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CPFL Energia traz experiência interativa para lançar campanha de canais digitais de atendimento

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Idealizado pelo b2biz, projeto terá vídeos nas redes sociais e ativações em mídia online e offline protagonizados pelo Professor Energia, personagem criado exclusivamente para a ação

Diante do desafio de desmistificar o uso dos canais digitais de atendimento para clientes de todas as idades e perfis sociais, a CPFL Energia lançou na última sexta-feira (19) uma extensa campanha. De forma didática e divertida, a empresa quer mostrar para todos os moradores da sua área de atuação que é fácil e rápido utilizar o site e o aplicativo da empresa para fazer qualquer tipo de solicitação. Tudo isso com a ajuda de um personagem animado, carismático e brincalhão, o Professor Energia, criado exclusivamente para o projeto.

O objetivo da campanha, criada pelo b2biz – a área de B2B Marketing da F.biz –, é ampliar a adesão dos clientes aos canais digitais, que facilitam o atendimento a quem precisa entrar em contato com a CPFL Energia e tornam mais eficiente a gestão das solicitações por parte das distribuidoras. O Professor Energia vai protagonizar uma série de vídeos que serão publicados nas redes sociais da empresa e uma extensa lista de ativações em mídia online e offline, que se estendem até o final do ano. As ações vão abranger desde spots de rádio, outdoors até notificações para quem já usa o aplicativo.

As ativações serão direcionadas para diferentes perfis de clientes e com estratégias diferentes para cada um dos públicos. A campanha abarca todas as cidades de atuação da companhia em São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O primeiro tutorial, sobre negociação de débitos e solicitação de segunda via da conta, terá sua veiculação iniciada nos primeiros dias de agosto.

O lançamento do projeto contou com uma experiência interativa e aberta para toda a população – uma cabine de teletransporte instalada na Praça Rui Barbosa, em Campinas, cidade sede do grupo CPFL. No espaço, a população pode interagir virtualmente com o Professor Energia em uma instalação audiovisual que misturava vídeo, som, luzes, vibrações e fumaça. Além de ter um primeiro contato com o personagem, quem participou ganhou brindes exclusivos da empresa.

Antes da inauguração, o influenciador Nattan Paiva (@nattanpaiva) e as microinfluenciadoras Ana Claudia (@blogcoisasdeana) e Paula Palhares (@paulapalharees) foram contratados para participar de uma ativação em que, diante da cabine coberta por um pano preto, chamava os moradores da cidade para que comparecessem no local no dia marcado. As redes sociais da companhia também foram utilizadas para criar o suspense, com publicações que apontavam para a nova parceria do grupo com o Professor Energia. Após a ativação, a companhia irá mostrar os relatos de quem participou da experiência em  um vídeo no YouTube, amplificando assim o alcance da ação e ajudando a cumprir o objetivo junto a esse público.

“Os atendimentos da CPFL Energia pelos canais digitais crescem a cada ano e queremos que se tornem parte do dia a dia dos nossos clientes. Adotamos uma estratégia de divulgação regional que fosse ao mesmo tempo didática e atraísse o interesse da população”, explica Juliana Nunes, Diretora de Comunicação Empresarial e Marca Institucional da CPFL Energia.

Para Lara Magalhães, diretora de Grupo de Contas do b2biz, “exploramos o humor com a finalidade de nos aproximar mais do público e assim, aumentar a utilização do aplicativo e dos canais digitais da CPFL”.  Lara ainda diz que “a chave de sucesso da campanha foi trazer um personagem que despertasse o interesse do público. E a ideia do Professor Energia é justamente que as pessoas se sintam à vontade para aprender”.

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GMD assina campanha para a Roku

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A GMD acaba de assinar mais uma campanha de marketing  da Roku, plataforma de streaming para TV líder nos Estados Unidos em horas de consumo, segundo a Hypothesis Group. A nova campanha conta com mais de 40 peças publicitárias.

Com o objetivo de ampliar o awareness da Roku no país e estimular as vendas de produtos nos meses de maio e junho, a campanha criada pela GMD complementa outras iniciativas da empresa. Para isso, foram criados dezenas de vídeos em diferentes formatos e tamanhos, direcionados aos fãs de streaming que têm por hábito consumir conteúdos como filmes, séries, jogos de futebol, música, entre outros. 

Para desenvolver a campanha, a GMD contou com um time de 13 profissionais e levou cerca de um mês entre planejamento e produção. Lucas Patrício, CEO da GMD, acredita que os excelentes resultados conquistados no ano passado, quando fizeram o primeiro trabalho para a Roku, foram determinantes para a realização da nova campanha.

“A GMD tem bastante sinergia com os mercados do entretenimento e tecnologia, não só pelo histórico da agência no segmento, mas porque todos aqui são consumidores. Entendemos rapidamente a mensagem que a Roku queria transmitir e os resultados do ano passado foram bastante positivos. Esperamos repetir o sucesso de alcance, engajamento e conversão nessa nova campanha”, comenta.

Ficha técnica:

Gerente de Projetos: Barbara Toscano

Analista de Projetos: Thais Queiroz

Especialista de mídia: Gilmar Pereira

Diretor e roteirista: Vina Aguiar

Editor: Rafael Balão

Diretores de arte: Bruno Ribeiro e Lucas Coimbra

Analista de Conteúdo: Diogo Carvalho

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Waze convida usuários a corrigirem a pronúncia de vias públicas

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Waze, a plataforma que conecta comunidades dentro e fora das estradas, lança uma nova campanha comunitária para melhorar e atualizar a pronúncia de ruas, avenidas e rotas em português. A ativação faz parte do trabalho de desenvolvimento da operação de conversão de texto em voz dos engenheiros da empresa, que visa tornar uma das suas vozes padrão – a Alessandra, que reproduz o nome das ruas e avenidas – mais fluente e compreensível para os usuários do aplicativo.

A partir do dia 15 de maio e até dia 31/05, os usuários do Waze poderão ajudar a aprimorar a experiência de navegação para si e para outras pessoas ao relatar a pronúncia incorreta de nomes de ruas e rotas em todo o país. Por meio desse formulário, o feedback será enviado aos engenheiros e desenvolvedores da empresa e ajudará a atualizar e melhorar a experiência de navegação para milhões de motoristas do Brasil. A iniciativa já foi realizada em Israel, país onde o aplicativo nasceu e o resultado foi bastante satisfatório, em duas semanas de campanha foram feitos 200% mais ajustes do que em um ano. Os usuários agora têm uma pronúncia em hebraico muito mais clara e fluída.

O Waze adiciona recursos úteis regularmente, atualizar o desenvolvimento de texto para fala é outra melhoria projetada para aperfeiçoar a experiência do uso em português do Brasil.

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