Conecte-se com a LIVE MARKETING

Agências

De galerias a céu aberto às exposições internas, plataforma Instagrafite completa 8 anos transformando cidades e pessoas

Publicado

em

Bem além do grafite, a dupla visionária transcende a arte urbana no Brasil e no mundo através da curadoria e produção

Há cerca de dez anos, o bairro Wynwood Walls, referência no mundo de arte urbana em Miami, abriu a porta da inspiração para o grafite deixar de ser marginalizado e ilegal. “A arte urbana e o grafite foram descobertos no final dos anos 70. Desde então, o ponto de vista visionário de transformar espaços públicos em galerias a céu aberto evoluiu o conceito do muralismo no mundo, incluindo São Paulo. Empenas e pinturas se profissionalizaram para um formato mais autorizado, visando uma transformação nos bairros”, comenta Marina Bortoluzzi, sócia de Marcelo Pimentel, criadores do Instagrafite.

Dois anos depois dessa referência, o Instagrafite, um dos primeiros perfis no Instagram de arte do mundo, nasceu como uma galeria virtual colaborativa, impulsionando a cobertura da dupla como mídia nos principais festivais do circuito internacional de arte urbana. Os brasileiros não imaginavam que seria a porta para transformar cidades. Completando agora 08 anos com mais de 1 milhão de seguidores, se tornou uma plataforma independente e um dos maiores hubs de arte de atuação mundial.

Publicitários por formação e visionários pelo conceito disruptivo, o perfil empreendedor do Instagrafite firmou um modelo criativo que conecta a arte e inovação para grandes eventos, marcas, empresas e agências. “Ao longo dos anos e através da nossa presença online e física em tantos festivais importantes no mundo da arte, o Instagrafite transcendeu o formato além de mídia, para uma plataforma de curadoria, produção, product management e consultoria em diferentes formas de arte urbana, pública e contemporânea”, conta Marcelo. Na capital paulistana, já foram mais de 20 empenas produzidas pelo Instagrafite.

A mais recente empena estampa o projeto realizado para o Nubank, hoje a principal fintech da América Latina. Para expressar alguns pontos da cultura da empresa, o Instagrafite reproduziu a arte do designer Cezar Berger na nova sede da empresa na Rua Capote Valente, assumindo o mood em cores da marca.

Com execução do time especializado em reprodução de artes gráficas do Instagrafite, além da empena, a marca estendeu a arte para a parte interna do prédio do Nubank. A escadaria ganhou uma atmosfera inspirada no conceito dos metrôs de Nova York, com reprodução de throw-ups, bombs e graffiti em uma tinta especial, fluorescente, que brilha no escuro – tinta e materiais que o Instagrafite vem se especializando.

O ano de 2019 refletiu em oportunidades crescentes para ambos. Ganharam o Grand Prix de Mídia em Cannes na ação Air Max Graffiti Stores da Nike. Também foram responsáveis pela criação e curadoria da galeria de arte interativa “The Good Gallery” no metrô Consolação com manifesto da diversidade para sincronizar a estreia de uma série do Sony Channel.  Além de projetos para o Itaú, no Recife; Uliving, em São Paulo; e Spotify, em Goiânia. Uma das conquistas do ano foi também a consolidação e relação com prefeituras em todo o Brasil, iniciada com um festival para a de Itapevi, na Grande São Paulo, mas com outras possibilidades a serem reveladas em 2020.

“As agências e marcas estão mais atentas e inclinadas a investir em projetos mais duradouros, que deixam um legado à cidade, e a empena faz essa conexão positiva. Hoje há uma valorização do artista urbano que evolui muito na técnica e na capacidade de entender a estrutura grandiosa de um mural, uma casa ou prédio. Seja como arte pública ou como uma mídia diferente, autoral e conceitual, que entrega uma propaganda de forma nada convencional, saindo do óbvio, em um formato mais contemporâneo”, ressalta Marina.

Pelo viés artístico desvinculado de marcas, os caçadores de talentos assinaram recentemente a curadoria da nova edição do ‘Além da Rua”, festival internacional que acontece em Fortaleza, no Ceará, onde o Instagrafite convidou artistas nacionais e internacionais para transformar o mar em uma galeria de arte a céu aberto, com um conceito inédito no mundo de velas pintadas.

Para a dupla, o futuro da arte contemporânea contempla o formato “spect-actor” (espectador ator), no qual o observador interage e contribui de alguma forma para a obra de arte. Ações interativas e memórias afetivas podem envolver as comunidades dentro dos contextos da arte, tanto em espaços internos como na rua. “Cada vez mais queremos disseminar esse formato para o Brasil e o mundo, e a tecnologia responde uma demanda do público, que está cansado de monólogos. Seja com realidade aumentada, aplicativos, projeção, tudo que permeia esse universo como com interação de luzes e neon, entre outros materiais de instalação que o observador possa interagir para a obra acontecer. O investimento é mais alto, mas é uma tendência apresentar projetos inovadores e interativos”, conclui Marcelo. 

Para comemorar a nova fase, o Instagrafite terá uma repaginação da sua identidade visual, com materiais e site novo a serem lançados até janeiro de 2020. 

Aliás, em 2020, a dupla do Instagrafite já planeja projetos em parceria com prefeituras, instituições famosas e espaços expositivos visando a transformação nas cidades de todo o Brasil, com galerias a céu aberto e exposições internas, seguindo com seu conceito inovador de curadoria, produção e disseminação da arte pública no Brasil e no mundo, e inspirando diversas pessoas.

http://instagrafite.com/

https://www.instagram.com/instagrafite/

https://www.wtfinstagrafite.com/

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Agências

DreamONE conquista conta da Editora Melhoramentos

Publicado

em

A DreamONE, agência de marketing integrado com foco na geração de resultados para os negócios de seus clientes, anuncia a chegada da Editora Melhoramentos em seu portfólio de contas. O grande objetivo da parceria é alavancar ainda mais a presença e alcance nas plataformas digitais da companhia. Ativa no mercado há mais de um século, a empresa é responsável pela edição de livros para toda a família: infanto juvenil, jovem, adulto, pais e, também, educadores.

A estratégia de comunicação, elaborada pela DreamONE para a Editora Melhoramentos, contempla ações de marketing e publicidade, com foco na área digital. “Pretendemos trabalhar de forma criativa o posicionamento da marca nas mídias digitais com ações de marketing de conteúdo, inicialmente nos perfis do Instagram e Facebook. Além disso, vamos explorar os públicos que consomem conteúdo em outras redes sociais, como o Twitter e TikTok”, afirma Ricardo Tarza, sócio e diretor de inovação e criatividade da DreamONE.

O executivo explica ainda que a agência será responsável por outras frentes como o marketing de performance com foco em superação de metas e demais indicadores sobre as ativações. “Mensalmente, prevemos a criação de campanhas de relacionamento com os livreiros, ações digitais com monitoramento de KPI’s, sempre contando com o auxílio de dashboards em tempo real para mensuração do desempenho das atividades. Também vamos efetuar a criação e adaptação de artes e conceitos para campanhas offline”, finaliza Tarza.

Com mais de 100 anos de experiência, a Editora Melhoramentos iniciou suas atividades com a produção de papel e ao longo de sua trajetória, expandiu seus negócios para o mercado editorial, se tornando uma das referências do segmento no país. Com a publicação de livros que marcaram gerações de leitores, atualmente a empresa conta com projetos importantes na literatura brasileira com o lançamento de livros para todos os públicos atendidos pela editora.

A chegada da Editora Melhoramentos faz parte do objetivo da DreamONE de expandir seu portfólio em 2022. Além dela, contas de outros setores foram conquistadas pela agência em 2022, como a Certsys, consultoria de tecnologia focada na transformação digital de empresas, Rede Santa Catarina, instituição filantrópica responsável pela administração de 11 hospitais entre as regiões Sul e Sudeste, e a Husqvarna, empresa sueca que oferece uma linha completa de ferramentas para construção civil. Elas se juntam a empresas como Microsoft Brasil, Duratex, ABB e Serveng.

Continue lendo

Agências

Ampfy é a nova agência de comunicação da Dr. Oetker no Brasil

Publicado

em

Após vencer processo de concorrência, a Ampfy anuncia a conquista da conta da Dr.Oetker no Brasil. A empresa de alimentos, que está presente no mercado brasileiro desde a década de 30, escolheu a agência para ser 100% responsável por sua comunicação integrada. A Ampfy estará à frente do planejamento estratégico de comunicação e mídia, da criação e produção das campanhas para 2022 e 2023.

“Estamos muito honrados com a conquista de uma marca tão admirada e presente no dia a dia do brasileiro como a Dr. Oetker. Nosso desafio será trazer a mesma qualidade dos produtos para a comunicação, com o objetivo de elevar o awareness da marca e estimular o preparo caseiro de receitas.” completa Gulherme Brum, sócio e chief business officer da Ampfy.

“Nossos desafios não param e entendemos que a parceria com a Ampfy contribuirá para que a marca Dr.Oetker esteja cada vez mais próxima e conectada com o consumidor ’’ comenta Sabrina Torquato, head de marketing da Dr. Oetker no Brasil.

Continue lendo