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Conectados e abertos às inovações, Centennials mudam a maneira como os lares consomem

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Nascidos após 1997, quando a internet já era realidade e a economia caminhava para a recuperação, os Centennials têm uma relação completamente diferente com o consumo na comparação com as demais gerações. De acordo com o estudo Centennials aos 21, elaborado pela Kantar, essa parcela da população já representa 32% da população brasileira, tornando-se uma potência econômica com influência nos gastos e na fidelidade às marcas.

Assim como os Millennials, os Centennials exigem mais das marcas que escolhem: estão voltados a um propósito, buscando razões que justifiquem suas apostas. São impulsionados digitalmente e procuram constantemente por novas experiências. Globalmente, 68% dos consumidores mais jovens (Centennials + Millenials) buscam oportunidades para ter novas experiências em suas vidas, um total de 16 pontos acima comparado a consumidores mais velhos.

E quando falamos de experiência, ela é diferente da que estamos acostumados. São pop-ups stores, edições limitadas e conteúdos exclusivos que se destacam, com 56% dos consumidores mais jovens afirmando que priorizam experiências acima das posses materiais. Ou seja, as marcas terão de buscar novas oportunidades para encontrar crescimento impulsionado pela experiência, muito diferente das suas ofertas históricas de produtos.

Os Millenials lideraram a revolução da experiência, mas os Centennials a impulsionarão ainda mais. Em meio ao mundo conectado, não diferenciam a vida online da off-line e utilizam as redes sociais também como ferramenta de pesquisa por melhores preços e locais para fazer suas compras. Antenados e exigentes, 77% dos Centennials influenciam os gastos das famílias em alimentos e bebidas, empregando 26% de seu próprio rendimento com essas categorias.

Em um olhar mais detalhado de como consomem os jovens que integram esse grupo, análise da Kantar revela que os Centennials apostarão mais em canais alternativos, e que vem crescendo nos últimos anos, como atacarejos, lojas de desconto e o próprio e-commerce, do que nos canais tradicionais, que devem enfrentar um cenário mais complexo no futuro.

Os reflexos da chegada dessa geração ao mercado já começam a ser sentidos. Segundo a Kantar, houve um grande aumento nas marcas que oferecem serviços de compras por meio de dispositivo móvel e de plataformas de redes sociais. Novas tecnologias como “botões comprar” e pagamentos móveis têm tornado o comércio eletrônico mais fácil entre os brasileiros. Os levantamentos Centennials aos 21 e Wunderman apontam que 46% preferem pagar tudo usando o celular, contra uma média global de 39%.

“Os Centennials consomem de uma maneira muito distinta das demais gerações. Adeptos da experimentação e extremamente conectados, eles gastam e influenciam todas as categorias compradas pelos domicílios, servindo de verdadeiros influenciadores na hora do desembolso dos lares, fato que cria inúmeras oportunidades e também muitos desafios para as marcas”, aponta Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Insights da Kantar.

Os dados são do Worldpanel FMCG que monitora os hábitos, comportamento de compra e uso de consumidores e shoppers 360º em todo o Brasil. Centennials aos 21 da Kantar e Wunderman Commerce – Future Trends 2019.

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AMPRO prepara eventos de capacitação para profissionais do Live Marketing

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A AMPRO – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing prepara os próximos eventos de capacitação para o mercado. Nos dias 26 e 28 de outubro, pela plataforma AMPRO Saber, o curso Instagram para o mercado de Live Marketing vai ensinar como a ferramenta pode elevar o valor de uma ação de Live Marketing e ser incluída como parte estrutural das ações – e não apenas mais uma mídia.

Os alunos aprenderão: por que pensar em ações Instagramáveis? Como utilizar o Instagram para beneficiar a agência? É possível melhorar uma narrativa por meio do Instagram? Como usar métricas e medir resultados em tempo real; como usar os anúncios no Instagram para evidenciar as ações de Live Marketing; como encontrar o público certo por meio de segmentações eficientes, além de cases e boas práticas para eventos e agências.

O curso acontece a partir das 19h30 em ambos os dias, com total de 6 horas, com Fernando Souza, Consultor e Professor de Mídias Sociais, Marketing e Negócios Digitais.

Já no dia 28/10, das 16h30 às 18h, a AMPRO organiza o AMPRO LIVE TALKS – Total Commerce: a jornada do consumidor figital. O evento, que será gratuito para associados AMPRO, terá apresentação do Estudo da Jornada do Consumidor durante a Pandemia, com Henrique Mascarenhas, da GFK, além de debate com a participação de Caroline Raimundo, Head de Marketing da Acer Brasil; Frederico Ponfick, do Museu da Gula; Stenio Souza, CEO da Smollan e líder do comitê de Trade Marketing da AMPRO; e Regis Duarte, vice-presidente da Creata na América Latina e componente do comitê de Trade Marketing da AMPRO, como  moderador.

Outros detalhes e inscrições para o curso de Instagram e o AMPRO Live Talks podem ser feitos pelo site da AMPRO – ampro.com.br/agenda.

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‘Dino Mkt x Live Mkt’: Score e AMPRO criam personagem para reforçar o Live Marketing

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A AMPRO – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing lança, nesta semana, em parceria com Score, empresa de data retail e shopper experience da B&Partners.co, uma campanha para valorizar e reforçar as boas práticas do novo Live Marketing. No ano em que completa 28 anos atuando pelo reconhecimento e valorização do setor, a ideia da AMPRO é mostrar que, assim como as empresas e marcas passaram por uma importante transformação, o Live Marketing também evoluiu.

“Queremos reforçar, valorizar o Live Marketing e sua natureza de evolução constante para as necessidades do momento. O mercado não reconhece mais as práticas antigas. Tanto no campo das relações cliente-agência, como das práticas ESG, é preciso evoluir. E o Live Marketing mostra-se cada vez mais atualizado e eficaz”, comenta o presidente-executivo da AMPRO, Alexis Pagliarini

Criada pela Score, a campanha “Dino Mkt versus Live Mkt” traz um personagem fictício que irá explicar o que precisa ser mudado no mercado, e não somente do Live. “Queremos mostrar que o marketing pode evoluir, ser mais inteligente, abrir os olhos do mercado para novas oportunidades além do ATL, online tradicional e de velhas práticas de BTL, explica Fabrico Klug, VP de criação da Score.

Dois personagens representarão esse momento. O Dino (dinossauro) irá apresentar as velhas práticas que atrasam o desenvolvimento do mercado dentro dos cinco pilares da AMPRO: concorrência justa, relações duradouras, prazos de pagamento, exclusividade e princípios ESG. Como contraponto surge o Unicórnio, que representa a nova mentalidade do mercado, o mundo das inovações onde o Live Marketing sempre atuou, trazendo as evoluções das principais práticas do mercado.

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