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F.biz: um balanço de 20 anos

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A história do site pioneiro da internet que virou uma das mais cobiçadas agências do País

Reconhecida pelo relatório do Agency Scopen como a mais exemplar entre as agências brasileiras e a número 1 em capacidade digital, a F.biz completa 20 anos em 2019. Está hoje entre as agências brasileiras mais admiradas pelos clientes. O segredo é a flexibilidade na condução do negócio para atender cada cliente de forma individualizada e agilidade para entregar soluções completas.

A F.biz nasceu de O Fulano, site de entretenimento pioneiro na história da internet no Brasil, em 1999. Ali era possível encontrar quizz, enquetes pessoais, canais de namoro e apostas em resultados de partidas esportivas. As pessoas participavam de competições, conheciam outras pessoas, se divertiam, ficavam informadas e ainda ganhavam prêmios. Uma parceria com o iBest possibilitou aos usuários do site acesso discado gratuito e a possibilidade de participar do que seria um ensaio de rede social, O Beltrano – ambiente digital onde as pessoas podiam interagir e fazer parte de diversas comunidades.

O Fulano chegou a registrar 56 milhões de visitas ao mês e a ter um banco de mais de 1 milhão de usuários. Ao lado do entretenimento, O Fulano já trabalhava com algo que explodiria logo depois: a publicidade direcionada. Aí surgia a F.biz, com a proposta de atuar como uma produtora digital, focada em promoções, relacionamento e database marketing. Seus primeiros trabalhos foram para MTV, iG e Editora Abril.

No início, a mídia começou na F.biz por meio dos links patrocinados, mas com o passar do tempo, a agência se tornou uma reconhecida expertem publicidade digital. Entre 2007 e 2008, se adaptou novamente, passando a atuar como uma agência digital. A virada veio em 2009, quando a Unilever resolveu dar a gestão de publicidade online nas mãos da F.biz. 

Em 2011, teve 70% do seu capital adquirido pelo WPP Group, mantendo a independência e respondendo diretamente ao board da holding e, em 2014, se apresentou pela primeira vez como uma agência de comunicação integrada, tendo Motorola como cliente fundador desse novo formato. No mesmo ano, assumiu o topo do ranking das agências digitais do Brasil na leitura da Agency Scope, posição esta que mantém até hoje.

Quatro anos mais tarde, a Kantar Ibope Media apontou a F.biz como a agência que mais cresceu em compra de mídia no Brasil, com um acréscimo de 88%. Nesse mesmo ano, a agência foi reconhecida pela Agency Scope como a mais exemplar entre as agências integradas, a número 1 em capacidade digital e em Data Analytics, além de ter um time de atendimento com 100% de aprovação dos clientes. “A F.biz foi pioneira na comunicação digital no Brasil e tem ganhado relevância junto com o crescimento do digital para os negócios e para as empresas. Na primeira fase, o foco foi na construção da mídia digital e na segunda fase, no digital como o centro da comunicação para os clientes. E agora, a tecnologia virou o centro dos negócios dos clientes e por isso, ter um parceiro como a F.biz é fundamental para qualquer empresa que pretende liderar seu mercado no futuro”, diz Roberto Grosman, sócio e co-CEO da F.biz.

A F.biz abriu a sua terceira  década de vida anunciando a chegada de Fernand Alphen para dividir a presidência com o fundador Roberto Grosman, consolidando um plano de ação para os próximos cinco anos. “O futuro da comunicação será totalmente diferente do passado, mas será também, diametralmente distinto daquilo que achamos que ele será. Portanto, precisamos desconfiar das certezas, experimentar e nos adaptar”, diz Alphen.

Para compor o board ao lado de Marcello Hummel (Chief Operating Officer), Juliana Nascimento (Chief Business Officer) e Renata d’Ávila (Chief Strategy Officer), Adriano Alarcon chegou como CCO (Chief Creative Officer). O departamento de Recursos Humanos transformou-se em Diretoria de Cultura e Pessoas sob a direção de Juliana Amorim.

Nestes 20 anos, algumas áreas da F.biz cresceram tanto que se transformaram em novos negócios independentes. Esse foi o caso da MUV – unidade de negócio que desenvolve soluções de mobile marketing para as marcas, além de conectá-las às operadoras de telefonia –, e de Match, especialista em promover experiências relevantes e personalizadas por meio de dados acionáveis, tecnologia conectada e novos processos. Também compõem o grupo o b2biz, área de B2B Marketing da F.biz.

Hoje, a agência atende Jeep, James Delivery, Samsung, Popeyes, Unilever (Rexona, Clear, Comfort, Closeup, Cif, Dove, Seda, TRESemmé), Rico e Ânima Educação.

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Agências

Obra com elemento surpresa do artista visual Cusco Rebel é destaque no e-commerce da Dionisio.Ag

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Cusco Rebel é o artista escolhido para participar do lançamento da nova obra da Dionisio Store, o e-commerce da Dionisio.Ag, no mês de maio. Voltada para colecionadores e amantes de arte que buscam por obras exclusivas com investimento acessível, a plataforma oferece tiragens limitadas aos consumidores.

“A obra é um encontro entre duas potentes vertentes da arte: a serigrafia, uma técnica mais antiga; e o que temos de mais hypado no mercado hoje: os NFTs. Eu gosto de fazer caveiras porque reforça a questão da igualdade, pois quando morrermos, todos seremos caveiras, o que acaba abrindo janelas para reflexões sobre o que entendemos e não entendemos sobre o fim” afirma Cusco, parceiro da agência e sócio e had de criação do LabOf, hub de inovação com mindset nontraditional.

Em tiragem limitada, a obra é feita em placa de madeira MDF, medindo 20cm x 28cm. A impressão será feita através de serigrafia e o cliente saberá a cor da sua obra somente ao receber o produto. Além da versão física, todos que adquirirem essa edição exclusiva também receberão uma NFT para alojar dentro da sua MetaMask.  O valor do investimento é de R$850,00 por unidade.

Com o amadurecimento do mercado artístico por causa da pandemia, a agência também está se adaptando ao novo cenário com o boom das NFTs e das artes digitais para expandir sua atuação no mercado de arte brasileiro.

“Cusco é um artista fantástico que somos fãs de longa data. É um imenso prazer para nós lançar esta obra exclusiva tanto no formato físico quanto em NFT, que é uma tendência que veio para ficar. Estamos extremamente felizes com o projeto e termos o Cusco com a gente aqui é mais um passo super importante que a Dionisio Store dá em sua (ainda) curta história”, afirma Victor Barros, sócio da Dionisio.Ag.

O formato escolhido para a disponibilização das obras são os “drops”, como são conhecidos os lançamentos exclusivamente sob demanda apresentados através de uma contagem regressiva. Assim, cada obra ficará disponível apenas por um período pré-determinado no site, com o objetivo de aumentar o caráter de exclusividade de cada peça.

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Agências

DreamONE conquista conta da Editora Melhoramentos

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A DreamONE, agência de marketing integrado com foco na geração de resultados para os negócios de seus clientes, anuncia a chegada da Editora Melhoramentos em seu portfólio de contas. O grande objetivo da parceria é alavancar ainda mais a presença e alcance nas plataformas digitais da companhia. Ativa no mercado há mais de um século, a empresa é responsável pela edição de livros para toda a família: infanto juvenil, jovem, adulto, pais e, também, educadores.

A estratégia de comunicação, elaborada pela DreamONE para a Editora Melhoramentos, contempla ações de marketing e publicidade, com foco na área digital. “Pretendemos trabalhar de forma criativa o posicionamento da marca nas mídias digitais com ações de marketing de conteúdo, inicialmente nos perfis do Instagram e Facebook. Além disso, vamos explorar os públicos que consomem conteúdo em outras redes sociais, como o Twitter e TikTok”, afirma Ricardo Tarza, sócio e diretor de inovação e criatividade da DreamONE.

O executivo explica ainda que a agência será responsável por outras frentes como o marketing de performance com foco em superação de metas e demais indicadores sobre as ativações. “Mensalmente, prevemos a criação de campanhas de relacionamento com os livreiros, ações digitais com monitoramento de KPI’s, sempre contando com o auxílio de dashboards em tempo real para mensuração do desempenho das atividades. Também vamos efetuar a criação e adaptação de artes e conceitos para campanhas offline”, finaliza Tarza.

Com mais de 100 anos de experiência, a Editora Melhoramentos iniciou suas atividades com a produção de papel e ao longo de sua trajetória, expandiu seus negócios para o mercado editorial, se tornando uma das referências do segmento no país. Com a publicação de livros que marcaram gerações de leitores, atualmente a empresa conta com projetos importantes na literatura brasileira com o lançamento de livros para todos os públicos atendidos pela editora.

A chegada da Editora Melhoramentos faz parte do objetivo da DreamONE de expandir seu portfólio em 2022. Além dela, contas de outros setores foram conquistadas pela agência em 2022, como a Certsys, consultoria de tecnologia focada na transformação digital de empresas, Rede Santa Catarina, instituição filantrópica responsável pela administração de 11 hospitais entre as regiões Sul e Sudeste, e a Husqvarna, empresa sueca que oferece uma linha completa de ferramentas para construção civil. Elas se juntam a empresas como Microsoft Brasil, Duratex, ABB e Serveng.

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