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Celso Vergeiro – Tecnologia sem expertise não funciona
A tecnologia é poderosa, quem pode negar? Ela tem transformado o mundo a nossa volta, incluindo até o surgimento de novas profissões e alterações significativas nos fluxos de trabalho. A inovação trouxe mudanças que facilitam a vida de todos. Abraçar o novo é fundamental, mas não devemos deixar que ferramentas tecnológicas caminhem sozinhas.
Um estudo realizado pela Vodafone, operadora móvel multinacional, mostrou que 95% dos entrevistados no Brasil estão investindo mais na tecnologia de Internet das Coisas do que há 12 meses, 14% a mais do que a média mundial. Essa é uma das provas de que a inovação está cada vez mais presente nos negócios do país.
Mas, por trás de toda evolução, é imprescindível ter a expertise como aliada, garantindo o que de melhor podemos alcançar. As soluções high-tech nos tornam mais eficientes, encurtam distâncias, economizam tempo e facilitam processos, tanto internos quanto externos, acelerando etapas morosas do trabalho e removendo falhas. Porém, nada substitui a mão de obra humana!
Economia de esforço e tempo não são mais importantes do que as habilidades e conhecimentos que uma pessoa pode oferecer. A ciência não falha, mas por vezes pode ser incompleta. Ainda precisamos do tato humano, do sentimento e de um cuidado próximo do que se produz, que nenhuma máquina substitui.
Equipe e a tecnologia precisam ser parceiras do seu negócio. Não há como deixar a modernização de lado pois, se você fizer isso, ficará para trás. Entretanto, não permita que ela domine tudo ao redor. Busque pelo conhecimento, se ainda não o tem. Estude, pratique e saiba distinguir os erros e acertos no seu meio de atuação, aprendendo a executar tudo em conjunto.
Inovar dentro de uma organização é maravilhoso, mas não devemos confiar apenas na implementação de novos métodos. Sem conhecimento especializado não temos como fazer sozinhos os julgamentos corretos. Estar pronto para aproveitar novas oportunidades significa sempre ter um olho no que vem a seguir.
Essa nova era está nos mostrando um universo cada vez mais dinâmico, imerso e conectado, dando a chance das empresas serem mais criativas e inovadoras, ao mesmo tempo em que desenvolvem uma compreensão mais profunda e instantânea de seus públicos. Este é o momento de aceitar as mudanças, e mais do que isso, crescer junto delas.
É nosso trabalho continuar combinando a tecnologia com o talento para capitalizar essas tendências! Bem-vindos ao futuro!
*Celso Vergeiro é CEO da AdStream, maior plataforma de armazenamento e distribuição de conteúdo publicitário do mundo.
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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?
*Marilyn Hahn
A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.
De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.
O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.
Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.
Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.
Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.
*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.
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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?
*Monique Areze
Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.
Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.
Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.
Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.
Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.
Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.
A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.
*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co
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