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De galerias a céu aberto às exposições internas, plataforma Instagrafite completa 8 anos transformando cidades e pessoas
Bem além do grafite, a dupla visionária transcende a arte urbana no Brasil e no mundo através da curadoria e produção
Há cerca de dez anos, o bairro Wynwood Walls, referência no mundo de arte urbana em Miami, abriu a porta da inspiração para o grafite deixar de ser marginalizado e ilegal. “A arte urbana e o grafite foram descobertos no final dos anos 70. Desde então, o ponto de vista visionário de transformar espaços públicos em galerias a céu aberto evoluiu o conceito do muralismo no mundo, incluindo São Paulo. Empenas e pinturas se profissionalizaram para um formato mais autorizado, visando uma transformação nos bairros”, comenta Marina Bortoluzzi, sócia de Marcelo Pimentel, criadores do Instagrafite.
Dois anos depois dessa referência, o Instagrafite, um dos primeiros perfis no Instagram de arte do mundo, nasceu como uma galeria virtual colaborativa, impulsionando a cobertura da dupla como mídia nos principais festivais do circuito internacional de arte urbana. Os brasileiros não imaginavam que seria a porta para transformar cidades. Completando agora 08 anos com mais de 1 milhão de seguidores, se tornou uma plataforma independente e um dos maiores hubs de arte de atuação mundial.
Publicitários por formação e visionários pelo conceito disruptivo, o perfil empreendedor do Instagrafite firmou um modelo criativo que conecta a arte e inovação para grandes eventos, marcas, empresas e agências. “Ao longo dos anos e através da nossa presença online e física em tantos festivais importantes no mundo da arte, o Instagrafite transcendeu o formato além de mídia, para uma plataforma de curadoria, produção, product management e consultoria em diferentes formas de arte urbana, pública e contemporânea”, conta Marcelo. Na capital paulistana, já foram mais de 20 empenas produzidas pelo Instagrafite.
A mais recente empena estampa o projeto realizado para o Nubank, hoje a principal fintech da América Latina. Para expressar alguns pontos da cultura da empresa, o Instagrafite reproduziu a arte do designer Cezar Berger na nova sede da empresa na Rua Capote Valente, assumindo o mood em cores da marca.
Com execução do time especializado em reprodução de artes gráficas do Instagrafite, além da empena, a marca estendeu a arte para a parte interna do prédio do Nubank. A escadaria ganhou uma atmosfera inspirada no conceito dos metrôs de Nova York, com reprodução de throw-ups, bombs e graffiti em uma tinta especial, fluorescente, que brilha no escuro – tinta e materiais que o Instagrafite vem se especializando.
O ano de 2019 refletiu em oportunidades crescentes para ambos. Ganharam o Grand Prix de Mídia em Cannes na ação Air Max Graffiti Stores da Nike. Também foram responsáveis pela criação e curadoria da galeria de arte interativa “The Good Gallery” no metrô Consolação com manifesto da diversidade para sincronizar a estreia de uma série do Sony Channel. Além de projetos para o Itaú, no Recife; Uliving, em São Paulo; e Spotify, em Goiânia. Uma das conquistas do ano foi também a consolidação e relação com prefeituras em todo o Brasil, iniciada com um festival para a de Itapevi, na Grande São Paulo, mas com outras possibilidades a serem reveladas em 2020.
“As agências e marcas estão mais atentas e inclinadas a investir em projetos mais duradouros, que deixam um legado à cidade, e a empena faz essa conexão positiva. Hoje há uma valorização do artista urbano que evolui muito na técnica e na capacidade de entender a estrutura grandiosa de um mural, uma casa ou prédio. Seja como arte pública ou como uma mídia diferente, autoral e conceitual, que entrega uma propaganda de forma nada convencional, saindo do óbvio, em um formato mais contemporâneo”, ressalta Marina.
Pelo viés artístico desvinculado de marcas, os caçadores de talentos assinaram recentemente a curadoria da nova edição do ‘Além da Rua”, festival internacional que acontece em Fortaleza, no Ceará, onde o Instagrafite convidou artistas nacionais e internacionais para transformar o mar em uma galeria de arte a céu aberto, com um conceito inédito no mundo de velas pintadas.
Para a dupla, o futuro da arte contemporânea contempla o formato “spect-actor” (espectador ator), no qual o observador interage e contribui de alguma forma para a obra de arte. Ações interativas e memórias afetivas podem envolver as comunidades dentro dos contextos da arte, tanto em espaços internos como na rua. “Cada vez mais queremos disseminar esse formato para o Brasil e o mundo, e a tecnologia responde uma demanda do público, que está cansado de monólogos. Seja com realidade aumentada, aplicativos, projeção, tudo que permeia esse universo como com interação de luzes e neon, entre outros materiais de instalação que o observador possa interagir para a obra acontecer. O investimento é mais alto, mas é uma tendência apresentar projetos inovadores e interativos”, conclui Marcelo.
Para comemorar a nova fase, o Instagrafite terá uma repaginação da sua identidade visual, com materiais e site novo a serem lançados até janeiro de 2020.
Aliás, em 2020, a dupla do Instagrafite já planeja projetos em parceria com prefeituras, instituições famosas e espaços expositivos visando a transformação nas cidades de todo o Brasil, com galerias a céu aberto e exposições internas, seguindo com seu conceito inovador de curadoria, produção e disseminação da arte pública no Brasil e no mundo, e inspirando diversas pessoas.
Agências
Pacto de Promoção da Equidade Racial e BFerraz promovem “Calendário da Equidade”
Já pensou sonhar por mais de um século com uma oportunidade de crescimento profissional? Essa é a realidade para as pessoas pretas no Brasil. Em estimativa realizada pelo IDBR, com base nos dados do IBGE-Caged em 2023, levará 167 anos para alcançar a equidade racial no mercado de trabalho, ou seja, só em 2190. Mas, não queremos esperar tanto. Por isso, a BFerraz em parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial criaram o “Calendário da Equidade”, que marca o tempo necessário para que pessoas negras alcancem igualdade no mercado de trabalho.
Segundo o estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil (2021), 34,5% dos pretos e 38,4% dos pardos viviam na pobreza, quase o dobro da taxa entre brancos (18,6%). Na extrema pobreza, os índices foram de 9% para pretos e 11,4% para pardos, enquanto apenas 5% dos brancos estavam nessa condição. No mercado de trabalho, as desigualdades persistem: conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua (2023), a população branca apresentou uma taxa de desemprego de 5,9%, enquanto para os pretos (8,9%) e pardos (8,5%) os índices superaram a média nacional. Os resultados evidenciam que pouco mudou ao longo dos anos, com a população negra mantendo-se com as mesmas porcentagens desde o início da pesquisa.
Com esses dados alarmantes, queremos além de advertir sobre esse problema, sermos um agente de mudança no mundo empresarial. Com a metodologia do Pacto de Promoção da Equidade Racial que une empresas aliadas para fomentar uma cultura organizacional antirracista e alcançar equiparidade social, podemos diminuir essa previsão junto com nomes importantes na luta, como a embaixadora Isabel Fillardis.
O Pacto, lançado em 2021, é uma iniciativa que combate as desigualdades raciais no Brasil, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades para a população negra. Composto por empresas e organizações, tem sido um catalisador de práticas inclusivas no setor público e privado, colocando a questão racial no centro do debate econômico.
Entre suas ações está o Protocolo ESG Racial, que orienta empresas a promoverem equidade em suas operações e comunidades, além do Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que mede a representatividade racial no mercado corporativo. O pacto também lidera projetos como o Pacto das Pretas, para impulsionar mulheres negras em posições de liderança, e o Programa Pacto Transforma, que fortalece a qualificação profissional dessa população.
Essa parceria é um chamado à sociedade para reconhecer que ainda há muitas barreiras a serem superadas no desmantelamento desta hierarquia social estrutural, que mantém a população negra em posições menos privilegiadas, mesmo quando qualificada e apta. Foram necessários cerca de 300 anos para o fim da escravidão, mas os direitos e oportunidades para mais da metade da população brasileira não podem aguardar tanto mais. É urgente agir para reduzir essa projeção e construir um futuro mais justo, inclusivo e igualitário para todos.
“Como agência criativa, entendemos o poder da comunicação para transformar realidades. O ‘Calendário da Equidade’ não é apenas uma contagem de tempo, mas um chamado à ação. Nossa parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial é um compromisso em acelerar mudanças que reduzam os 167 anos projetados para a equidade racial no mercado de trabalho. Juntos, acreditamos que podemos reescrever essa história mais rápido” pontua, Enricco Benetti, Co-CEO e CCO da BFerraz.
“Ao nos deparar com esse triste dado sentimos a necessidade de espalhar essa informação de forma simples e potente. E nada melhor do que um calendário, item que olhamos diariamente, para convidar a todos a uma reflexão, entendendo que o compromisso de transformar o mercado de trabalho em um espaço mais equânime deve ser assumido por todas as cores”, explicam Will Marinho e Vitor Silva, dupla criativa da BFerraz responsáveis pelo projeto.
O pontapé inicial da ação será com a projeção do Calendário da Equidade completo pelo projeto @projetemos no dia da Consciência Negra (20). O calendário também será enviado para celebridades, influenciadores e veículos de comunicação, além de empresas, e estará disponível online para todos aqueles que quiserem baixá-lo. Em parceria com o Pacto, uma cartilha de ações será elaborada para ajudar a redução desse tempo.
Agências
Avantgarde e Volvo entregam experiência imersiva e tecnologia na Fenatran
A Fenatran 2024 foi palco para a Volvo e a agência Avantgarde apresentarem um espaço inovador, com experiência imersiva e tecnológica única para os visitantes. A Volvo aproveitou a ocasião para exibir uma série especial de seus caminhões FH, em celebração aos 30 anos do modelo no Brasil. O estande, de 3.200 m², surpreendeu os visitantes, recebeu mais de 10 mil pessoas e se destacou como uma das principais atrações da feira em São Paulo.
O espaço ofereceu um ambiente que transportava os visitantes para dentro da cabine dos caminhões Volvo, criando uma experiência interativa e sensorial. A principal atração foi uma sala de imersão com um painel de LED curvo de 6 metros e sistema de som 5.1, onde a inteligência artificial (IA) aplicada aos caminhões Volvo foi demonstrada de forma inovadora. Essa imersão fez com que os visitantes conhecessem a inteligência artificial embarcada nos caminhões Volvo que entrega maior economia de combustível, segurança e performance, de maneira clara e acessível ao público. No total, 1500 pessoas participaram na ativação e mais de 200 sessões foram exibidas.
Outra ativação em parceria com a Avantgarde traduziu uma tecnologia exclusiva e pioneira da Volvo Brasil. Em um totem interativo, os visitantes puderam testar a calculadora CIV (Condução Inteligente Volvo), uma tecnologia inovadora que utiliza variáveis para calcular a economia de combustível proporcionada pelos caminhões Volvo em diferentes condições de uso. Essa interação permitiu ao público criar cenários variados, entendendo melhor e de modo mais fácil como a tecnologia da Volvo impacta na eficiência e sustentabilidade dos veículos.
Além da sala de imersão e do totem interativo, o espaço proporcionou quatro Intervenções artísticas por dia durante apresentações comerciais da Volvo, com uma banda de Rock ao vivo interagindo com os conteúdos no telão.
A entrega do estande Volvo para a edição deste ano da Fenatran foi um desafio logístico. Com prazo de apenas 45 dias para planejamento e execução, sendo 10 de montagem, a Avantgarde reuniu uma equipe de mais de 300 pessoas e 50 produtores para garantir que o espaço estivesse pronto em conjunto com o time de Marketing da Volvo. “Aceitamos o desafio de executar um projeto tão grande em tão pouco tempo, incluindo a criação das ativações, toda a execução e coordenação da montagem.
Foram 11 caminhões em exposição, o que demandou uma logística complexa. A experiência proporcionada aos visitantes na Fenatran não apenas destacou as tecnologias da Volvo, mas também o potencial das soluções da Avantgarde”, afirma Elaine Rufato, CEO da Avantgarde.
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