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Em três semanas de trabalho com o Grupo RÁI, Ricardo Eletro registra aumento de 20% nas vendas

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Agência será responsável por toda a comunicação da rede varejista, apostando na proximidade com consumidor e no posicionamento “Fechado com Ricardo”

Grupo RÁI, um dos maiores grupos independentes de comunicação do Brasil, conquistou a conta da Ricardo Eletro, rede varejista pertencente à Máquina de Vendas, e em apenas três semanas de implementação da nova estratégia de marketing, já apresenta um aumento de 20% nas vendas gerais. O resultado é consequência da estratégia elaborada pela RÁI que aproxima ainda mais os consumidores da Ricardo Eletro.

Com a assinatura “Fechado com Ricardo”, a campanha mostra uma marca mais próxima do cliente, que ajuda os consumidores a realizarem seus sonhos e construírem suas vidas, seja por meio do preço acessível, rapidez, diversidade de portfólio e opções de pagamento.

De acordo com Débora Assunção, diretora de Marketing da empresa, o conceito “Fechado com Ricardo” marca um novo momento da nossa comunicação. “O Ricardo sempre esteve à frente da comunicação da rede, mas com foco na defesa do preço, um dos pilares fundamentais para nossos clientes. A partir de agora, vamos além disso; queremos mostrar que estamos juntos com os consumidores em outras frentes também, com a melhor forma de pagamento, com uma entrega rápida ou com diversidade de produtos”, afirma.

Campanha Institucional

No filme institucional, são apresentadas pessoas em diferentes ações cotidianas e momentos de consumo e, para a surpresa do espectador, elas são vistas levando o nome sobrenome Eletro junto aos seus próprios nomes, Laura Eletro, Zé Eletro, pois se identificam com o que a marca representa para elas.

Fábio Burg, CEO do Grupo RÁI, explica que a linha criativa se baseou em estudos de mercado e pesquisas de opinião realizadas pelo Grupo. “A imagem do Ricardo é muito forte, é reconhecido nas lojas e as pessoas se identificam com ele.  O Ricardo é Eletro assim como a Maria, o João, a Ana, e todo mundo que trabalha, sonha e acredita que pode se realizar mais com a vida”, pontua.

Intitulado “Fechado com Ricardo”, o filme institucional terá as versões de 30” e 15”, que serão veiculadas em Pay TV, em canais como GNT, Multishow, Viva, Megapix, Universal, Studio Universal, Discovery Chanel, Discovery H&H, Fox, National Geographic, Fox Sports e TNT, além de desdobramentos para as mídias sociais e PDV (no final do texto estão as informações técnicas).

O plano de comunicação da Ricardo Eletro tem uma amplitude onichannel envolve um mídia offline e online. A retomada do investimento em marketing, acrescenta Débora, que o vem como uma das principais estratégias da marca na corrida pela conquista de metas agressivas para o segundo semestre de 2019.

A RÁI desenvolveu o novo posicionamento da marca no mercado e tem sob sua responsabilidade também todas as ações de publicidade e propaganda, planejamento estratégico de comunicação, mídia, BI, e-commerce e criação de conteúdo para redes sociais. A Dezoito Comunicação, empresa de PR e marketing de influenciadores do grupo, será responsável pelo relacionamento com a imprensa, formadores de opinião, celebridades e influenciadores.

Fábio Burg (CEO) lidera o time que comandará a conta, conquistada pela Head de Novos Negócios, Vanessa Aloi. Cléia Barros (VP de Atendimento e Integração), Alessandra Inson (Diretora de Atendimento), Maurício Cavalcanti (VP de Criação), Roberto Cardoso (Diretor de Criação), Daniel Barros (Diretor de Planejamento), Alex Braga (Head de Planejamento) e Kauana Neves (Gerente de PR e Influenciadores) fazem parte da equipe que se dedicará a conta.

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Free Free e Dzarm lançam collab inspirada no Outubro Rosa

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Free Free, plataforma e Instituto que trabalham pela liberdade física, emocional e financeira de mulheres, através de iniciativas que aceleram a equidade de gênero, a inclusão e a transformação social, lança uma collab em parceria com a marca Dzarm. Com o lema “A Nossa Liberdade é Pink”, as peças são inspiradas no Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama, e apresentam estampas divertidas e mensagens cheias de significado, que podem ser usadas em diferentes ocasiões.

O projeto é uma iniciativa do Free Free Fashion, que trabalha a moda como ferramenta de cura e libertação. Com calças, vestidos e blusas, todos na cor rosa, a coleção busca trazer força e inspiração, celebrando o poder das mulheres e ressignificando o pink. “Nós acreditamos que a moda tem um grande poder de suporte, recuperação e resgate na vida das mulheres. O rosa não é uma cor frágil. Ele traz força, alegria e bom humor. Vesti-lo nesse momento que está todo mundo cansado e de luto significa ter coragem. O pink é superpower!”, afirma Yasmine McDougall Sterea, CEO e fundadora do Free Free.

Para combater o medo, a desinformação e a falta de acesso a consultas e exames, a DZARM e o Free Free estão doando 100 consultas médicas para o Horas da Vida, instituição sem fins lucrativos que atua promovendo a inclusão e o acesso gratuito à saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O projeto conta também com o apoio do laboratório Femme, que realizará doações de mamografias, reforçando a importância do diagnóstico precoce na luta contra o câncer de mama. Além de parte das vendas serem revertidas para os cursos e projetos de impacto do Free Free.

Entre as participantes do projeto estão Yasmine Sterea, Stella Yeshua, Leticia Nascimento, Rosa Saito, Stella Yeshua, Mônica Alcântara e Ana Arietti. Através da moda, todas elas transformaram suas vidas e formas de se expressar e de lidar com o corpo.

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Plataforma de conexão Portland usa o Intercâmbio Criativo Brasileiro como ferramenta de inovação

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A diversidade cultural representa o conjunto de costumes e tradições, que vão desenhando os comportamentos e valores em diferentes regiões. Uma porta se abriu durante a pandemia e veio para ficar, é um caminho sem volta em que os “hubs” estão na nuvem, o home office permite que diferentes culturas se conectem e, consequentemente, tragam novas perspectivas, visões e criatividade para os projetos.

E, falando de Brasil, por conta do seu extenso tamanho territorial, e sua diversidade abundante, notamos o quão grande é o seu potencial de troca de experiências e conhecimento.

Uma empresa é formada por seus funcionários em que, cada um deles, possui uma identidade cultural, uma história de vida. Logo, cada empresa é reflexo de quem a compõe. E, pensando assim, é importante que nesse “microambiente” sejam levadas em conta essas diferenças, para ser uma troca saudável e receptiva.

Exemplo desse intercâmbio de visões diferentes é a Portland, uma plataforma de conexão de diferentes realidades que atua para a reconstrução de um mercado mais humano e um mundo mais criativo.  Na 5ª temporada em 2021, expandiu sua rede em formato Webinar para além da diversidade étnica e social, considerando outros recortes demográficos que potencializaram a pluralidade das conexões.

A agência abriu seu processo seletivo à distância quebrando as barreiras do espaço físico, possibilitou a conexão com pessoas que, apesar de estarem longe, estão na mesma sintonia que a empresa. O resultado foi a inscrição de mais de 800 candidatos de todo o Brasil, que tiveram a oportunidade de mostrar o seu lado mais criativo para vagas conectadas pela Portland.

Com candidatos Portlanders mais diversos, os resultados elevaram: “Conseguimos ampliar as nossas visões para outros horizontes que possibilitaram a construção de projetos ainda mais humanos e, consequentemente, criativos. Foi possível integrar pessoas de diferentes lugares do Brasil trazendo as pessoas como protagonistas e representantes de diferentes recortes da diversidade, o que tem deixado nossos processos mais ricos e os resultados mais genuínos”, diz Bruno Höera, fundador da agência.

A mudança radical de comportamento no trabalho, de uma maneira geral, possibilitou ainda mais esse intercâmbio. A pandemia trouxe um protagonismo das áreas de RH das empresas e das agências que surgiu por conta da urgência das empresas precisarem entender as realidades de cada um de seus funcionários, identificando as suas necessidades particulares para um home office suficientemente estruturado e uma equipe mais acolhedora e empática.

Para a Portland, a diversidade é uma ferramenta de inovação e esse é um dos fatores que fazem do Brasil um país tão criativo. A pluralidade de pessoas em uma empresa permite um ambiente melhor de trabalho, mesmo que virtual, aumentando a produtividade e a rentabilidade das corporações. É uma conta simples, mas que apenas ficou óbvia quando o discurso ficou batido o suficiente para ser transformado em ações. E, muitas dessas ações validaram na prática o que estava difícil da teoria explicar.

A próxima temporada de recrutamento da Portland tem previsão de acontecer no verão – porque o sol é para todes. A ideia é ir mais além e trazer outra visão de diversidade. Em sua 6ª temporada, a diversidade etária não só será uma das pautas, mas também uma prática. “Na questão geracional, sabemos que atualmente há duas grandes lacunas na inclusão de pessoas: jovens que não têm experiência e não conseguem entrar no mercado; e ainda as que têm muitos anos de praia, mas não conseguem uma recolocação, principalmente por conta do preconceito em relação à atualização e uso de ferramentas e tecnologias – o que obviamente é um grande mito. A maturidade coloca os nossos processos e projetos em um outro patamar de entrega”, reflete Höera.

Se olharmos por outro lado, realmente existe um mercado inteiro a ser explorado. Enquanto muitas marcas focam suas comunicações na juventude, o Brasil vai aumentando a faixa etária da média da sua população. É, a partir daí, que a economia prateada vai ganhando espaço e relevância. Um grupo multicultural – seja de ideias, vivências ou idade – é de extrema importância, pois resulta em um ambiente mais agradável e dinâmico.

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