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AUTOCOM chega à sua 20ª edição em 2018 com novidades para o setor de automação para o comércio

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A Feira Internacional de Automação para o Comércio, principal evento da América Latina do setor, é palco dos principais lançamentos de soluções do segmento e já inova no credenciamento e na forma de se relacionar com o visitante

 

A AUTOCOM, Feira Internacional de Automação para o Comércio, completa sua 20ª edição esse ano. O evento escolhido pelas principais empresas nacionais e também do exterior para apresentar suas novidades ao mercado será realizado de 3 à 5 de abril, das 10h às 18h, no pavilhão amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo. A exposição, que é realizada pela Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC), reúne fabricantes, canais e consumidores que além de visitar o espaço podem gerar novas conexões e negócios. O credenciamento está disponível para todos os players da cadeia de varejo e consumo no site www.feiraAUTOCOM.com.br e a entrada é gratuita.

A principal feira de automação para o comércio da América Latina acontece desde 1997 e para 2018 preparou uma série de atrações pensadas para apoiar o varejo no entendimento do novo consumidor. Além da área da expo, onde mais de 50 expositores como RPInfo, TOTVS, PagSeguro e Cielo demonstrarão seus lançamentos, quem estiver presente poderá visitar o espaço Retail Experience, participar das palestras do AUTOCOM Talks e ainda conhecer as startups no Inova AUTOCOM.

O Retail Experience foi lançado em 2017 e retorna nesta edição ainda mais completo. Concebido como uma loja modelo, ele reunirá o que há de mais atual em soluções de automação para o comércio e permitirá que o público viva na prática o que considera como ponto de venda ideal, que preze pelo seu tempo, pela boa experiência de compra e pelas suas preferências. Para isso, ele foi dividido em três grandes segmentos: Supermercado, Food e Vestuário. Novidades em elementos como self checkout, etiqueta inteligente, autoatendimento, ferramentas de mobilidade para a jornada do consumidor e inovações voltadas para a minimização de erros e fraudes são alguns dos tópicos que serão vistos nessas seções. E tudo isso será permeado ainda pelas inovações nos meios de pagamento.

“A ideia aqui não é mostrar a loja do futuro, que possivelmente nunca será como o imaginado porque as tendências mudam a todo tempo ou porque não temos a infraestrutura necessária no Brasil, por exemplo. Nós queremos que o varejista veja em um só lugar uma série de aplicações funcionando em harmonia e transformando uma loja no melhor que ela pode ser hoje, impulsionando os resultados para seguir na contra mão da crise, alavancar oportunidades e se colocar em lugar de destaque. Nossa proposta é que ele perceba o poder da automação em tempo real e que entenda a mensagem de que a tecnologia é um grande aliado na otimização de custos e de recursos e que o custo benefício entre investimento e retorno é garantido”, explica o presidente da AFRAC, Zenon Leite.

Já a conferência AUTOCOM Talks será recheada de palestras e debates gratuitos de curta duração que objetivam gerar reflexão e atualização em torno das tendências de mercado, das inovações, da disrupção trazida pelo empreendedorismo e de outros temas relevantes, como os aspectos fiscais dos negócios. A novidade em 2018 fica por conta do modelo de talk show, que reunirá personagens emblemáticos para discutir temas atuais por meio de diferentes pontos de vista, como criptomoedas, o consumo multiplataforma,conversão de vendas no e-commerce, o relacionamento entre pessoas e marcas, soluções fiscais, entre outros.

As startups também serão contempladas. O ambiente Inova AUTOCOM foi criado para propiciar encontros entre startups e empresários a fim de criar oportunidades e possíveis investimentos. Após uma rodada de pitches entre as inscritas no segundo dia da feira, o comitê julgador escolherá a mais inovadora e representativa inovação do setor de automação para o comércio. E, para os pequenos e microempreendedores, o SEBRAE disponibilizará consultoria focada em orientação sobre formalização, caminho para o crescimento e outros serviços.

“Todos os anos nós buscamos também nos reinventar para fazer desses três dias os mais importantes para os fabricantes, compradores e também para o consumidor, que é o maior beneficiado nessa cadeia. Em função disso, a 20ª edição já terá uma novidade logo de início: todo o credenciamento será realizado via reconhecimento facial e seremos a primeira feira do Brasil com essa tecnologia”, conta Leite.

Esse formato traz mais segurança e agilidade e minimiza os possíveis inconvenientes no acesso, além de estar em total sinergia com a tecnologia que o varejo vem apostando. Para aqueles que fizerem o cadastro antecipado no site, não é preciso apresentar documentos de identificação e ele ainda permite que os expositores se relacionem com os visitantes durante e após a feira, como agradecimento pela participação e outras ações. Outra facilidade é que ainda no momento de inscrição será possível fazer o agendamento prévio de visita aos estandes de interesse, abrindo a oportunidade de visitante e expositor terem um tempo reservado para um assunto mais direcionado.

Além disso, o app AUTOCOM foi totalmente reformulado e esse ano vem como o principal canal de comunicação entre os visitantes e a programação, eliminando o papel e automatizando o processo. Por meio dele, além do credenciamento, acompanhar a agenda de ações e favorecer espaços que deseja ser visitado, será possível criar um diário de bordo, com vídeos, fotos e anotações para registro pessoal, para que seja possível mostrar posteriormente a equipe que não pode estar presente na feira ou ainda para revisitar no momento da tomada de decisão. A ferramenta também será o meio utilizado para que o público faça perguntas aos palestrantes durante a programação do AUTOCOM Talks.

Essa junção de tecnologias posiciona a AUTOCOM na vanguarda do segmento ao integrar a automação de recursos que seriam totalmente manuais. Além disso, os visitantes terão mais autonomia e visualização do espaço, podendo classificar o que é de interesse para o seu negócio. Ao mesmo tempo, o expositor saberá quais são as pessoas que passarão pelo seu estande antes mesmo delas chegarem, o que potencializa uma visita em uma possível conversão de negócio.

Por fim, não apenas os presentes poderão acompanhar a programação. Entrevistas com grandes nomes do setor e com os expositores serão transmitidas pelo canal TV AUTOCOM.

A estimativa do setor é de que apenas 35% do mercado hoje esteja automatizado, e com a retomada do varejo a expectativa é que os investimentos em automação aumentem. “Nós estamos bastante otimistas para 2018. Isso porque, a inversão de 2017 mostra que o mercado já estabilizou e tomou impulso para crescer. O varejo como um todo deve apresentar um novo crescimento modesto de acordo com as projeções de entidades do setor. E nós preparamos a AUTOCOM para que ela seja um diferencial nos negócios dos expositores, com investimento em coleta de dados dos visitantes e também em visibilidade no universo digital, por exemplo”, finaliza Leite.

 

SERVIÇO:

AUTOCOM 2018 – 20ª Feira Internacional de Automação para o Comércio

Data: 3 a 5 de abril de 2018

Horário: das 10h às 18h

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo

Realização: AFRAC – Associação Brasileira de Automação Comercial

Credenciamento gratuito: www.feiraautocom.com.br

 

Sobre a AFRAC

Fundada em 1987, a Associação Brasileira de Automação Comercial (AFRAC) representa 90% de toda a cadeia produtiva do setor, incluindo entre seus associados os fabricantes de equipamentos de automação comercial, fabricantes de periféricos, distribuidores e revendas (lacradores/interventores), empresas de suprimentos do segmento de papel e de coleta automática de dados e rádio frequência (AIDC/RFID), além de varejistas e demais canais de distribuição.

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Evento Simply Smart reúne executivos de marketing e insights para discutir os modernos modelos de pesquisa de mercado

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A Toluna promoveu, no espaço Learning Village, em São Paulo, o evento Simply Smart, no qual apresentou as principais conclusões de um estudo global realizado com 395 profissionais de marketing no mundo todo sobre percepções em torno de modelos de pesquisa de mercado.

O amplo estudo serviu de base a um debate sobre as necessidades atuais e futuras dos profissionais de marketing e pesquisa que buscam insights, suas experiências e expectativas, e também como estão enfrentando os desafios do setor.

A pesquisa, realizada com os profissionais de marketing e BI ao redor do mundo concluiu que com as últimas transformações de comportamento, principalmente as geradas pela pandemia da Covid, a alocação dos budgets de pesquisa também mudou: 31% do investimento em pesquisa tem sido usado pelas empresas para levantamentos de compreensão de mercado. Aliás, as marcas que procuram uma extensa pesquisa de mercado, atualmente estão em busca de implementação de insights, abordagens inovadoras, qualidade de dados e rapidez na entrega dos mesmos.

Os entrevistados recorrem a diferentes formas de fazer pesquisa para conseguir os insights que precisam, dependendo dos projetos e orçamentos. Assim, a pesquisa DIY (Do It Yourself) é usada por 60% dos entrevistados, a Assisted é opção pata 57% e a Full Service  é escolhida por 62% do universo de pesquisados.

O amplo questionário montado pela Toluna também apurou que 56% dos entrevistados acreditam que o mercado de pesquisa está crescendo quando o assunto é adoção de tecnologia. Aliás, esse lado cada vez mais tech da pesquisa de mercado não apenas acelera a geração de insights, mas moderniza o processo. E 37% dos profissionais que responderam à pesquisa confirmaram que começarão a usar a Inteligência Artifcial para questionários, em breve.

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Centro de Convenções Frei Caneca recebe grandes exposições e apoia a retomada do segmento de hotelaria

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Nos dias 22 e 23 de junho o Centro de Convenções Frei Caneca sedia a V Expotel, tradicional feira internacional do segmento de hotelaria e o CONDO+, referência para síndicos e gestores que buscam soluções voltadas para os problemas de condomínios. O foco dos eventos é a exposição de fornecedores dos setores, patrocinados pela Engie Energia e DD Máquinas, respectivamente.

A Expotel irá englobar um formato eficaz e econômico de exposição, para proprietários e gestores de resorts, hotéis, pousadas, hostels, flats e motéis. Os dois dias de encontro são dedicados ao desenvolvimento do mercado hoteleiro, área tão importante da economia que foi prejudicada durante o período de isolamento.

Winston Chagas, diretor do Centro de Convenções Frei Caneca, comemora a retomada deste mercado, também muito atrelado ao segmento de eventos. “É uma incrível oportunidade colaborar com a Expotel, já que a área hoteleira é uma grande aliada para nós, muitas vezes recepcionando os visitantes do Centro de Convenções.”

Já a CONDO+, contará com a visita de síndicos, gestores e funcionários de condomínios residenciais, comerciais e mistos, buscando oferecer soluções e modernização para este grupo de profissionais.

Entre os temas dos expositores, estão diversos componentes atrelados à uma ótima receptividade, tanto passageira quanto permanente, como acessibilidade, tecnologia, lazer, amenities, limpeza, desing, entre muitos outros.

Além disso, ambos encontros trazem a oportunidade de networking e troca de ideias entre especialistas da área.

 

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