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Degustação é forte ação para conquistar clientes

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E uma das ferramentas mais efetivas em aproximar um produto de consumidores potenciais

Entender o comportamento humano e o que buscam os clientes é fundamental para desenhar ações efetivas que farão com que o público-alvo opte por seu produto e não pelo do concorrente. A degustação é uma delas, e tem forte impacto no consumidor. Segundo especialistas, é uma prática que pode aumentar em até 20% as vendas já que, ao experimentar – e gostar –, o cliente é impulsionado a levar o produto para a casa. Vamos analisar: quando queremos uma roupa, fazemos questão de provar; se o objeto de desejo for um perfume, sentir o cheiro é condição antes de decidir. Desse modo, não fica difícil perceber que experimentar tem grande influência na decisão de compra.

E quando a degustação rompe barreiras e possibilita a experimentação de produtos alimentícios preparados em eletroportáteis do momento, ou um penteado diferente com aquele item que promete enrolar ou alisar os cabelos? Se torna, sem dúvida, um verdadeiro chamariz. Portanto, a degustação não é a simples distribuição ou demonstração de algo, mas, sim, uma excelente ação de marketing. Existe um estudo do Instituto Popai – Associação Global para Marketing e Varejo, que afirma que aproximadamente 80% dos clientes comprariam um produto depois de uma degustação satisfatória no ponto de vendas. Portanto, uma ferramenta e tanto para indústria e comércio. “Mas é preciso saber fazer”, pontua Ãdila Ribeiro Berretella, diretora da TOP PEOPLE, empresa especializada em trade marketing e recrutamento e seleção, e alerta: “Ao decidir oferecer ao cliente uma experiência sensorial é preciso ficar atento a alguns pontos”:

– O promotor/a destacado para a ação deve ser simpático, bem treinado e conhecer muito bem o produto que está oferecendo;
РO asseio ̩ muito importante, tanto pessoal quanto do local da degusta̤̣o;
РSeja mesa, balc̣o ou bandeja, manter apenas o que estiver demonstrando;
– Avaliar com critério a receita a ser elaborada e testá-la antes da demonstração;
РO local para a degusta̤̣o deve ser estrat̩gico (ponto natural do produto);
РA exposi̤̣o do material de PDV precisa atrair e direcionar para que o cliente ṇo se distraia com os concorrentes;
РCondi̵̤es especiais, como promo̵̤es durante a degusta̤̣o, atrai ainda mais consumidores.

Principais vantagens do marketing de degustação:
– Baixo investimento;
– Retorno imediato;
– Melhor aproveitamento do PDV;
– Gerar marketing boca a boca.

“Levando em consideração que mais de 80% das compras são definidas dentro do ponto de venda, todo esforço para atrair e convencer o cliente a comprar determinado produto é válido e tem grandes chances de dar certo. Prova disso, está na pesquisa do Portal Trade PDV News, cujo resultado aponta que em torno de 50% de todos os lançamentos são descobertos justamente dentro do PDV e não pelos meios de comunicação mais comuns”, finaliza Ãdila.

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Vencedores da 21ª edição do Prêmio POPAI Brasil são anunciados em cerimônia

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A cerimônia do Prêmio POPAI Brasil 2021 aconteceu em grande estilo e foi conduzido por Bruno Busquet, presidente do POPAI Brasil, e pela comunicadora Luah Galvão na noite do dia 23 de novembro, no Espaço Wood em São Paulo.

Foram mais de 170 troféus entregues, e reuniu 250 convidados presenciais além de milhares espectadores virtuais ao redor do mundo, os quais puderam acompanhar ao vivo pela web a maior e mais duradoura Premiação do Marketing no Varejo. Aclamado como o “Oscar do Varejo”, o Troféu do Prêmio POPAI Brasil incentiva e reconhece o trabalho dos profissionais do setor, que a cada evento surpreende com soluções cada vez mais criativas e eficazes, que há vários anos colocam o Brasil em destaque na premiação mundial – SHOP! Global Awards nos Estados Unidos.

Mesmo em um ano tão atípico como o vivido, o prêmio bateu mais um recorde de inscrições, foram quase 400 campanhas, de mais de 60 empresas diferentes. Tais números, crescentes ano após ano, espelham o grau de relevância e prestígio da premiação. “São números impressionantes que crescem a cada ano, o Prêmio POPAI Brasil é mais do que uma premiação dos melhores, ele tangibiliza e inspira soluções extraordinárias do marketing no varejo”, afirmou o VP de Premiações Raphael Tasquetto.

O evento contou ainda com diversas entidades convidadas como APAS, TWO SIDES, RDI, IDVF, BRAZIL PROMOTION além das empresas patrocinadoras e apoiadoras que foram essenciais para realização dessa grande festa. E ainda foram entregues os troféus dos ganhadores da 1ª edição do Prêmio GC Shopper Show que tem como objetivo compartilhar os melhores projetos e reconhecer os profissionais que se engajam ano a ano para oferecer a melhor experiência do shopper em loja. “Nós temos um compromisso verdadeiro com a credibilidade, por isso temos conosco o apoio integral de todos os agentes dentro do ecossistema varejista,” finalizou Bruno Busquet .

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Rio de Janeiro ganha cenografia de Natal assinada pela MChecon

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Declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, na categoria paisagem cultural urbana, a cidade do Rio de Janeiro atrai turistas de todo mundo não só por conta das suas praias, clima e belezas naturais, mas também pelas inúmeras atividades turísticas propostas pela Prefeitura do Rio, por meio da Riotur. Através da Riotur, a cidade promove alguns dos maiores eventos do mundo, entre eles o Carnaval – o maior espetáculo da terra – e o Réveillon. No entanto, engana-se quem pensa que o Natal está fora do calendário de celebrações.

De olho na retomada do turismo, a Prefeitura carioca, inspirada pelas linhas, formas, cores, paisagens e luzes da cidade do Rio de Janeiro, acaba de lançar uma decoração natalina que vai atrair visitantes de todos os lugares. Assinadas pela MChecon, considerada uma das maiores empresas do país no ramo de cenografia, as instalações temáticas poderão ser vistas e visitadas na orla das zonas Sul e Oeste e no Parque Madureira, na Zona Norte, até o dia 06 de janeiro de 2022. A ideia é que o projeto se torne uma tradição na cidade.

A cenografia traz elementos e instalações que se integram à paisagem local, inspiradas nas linhas da cidade, no calçadão de Copacabana, nas ondas do mar e no céu. Um verdadeiro convite à contemplação e interação. Ao longo da Avenida Atlântica, em Copacabana, postes decorados vão iluminar o calçadão. Na altura da Rua Santa Clara, uma Árvore de Natal de 14 metros vai decorar o canteiro central e estruturas iluminadas, em formato de estrela e globo, estarão na altura das ruas Xavier da Silveira, Bolívar, Figueiredo de Magalhães e República do Peru. No calçadão, um letreiro iluminado com a mensagem de “Feliz Natal” será instalado entre as ruas Constante Ramos e Santa Clara. Estrutura semelhante também irá decorar o Parque Madureira.
Além disso, os 24 postos de salvamento da orla marítima, do Leme ao Pontal, ganharão painéis temáticos e uma placa com a frase “Feliz Natal” em sete idiomas: português, inglês, espanhol, francês, alemão, japonês e chinês. A instalação dos painéis contou com o apoio da concessionária OrlaRio e da Fecomércio e toda a ação teve o patrocínio da Coca-Cola e Fecomércio.

“Esse ano, queremos que a passagem do Natal no Rio seja emblemática. E, nada melhor que a Avenida Atlântica, na Praia de Copacabana, reconhecida mundialmente com um dos cenários mais bonitos da cidade, para simbolizar a esperança e o amor que essa época faz florescer em nós. A orla, nosso maior atrativo turístico, exibirá mensagens positivas de Feliz Natal, assim como o exuberante Parque de Madureira”, celebra a presidente da Riotur, Daniela Maia.
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