Conecte-se com a LIVE MARKETING

Digital

Estudo do Facebook aponta que consumo de vídeos e uso de realidades mistas devem aumentar até 2020

Publicado

em

Na segunda edição da série “20 shifts”, o Facebook IQ, time de estudos da empresa, analisou cinco mudanças tecnológicas que transformarão a maneira como as pessoas se conectam e criam comunidades. Estima-se ainda que daqui três anos, a cada três experiências, uma acontecerá por um novo meio. O levantamento traz também a informação de que 68% das pessoas entrevistadas veem o uso da realidade virtual como uma prática comum para o dia a dia no futuro.

O estudo tem como objetivo analisar tendências para os próximos anos e ajudar as pessoas a identificar oportunidades de negócio. Um dos achados da pesquisa mostra que em 2020, 75% do tráfego móvel online será consumido por vídeos, assim como a navegação na internet não dependerá mais de telas.

“A comunicação como conhecemos está em transformação. O uso da realidade virtual e da inteligência artificial, por exemplo, se tornará mais comum e habitual para as pessoas”, explica o vice-presidente do Facebook para América Latina, Diego Dzodan “Os anunciantes vão precisar seguir se adaptando e queremos mostrar o que eles podem considerar para garantir relevância no mundo em evolução”, finaliza.

Confira abaixo os detalhes das cinco tendências indicadas por essa nova fase do estudo:

Concisão é a alma do negócio
À medida que as pessoas estão expostas a um fluxo maior de conteúdos, sua capacidade de absorver informações também acelerou. Ao analisar o Feed de Notícias, o time do FBIQ percebeu que o tempo necessário para uma pessoa assimilar um conteúdo por um dispositivo móvel é menor que em um desktop – de 1,7 segundo contra 2,5 segundos. Também foi reportado que os mais jovens rolam seu Feed de Notícias duas vezes mais rápido que gerações anteriores.

Mais vídeos
Com a popularização no consumo de vídeos, percebemos que este crescimento continuará sendo alimentado pelos Millenials, especialmente quando a conectividade global se torna mais rápida, as telas ficam melhores e ambas tornam-se mais acessíveis. As pessoas estão mais propensas a assistir diariamente um vídeo em um dispositivo móvel do que em um computador. Na Austrália, por exemplo, 48% dos entrevistados afirmam ter efetuado uma compra após assistir um vídeo com conteúdo patrocinado.

A força do ao vivo
As pessoas há muito buscam compartilhar momentos e experiências, mesmo quando não fisicamente juntas. E graças às novas tecnologias, já é possível fazer isso de maneira mais intensa, multisensorial e coletiva do que nunca. Hoje, um a cada cinco vídeos no Facebook são transmissões ao vivo. Ao mesmo tempo, o consumo de vídeos ao vivo cresceu quatro vezes em um ano. Ou exemplo são os jogos no Messenger – 1.5 bilhões de pessoas jogaram juntas nos primeiros 90 dias de 2017

Realidades fluidas
Logo a diferença entre realidade virtual e aumentada deixará de existir, formando uma tecnologia única, se moldando às necessidades das pessoas. Independente do tipo de conteúdo, as possibilidades de criar empatia, experiências de conexão e transporte só continuarão a crescer. Enquanto forma de entretenimento e uso prático no dia a dia, 59% das pessoas entrevistadas acreditam que essas tecnologias podem ajudar na hora de experimentar roupas ou maquiagem, por exemplo. Já 51% ponderam em seu uso para testar um carro antes de finalizar a compra.

Um novo contexto
Até o próximo triênio, as pessoas vão querer ou precisam se envolver com conteúdo, serviços e seu ambiente através de uma variedade de mídias. Você pode “assistir” a um vídeo no trabalho ouvindo apenas o áudio, ou então recorrer às legendas e consumir aquele conteúdo sem áudio. Você poderia ligar para o seu salão de beleza para agendar um horário – ou optar por fazer isso utilizando o Messenger. As pessoas gostam da ideia de ter opções, e tendem a se mostrar mais flexíveis quando existe uma adaptação às suas necessidades.

Continue lendo

Digital

Resenha Digital Clube e Player1 Gaming Group anunciam parceria estratégica para marketing de influência em games e eSports

Publicado

em

Os mundos do esporte eletrônico e dos esportes tradicionais finalmente se conectam com o anúncio de parceria estratégica entre o Resenha Digital Clube, maior network de perfis de conteúdo ligados ao esporte no Brasil, e a Player1 Gaming Group, spin-off de games da Globo que é referência em consultoria e desenvolvimento de projetos no mercado de games e eSports. A Player1 traz sua expertise, capital intelectual e rede de contatos para fortalecer essa colaboração, enquanto o Resenha Digital Clube se encarrega da comercialização, gestão e execução das ações de mídia digital, aproveitando sua vasta experiência em campanhas de marketing de influência.

Com esse acordo, os dois grupos unem forças para criar novos projetos de conteúdo interativo, como podcasts, programas especiais, coberturas de eventos e séries com o propósito de atrair a audiência que gosta de esportes e também de games, e vice-versa. A primeira iniciativa concreta dessa parceria será o lançamento de uma plataforma de conteúdo digital focada no crossover entre o esporte tradicional e o eletrônico, criando espaço de debate e informação para estas comunidades.

Para o diretor comercial do Resenha Digital Clube, Nilson Moysés, esta parceria representa avanço significativo para ambas as empresas. “Estamos muito empolgados com essa colaboração. A Player1 tem uma expertise única no mercado de games e eSports, e, juntos, vamos criar novas oportunidades e experiências inovadoras tanto para o público esportivo quanto para os gamers”, afirma.

O acordo está estruturado em dois modelos principais de operação. No primeiro, de curadoria de projetos, Resenha Digital Clube e Player1 Gaming Group combinarão suas expertises, inteligência de mercado e amplas redes de contatos para desenvolver soluções personalizadas, adaptadas às demandas específicas de marcas e campanhas. No segundo modelo, de sociedade em projetos, as duas partes trabalharão de forma colaborativa, definindo conjuntamente as prioridades estratégicas a serem lançadas no mercado, com responsabilidade e participação compartilhadas em todas as etapas do processo.

O CEO da Player1 Gaming Group, Leandro Valentim, reforça o potencial da parceria. “Parte da nossa missão é conectar o mundo dos games ao mainstream de maneira autêntica e inovadora. E as conexões com esporte vêm crescendo fortemente, especialmente depois do anúncio do Comitê Olímpico Internacional da realização, a partir de 2025, das Olimpíadas dos Esports. O Resenha Digital Clube é um parceiro ideal para expandirmos nossa atuação no mercado de mídia digital, unindo a paixão pelos esportes com as infinitas possibilidades dos games.”

Com esta colaboração, as páginas sociais da Player1, como Instagram, TikTok e YouTube, passam a integrar a network do Resenha Digital, sendo comercializadas pelo seu time comercial. Da mesma forma, o Resenha será incluído entre os parceiros da Player1 no site oficial da empresa e nos seus materiais de comunicação.

Continue lendo

Digital

GOAT Digital apresenta Rookie Digital, unidade dedicada a micro e pequenas empresas

Publicado

em

O ecossistema GOAT Digital anuncia o lançamento de uma nova empresa dedicada a oferecer soluções de marketing digital mais acessíveis para micro e pequenas empresas. A nova operação – denominada Rookie Digital – chega ao mercado com a expectativa de alcançar 300 clientes ativos e um faturamento de R$ 6 milhões em seu primeiro ano de operação, com planos mensais de R$ 3 mil.

A Rookie já nasce com metodologias e processos consolidados pela GOAT Digital, além de contar com o suporte contínuo da equipe do ecossistema, que se posiciona como referência em marketing digital para organizações de diferentes tamanhos e segmentos.

A nova empresa surgiu da percepção de que muitas pequenas empresas no país ficavam fora do escopo da GOAT Digital devido aos custos envolvidos. “Nosso propósito é entregar serviços eficazes de maneira acessível à realidade de todos empresários e empreendedores brasileiros. A Rookie nasce da vontade de adaptar o know-how que construímos no nosso ecossistema para escopos financeiramente viáveis para essa parcela de empreendedores, cooperando com o crescimento das micro e pequenas empresas de todo o país”, explica Renato Hideki, CEO do ecossistema.

O mercado de micro e pequenas empresas é vasto e promissor. Segundo dados do Sebrae, essas empresas são responsáveis por aproximadamente 55% dos empregos com carteira assinada no Brasil e contribuem com quase 30% do PIB do país.

“Seguimos inovando e expandindo nossas operações, com a certeza de que a Rookie será uma peça-chave para consolidar nossa liderança no mercado de marketing digital. Com essa nova operação, estamos preparados para atender empresas de todos os segmentos e em todo o território nacional, trazendo uma nova perspectiva para o marketing digital acessível”, conta Hideki.

Continue lendo