz, enquetes pessoais, canais de namoro e apostas em resultados de partidas esportivas. As pessoas participavam de competições, conheciam outras pessoas, se divertiam, ficavam informadas e ainda ganhavam prêmios. Uma parceria com o iBest possibilitou aos usuários do site acesso discado gratuito e a possibilidade de participar do que seria um ensaio de rede social, O Beltrano – ambiente digital onde as pessoas podiam interagir e fazer parte de diversas comunidades.

O Fulano chegou a registrar 56 milhões de visitas ao mês e a ter um banco de mais de 1 milhão de usuários. Ao lado do entretenimento, O Fulano já trabalhava com algo que explodiria logo depois: a publicidade direcionada. Aí surgia a F.biz, com a proposta de atuar como uma produtora digital, focada em promoções, relacionamento e database marketing. Seus primeiros trabalhos foram para MTV, iG e Editora Abril.

No início, a mídia começou na F.biz por meio dos links patrocinados, mas com o passar do tempo, a agência se tornou uma reconhecida expertem publicidade digital. Entre 2007 e 2008, se adaptou novamente, passando a atuar como uma agência digital. A virada veio em 2009, quando a Unilever resolveu dar a gestão de publicidade online nas mãos da F.biz. 

Em 2011, teve 70% do seu capital adquirido pelo WPP Group, mantendo a independência e respondendo diretamente ao board da holding e, em 2014, se apresentou pela primeira vez como uma agência de comunicação integrada, tendo Motorola como cliente fundador desse novo formato. No mesmo ano, assumiu o topo do ranking das agências digitais do Brasil na leitura da Agency Scope, posição esta que mantém até hoje.

Quatro anos mais tarde, a Kantar Ibope Media apontou a F.biz como a agência que mais cresceu em compra de mídia no Brasil, com um acréscimo de 88%. Nesse mesmo ano, a agência foi reconhecida pela Agency Scope como a mais exemplar entre as agências integradas, a número 1 em capacidade digital e em Data Analytics, além de ter um time de atendimento com 100% de aprovação dos clientes. “A F.biz foi pioneira na comunicação digital no Brasil e tem ganhado relevância junto com o crescimento do digital para os negócios e para as empresas. Na primeira fase, o foco foi na construção da mídia digital e na segunda fase, no digital como o centro da comunicação para os clientes. E agora, a tecnologia virou o centro dos negócios dos clientes e por isso, ter um parceiro como a F.biz é fundamental para qualquer empresa que pretende liderar seu mercado no futuro”, diz Roberto Grosman, sócio e co-CEO da F.biz.

A F.biz abriu a sua terceira  década de vida anunciando a chegada de Fernand Alphen para dividir a presidência com o fundador Roberto Grosman, consolidando um plano de ação para os próximos cinco anos. “O futuro da comunicação será totalmente diferente do passado, mas será também, diametralmente distinto daquilo que achamos que ele será. Portanto, precisamos desconfiar das certezas, experimentar e nos adaptar”, diz Alphen.

Para compor o board ao lado de Marcello Hummel (Chief Operating Officer), Juliana Nascimento (Chief Business Officer) e Renata d’Ávila (Chief Strategy Officer), Adriano Alarcon chegou como CCO (Chief Creative Officer). O departamento de Recursos Humanos transformou-se em Diretoria de Cultura e Pessoas sob a direção de Juliana Amorim.

Nestes 20 anos, algumas áreas da F.biz cresceram tanto que se transformaram em novos negócios independentes. Esse foi o caso da MUV – unidade de negócio que desenvolve soluções de mobile marketing para as marcas, além de conectá-las às operadoras de telefonia –, e de Match, especialista em promover experiências relevantes e personalizadas por meio de dados acionáveis, tecnologia conectada e novos processos. Também compõem o grupo o b2biz, área de B2B Marketing da F.biz.

Hoje, a agência atende Jeep, James Delivery, Samsung, Popeyes, Unilever (Rexona, Clear, Comfort, Closeup, Cif, Dove, Seda, TRESemmé), Rico e Ânima Educação.

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Agências

Eagle reinaugura escritório com evento sobre o SXSW em São Paulo

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A Eagle reinaugurou seu escritório, localizado na Vila Madalena, em São Paulo, com evento que reuniu equipe e convidados para a apresentação do novo espaço e insights trazidos da visita recente da diretoria ao SXSW 2024. Chamado de “UpdatEagle”, o encontro compartilhou, no último dia 10, as expectativas para o futuro e aprendizados absorvidos no maior evento de inovação do mundo.

“A intenção foi fortalecer o relacionamento e manter os clientes e parceiros mais próximos, em um ambiente que simboliza o olhar inovador e a busca incessante por evolução que a organização carrega consigo”, enfatiza a CEO da Eagle, Brenda Maia.

O novo espaço da agência, mais moderno, receptivo e colaborativo, acompanha o crescimento da Eagle. Depois de um ano próspero e desafiador, a Eagle fechou 2023 com premiações e crescimento de 43% no número de clientes atendidos. Desde sua fundação, em 2020, a agência já dobrou o número de colaboradores e executou mais de 500 projetos para diversas marcas, como Livelo, ELO, Dimep, Embratel, Pede Pronto, Warner Bros, Qualicorp, Getnet, entre outras. A agência também acaba de ser certificada com o selo Woman-Owned Business no Brasil e se tornar uma das 200 empresas certificadas pela WEConnect International somente na América Latina.

Para 2024, as expectativas são ambiciosas, com ênfase na expansão do mercado, aprimoramento da experiência do cliente e fortalecimento da coesão interna da equipe. “A reinauguração do nosso espaço conversa exatamente com esse objetivo. O espaço está totalmente de cara nova, com nossa nova identidade visual, clean e aconchegante. Temos novos ambientes, como salas novas que comportam até 20 pessoas (cada sala), para promovermos trocas contínuas, além de sala de descompressão e cabines de reuniões. Na entrada, além de do espaço de coffee, temos novos espaços para reuniões. Um ambiente ainda mais preparado para receber nossos parceiros e equipe”, afirma Brenda.

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4ZERO4 – Live Experience Group: da cozinha da república universitária ao faturamento de 200 milhões em 2024

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A agência criada por três amigos universitários, na cozinha da república estudantil, em Florianópolis/SC, conquistou a admiração de marcas nacionais e internacionais, ganhou o Brasil e agora se transforma em um dos maiores grupos de live marketing do país: o 4ZERO4 – Live Experience Group.

“O grupo é a materialização de um sonho que começou há mais de 13 anos e eterniza uma parte da nossa história, da qual temos muito orgulho: o começo de tudo, ali na cozinha do nosso apartamento 404”, explica o CEO do 4ZERO4, Fernando Ligório. Foi ali que surgiu a VOE, uma das agências de live marketing do grupo, que já conta com operações consolidadas em quatro capitais brasileiras, no RS, em SC, SP e no DF.

Além das quatros unidades da agência VOE, o 4ZERO4 tem ainda sob seu guarda-chuva a Hit Makers – um hub de projetos proprietários – e duas novas empresas: a Imagineers, agência de live marketing criada exclusivamente para atender ao mercado gaúcho, e a SEA, nova aposta do grupo para o segmento de Trade Marketing.

As metas de crescimento do recém-lançado grupo 4ZERO4 parecem audaciosas. Nada disso é por acaso, e nem tão novo assim, destaca Fernando Ligório. “O grupo chega para abraçar a VOE, a Hit Makers e todas novas ideias de negócio e oportunidades que tenho certeza de que surgirão no nosso caminho”, adianta.

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