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DORITOS lança campanha para o Rock in Rio 2019

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Marca reforça diversidade proporcionando experiências ao público e acessibilidade para PCDs
A Guitarra da Diversidade, com cordas coloridas e design que segue a identidade visual da campanha #ColoRIR é um dos destaques. Instrumento será tocado por Andreas Kisser, no Dia do Metal

“Nada é mais bold do que ser você mesmo’’. Foi com esta frase que a campanha de DORITOS® RAINBOW elevou o patamar da conversa sobre diversidade em 2019 e, desta vez, faz um convite a todos para unirem suas diferenças e colorirem juntos a Cidade do Rock como snack oficial do Rock in Rio, o maior e mais conhecido festival de música e entretenimento do mundo, que acontece de 27 de setembro a 06 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro.

Há três anos, a marca abraça a causa LGBTQI+ apoiando e promovendo debates sociais em torno do movimento no Brasil. Desde então, DORITOS®, que faz parte do portfólio da PepsiCo, vem amplificando a voz da diversidade e revertendo as vendas do produto para ONGs que apoiam a comunidade. Para a edição de 2019, o conceito escolhido para a campanha #ColoRIR mostra que unir diferenças é ter uma atitude BOLD.

Um dos pontos altos das ações de DORITOS® no Rock in Rio é criação da Guitarra da Diversidade, que ganhou cordas coloridas, personalizada com a identidade visual da campanha #ColoRIR. A guitarra da diversidade tem destino certo. No “Dia do Metal” do festival, 4 de outubro, ela será tocada por Andreas Kisser, do Sepultura, em ação inédita que amplifica o apoio à causa.

Durante todos os dias do evento, as ativações criadas para DORITOS® na Cidade do Rock permitirão que os participantes mergulhem no universo Rainbow com experiências interativas e instagramáveis. Um lounge em frente ao Palco Mundo foi planejado para incentivar o engajamento do público e convidados para um diálogo aberto sobre diversidade.

‘’O Rock in Rio tem o poder de reunir os mais variados estilos musicais, culturais e suas diferenças. A ideia da Guitarra da Diversidade surgiu como um ícone dessa sociedade diversificada e plural. Nossa proposta é fazer um convite para que as pessoas possam #ColoRIR a Cidade do Rock e mostrar que as nossas diferenças se completam e tornam o mundo melhor’’, afirma Daniela Cachich, vice-presidente de marketing da PepsiCo.

Desde que foi lançado no Brasil, em 2017, DORITOS® RAINBOW estimula a conversa sobre o tema LGBTQI+ e chama atenção de consumidores para ampliarem seus pontos de vista praticando tolerância e respeito, além de destinar 100% das vendas ao apoio de instituições ligadas ao movimento, escolhidas por meio de um edital. Foram cinco ONGs assistidas, mais de sete projetos realizados e mais de 5 mil pessoas impactadas.

Acessível para PCD

A diversidade não marcará presença somente no que se refere à comunidade LGBTQI+, mas também na inclusão. DORITOS® é a primeira marca a patrocinar o espaço PCD, área pensada e planejada para melhorar a experiência das pessoas com deficiência durante o festival e gerar inclusão desde 2017.

Todos os espaços de DORITOS® serão acessíveis e a marca, em parceria com o Rock in Rio, oferece uma série de iniciativas para garantir maior comodidade para este público como kits livres e oficina de reparos para os cadeirantes e intérpretes de libras para pessoas com deficiência auditiva. Além disso, serão disponibilizadas vans adaptadas – com serviço de shuttle exclusivo para PCD – garantindo mais conforto na chegada à Cidade do Rock, e ainda carrinhos de golf que auxiliam na locomoção entre as plataformas dos palcos Mundo, Sunset e New Dance Order.

Já as pessoas com deficiência visual contarão com mapas táteis e audiodescrição para identificar a atmosfera do festival munidos de fone de ouvido com narração em tempo real sobre tudo o que está acontecendo ao vivo no Palco Mundo e detalhes sobre os ambientes do Rock in Rio, incluindo rotas de como chegar até o balcão de informações.

“Entendemos que é preciso estender a conversa para um cenário de inclusão, ao proporcionar diversão acessível para todas pessoas com respeito, conforto e igualdade”, declara Daniela Cachich.

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GMD assina campanha para a Roku

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A GMD acaba de assinar mais uma campanha de marketing  da Roku, plataforma de streaming para TV líder nos Estados Unidos em horas de consumo, segundo a Hypothesis Group. A nova campanha conta com mais de 40 peças publicitárias.

Com o objetivo de ampliar o awareness da Roku no país e estimular as vendas de produtos nos meses de maio e junho, a campanha criada pela GMD complementa outras iniciativas da empresa. Para isso, foram criados dezenas de vídeos em diferentes formatos e tamanhos, direcionados aos fãs de streaming que têm por hábito consumir conteúdos como filmes, séries, jogos de futebol, música, entre outros. 

Para desenvolver a campanha, a GMD contou com um time de 13 profissionais e levou cerca de um mês entre planejamento e produção. Lucas Patrício, CEO da GMD, acredita que os excelentes resultados conquistados no ano passado, quando fizeram o primeiro trabalho para a Roku, foram determinantes para a realização da nova campanha.

“A GMD tem bastante sinergia com os mercados do entretenimento e tecnologia, não só pelo histórico da agência no segmento, mas porque todos aqui são consumidores. Entendemos rapidamente a mensagem que a Roku queria transmitir e os resultados do ano passado foram bastante positivos. Esperamos repetir o sucesso de alcance, engajamento e conversão nessa nova campanha”, comenta.

Ficha técnica:

Gerente de Projetos: Barbara Toscano

Analista de Projetos: Thais Queiroz

Especialista de mídia: Gilmar Pereira

Diretor e roteirista: Vina Aguiar

Editor: Rafael Balão

Diretores de arte: Bruno Ribeiro e Lucas Coimbra

Analista de Conteúdo: Diogo Carvalho

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Waze convida usuários a corrigirem a pronúncia de vias públicas

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Waze, a plataforma que conecta comunidades dentro e fora das estradas, lança uma nova campanha comunitária para melhorar e atualizar a pronúncia de ruas, avenidas e rotas em português. A ativação faz parte do trabalho de desenvolvimento da operação de conversão de texto em voz dos engenheiros da empresa, que visa tornar uma das suas vozes padrão – a Alessandra, que reproduz o nome das ruas e avenidas – mais fluente e compreensível para os usuários do aplicativo.

A partir do dia 15 de maio e até dia 31/05, os usuários do Waze poderão ajudar a aprimorar a experiência de navegação para si e para outras pessoas ao relatar a pronúncia incorreta de nomes de ruas e rotas em todo o país. Por meio desse formulário, o feedback será enviado aos engenheiros e desenvolvedores da empresa e ajudará a atualizar e melhorar a experiência de navegação para milhões de motoristas do Brasil. A iniciativa já foi realizada em Israel, país onde o aplicativo nasceu e o resultado foi bastante satisfatório, em duas semanas de campanha foram feitos 200% mais ajustes do que em um ano. Os usuários agora têm uma pronúncia em hebraico muito mais clara e fluída.

O Waze adiciona recursos úteis regularmente, atualizar o desenvolvimento de texto para fala é outra melhoria projetada para aperfeiçoar a experiência do uso em português do Brasil.

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