Conecte-se com a LIVE MARKETING

Digital

Como o Hotel Urbano se tornou a marca brasileira mais engajada no Facebook

Publicado

em

Estudo da Socialbakers, empresa especializada na análise das redes sociais, revela que agência online de viagens líder nacional é marca brasileira mais engajada no Facebook

Com milhões de interações orgânicas mensais, Hotel Urbano aposta no relacionamento com seus viajantes e inova com transmissões ao vivo de diversos lugares do mundo

Hotel Urbano (www.hotelurbano.com) é referência quando o assunto é redes sociais. Não por acaso, a agência online de viagens possui a maior página em todo o mundo de uma marca no setor de viagens dentro do Facebook com mais de 12 milhões de seguidores, bem como já conquistou diversos reconhecimentos na área. Nos últimos meses, no entanto, a startup realizou um feito talvez ainda mais impressionante ao se consolidarcomo a marca brasileira mais engajada no Facebook, de acordo com estudo da Socialbakers, empresa internacional especializada na análise das redes sociais. E mais: mensalmente, o Hotel Urbano alcança mais de 100 milhões de pessoas de forma orgânica dentro do Facebook, a maior rede social do mundo, com 2 bilhões de usuários.

Líder nacional no mercado online de hospedagem, o Hotel Urbano vive seu melhor momento. Apesar do cenário macroeconômico desafiador, a startup superou o faturamento de 2016 em menos de oito meses, registrou lucro no ano – feito raro entre as empresas pontocom nacionais – e ganhou Prêmios de Melhor Empresa Para Se Trabalhar (GPTW) e Melhor Atendimento ao Consumidor (ReclameAqui). Em 2014, por exemplo, o Hotel Urbano foi reconhecido pelo prêmio Skifties como a “Melhor empresa jovem de turismo em Mídias Sociais”. O evento premiou as empresas de turismo pela excelência no uso das redes sociais, a relevância do conteúdo publicado, como o mesmo engaja a comunidade e de que forma a presença das marcas nas redes inspira e converte seguidores a clientes.

“Nosso alcance orgânico é alto porque o algoritmo do Facebook vai sempre considerar o engajamento das pessoas com a página. Esse alcance se traduz em um melhor resultado nos canais de performance, mas sobretudo em um aumento do tráfego direto a longo prazo”, afirma João Ricardo. Confira algumas das táticas que ajudaram a transformar o Hotel Urbano na marca brasileira mais engajada no Facebook com milhões de interações orgânicas mensais de acordo com o estudo da Socialbakers, empresa especializada na análise das redes sociais.

1) Inspirar e encantar os viajantes
“Ao contrário de outras companhias que são muito robotizadas e procuram “empurrar” vendas e produtos pelo Facebook nossa estratégia é encantar e inspirar pessoas com um conteúdo bacana e humano”, afirma João Ricardo Mendes, fundador e CEO do Hotel Urbano. “É como se conversássemos com metade da internet brasileira todos os meses, essa “conversa” tem como consequência um estreitamento no relacionamento. E é assim que vemos o Facebook, como um canal que podemos encantar e estreitar o relacionamento com atuais e potenciais viajantes”, afirma João Ricardo.

2) Transmissões ao vivo ao redor do mundo
Dentro dessa proposta, a empresa tem inovado com diversas transmissões ao vivo dentro da rede social. Hotel Urbano transmitiu ao vivo diversas festas do Réveillon 2018 ao redor do mundo, como Honolulu, no Havaí, Rio de Janeiro, no Brasil, e Lisboa, em Portugal. Em outro exemplo, transmitiu também ao vivo trechos dos shows do Viva Mais Música, projeto da Som Livre em parceria com o Hotel Urbano, que leva alguns dos principais nomes da música nacional como Victor & Leo, Alexandre Pires, Sorriso Maroto, César Menotti & Fabiano, Wanessa Camargo e Tiago Iorc para apresentações nos principais resorts e hotéis de todo o País.

3) Cada comentário conta
Dentro do Hotel Urbano as redes sociais são vistas como uma oportunidade de comunicação com o cliente. Elas se diferem de um canal de mídia tradicional, pois o consumidor também tem voz. E a página do Hotel Urbano no Facebook é aberta para que qualquer usuário possa fazer comentários. E a startup dispõem de uma equipe que interage com os seguidores, respondendo os comentários, passando para outras áreas alguma sugestão e, no caso de uma eventual reclamação, o objetivo é garantir que o Viajante HU fique 100% satisfeito. O comércio propriamente, ou seja, a venda dos produtos e pacotes é uma consequência natural desse relacionamento.

4) Humano até nos mínimos detalhes
As redes sociais foram feitas para pessoas se relacionarem. Tento isso em mente, o Hotel Urbano acredita que o mais importante é criar um vinculo afetivo com seus seguidores, ser humano até nos mínimos detalhes. Por isso é importante não enfeitar demais cada post e imagem compartilhada na rede social, de forma a priorizar a relação humana e, por vezes, até fugir de uma pegada muito institucional. Manter contato e não deixar a conversa morrer é muito importante no dia a dia da vida online de uma marca. Além disso, um bom relacionamento gera frutos: a fidelização de clientes antigos e a captação de novos.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Digital

Nutella® celebra o Dia Mundial do Pão no ambiente digital e pontos de vendas

Publicado

em

Nutella® celebra o Dia Mundial do Pão no ambiente digital e pontos de vendas

Francês, sírio, italiano, integral, caseiro, de forma. O pão, um dos alimentos mais tradicionais do mundo, tem seu dia comemorado mundialmente em 16 de outubro. Para celebrar a data, Nutella® resolveu criar a ação #Nutella♡Pão, com ativações em pontos de venda, no ambiente virtual e junto aos seus principais parceiros de food service. A ação acontece até o dia 16 de outubro.

“A história da Nutella® tem uma conexão muito forte com o pão. Desde quando o creme de avelã com chocolate foi criado pelos nossos fundadores, na Itália pós-guerra, a ideia era passa-lo sobre o pão para começar mais um dia de trabalho ou estudos”, conta Rodrigo Lopes, diretor de marketing de Nutella® da Ferrero para América do Sul. “Pão e Nutella® formam o casal perfeito. É claro que combinações com frutas, tapioca, bolo de cenoura e todas as outras são uma delícia, mas a união com o pão é clássica”, finaliza.

Foram produzidas 60 mil sacolas de pães personalizadas e 4 mil displays com a campanha, que serão distribuídas nos principais pontos de vendas do país.

Ao público do food service – padeiros, panificadoras e confeitarias – a marca enviará kits especiais de agradecimento pela sólida parceria, com uma espátula personalizada e, claro, um pote de Nutella®.

Nas redes sociais, a marca fará parceria com cinco criadores de conteúdos que mostrarão abordagens diferentes e individualizadas da combinação entre Nutella® e a estrela do dia, o pão.

Na plataforma Tastemade – canal de programação original, com séries de comida, viagem e entretenimento – duas receitas inéditas serão compartilhadas com o público: pãozinho de cenoura e pão sanfona de banana, sempre com Nutella®. Além de receitas deliciosas, a marca também reforça a importância do consumo equilibrado, na porção recomendada. Além das receitas, a ação contará com um quiz sobre o tema.

Por fim, para o Youtube, a marca produziu um vídeo curto, em formato bumper, especialmente para a comemoração. Nele, um casal experimenta diversos tipos de pães com Nutella® durante o café da manhã.

Sacola de pão personalizada com a campanha #Nutella♡Pão

Uma receita única

A relação de Nutella® e pão é antiga. Após a Segunda Guerra Mundial, quando o cacau era extremamente escasso, a Ferrero, empresa originária de Piemonte, na Itália, transformou esse problema em uma solução inteligente: criou uma pasta doce feita de avelãs, açúcar e um pouco do cacau.

A primeira versão podia ser cortada com a faca – era mais sólida e foi chamada de ‘Giandujot’ por conta de um personagem de carnaval da época. Posteriormente, ganhou cremosidade e outro nome:  SuperCrema.

Com o passar dos anos, a receita foi sendo aperfeiçoada até chegar à perfeição. Em mais de 170 países, Nutella passou a ser Nutella®.

Continue lendo

Digital

LG é o novo cliente da Raccoon

Publicado

em

LG é o novo cliente da Raccoon

A agência de digital full service Raccoon assume a conta da LG, conglomerado sul-coreano que atua no setor de eletrônicos, eletrodomésticos e telefonia móvel. A agência agora é a responsável pelas estratégias de Trade Marketing e de lançamento da nova Loja Online da LG, por meio das frentes de Mídias Pagas, Design, CRM, Conteúdo, CRO, SEO, Implementação SEO/CRO e Web Analytics.

A parceria se iniciou em julho e a Raccoon envolve uma equipe multidisciplinar para atender a gigante sul-coreana. Todo o time é supervisionado por um Head de Marketing e conta com três principais células, sendo elas: Performance (Mídias+Design), Inbound (CRM, Conteúdo, CRO, SEO e Implementação) e Web Analytics (Tracking, Dashboards e Ciência de Dados).

Para André Palis, sócio-fundador da Raccoon, a parceria mostra que a agência está no caminho certo de ter ao seu lado grandes empresas e também ter a certeza de um crescimento mútuo para chegar a um só objetivo em comum. “Vermos que uma empresa tão grande está confiando em nós para divulgar o lançamento de sua plataforma de e-commerce e também levar novas implementações ao mercado é motivo de orgulho para nós e só demonstra que nossa equipe está pronta para esse e demais desafios que possam surgir”, comenta Palis. “Além disso, poder participar desse lançamento é de uma confiança extrema em nosso trabalho e tenho certeza que daremos conta do recado”, finaliza o executivo.

De acordo com Aline Machado, gerente de vendas online brand shop da LG Electronics do Brasil, a parceria com a Raccoon chega em um momento importante para a marca, o lançamento de sua nova plataforma de compras online. “Na LG valorizamos a proximidade com os consumidores e sempre buscamos formas de oferecer mais comodidade e facilidade de acesso a nossos produtos. A parceria com a Raccoon nos ajudará a proporcionar uma melhor experiência de compra para nossos clientes e a criar uma identificação ainda maior com a nossa marca.”

Continue lendo