Agências
Aos 5 anos, Pronto! se reposiciona e apresenta nova identidade visual
“Fique à vontade para proporcionar experiências incríveis aos seus clientes” é o mote da agência de marketing promocional
“É encantador e Pronto!”. Com essa assinatura e novo logo, a agência, comandada por Rafael Barroso (ex-Samba, Banco de Eventos e Octagon Koch Tavares), reafirma ao mercado o seu propósito: autonomia (responsabilidade e liberdade) a serviço do encantamento. “Se você quiser ser lembrado por proporcionar experiências incríveis aos clientes ou público alvo, o objetivo da Pronto! é te deixar à vontade para fazer e acontecer durante seus eventos, sem se preocupar com a produção”, destaca Barroso, com sua experiência de 19 anos no mercado de marketing promocional.
Rafael Barroso abriu a Pronto! em uma sala comercial de Fortaleza (CE), em 2014. No ano seguinte nascia a Pronto! São Paulo em uma bancada de coworking, em Pinheiros. Com o aumento na demanda na capital paulista, em 2016 a agência mudou-se para uma sala no empreendimento que já ocupava. O ano de 2017 trouxe mais crescimento e a equipe precisou se transferir para uma casa na Vila Leopoldina. Já 2018 apresentou mudanças no mercado e levou a Pronto! a repensar sua estrutura e posicionamento.
Neste ano, contratou a Energia das Marcas para criar uma identidade (visual e discurso) que traduzisse com precisão o propósito da Pronto! “Fizemos um trabalho bacana de consultoria de marketing para alinhar as expectativas do negócio e do cliente à experiência da marca”, explica Barroso. “Passamos a focar nossa comunicação nos valores e atributos que são os nossos diferenciais: somos uma agência boutique, amigável e próxima do cliente, composta por jovens experientes que pensam fora da caixa e estão preparados para tudo”.
O passo seguinte foi desenvolver um logo moderno, que chamasse atenção por sua ousadia e energia e refletisse a intensidade do trabalho necessário para montar um evento de excelência. A nova marca, uma escrita cheia de atitude, customizada e desenhada à mão, traduz fielmente o que a Pronto! coloca a serviço de cada cliente: experiências personalizadas, marcantes e encantadoras. Suas cores não são limitadas, mas misturadas, para que a marca incorpore e trabalhe em sintonia com a identidade de cada projeto”. Nas duas letras “O”, os dois corações da Pronto!, um em Fortaleza e outro em São Paulo. Aliás, o ponto de exclamação permanece como símbolo que reforça a maneira de sentir e de se expressar da agência: “estamos sempre prontos!”.
A PRONTO! HOJE – À frente da agência especialista em eventos – corporativos, esportivos, culturais, proprietários, endomarketing, ações de incentivo, ativações, PDV, feiras, cerimoniais, convenções e congressos – de quaisquer portes e tecnicamente encantadores estão Rafael Barroso, Diretor Geral (ex-Samba, Banco de Eventos e Octagon Koch Tavares); Patricia Ricci, Gerente de Atendimento (ex-Sky, TW Design e Innova); Junior Magalhães, Gerente de Produção, (ex-Innova, Attach e Elemental); e Isabel Mezencio, Gerente de Novos Negócios (ex-Ensaio Geral, Casas Bahia e Via Varejo).
Absolar, Atlas Quantum, Azul Linhas Aéreas, Cesp, Compre Bem Supermercados, Construtora Tenda, Enel, Internacional Paper, LG, Pernod Ricard, Solar BR, Toyota, Votorantim Cimentos, Votorantim Energia e Votorantim S.A são alguns dos clientes da agência que, apesar do momento difícil do mercado, cresceu 19% no primeiro semestre de 2019 em comparação com o mesmo período de 2018 – 75% do faturamento total vem da Pronto! São Paulo, e os outros 25%, da Pronto! Nordeste.
De acordo com Rafael Barroso, 2019 está sendo um ano de conquistas e o empresário projeta um futuro ainda melhor. “Com a nossa capacidade de adaptação às demandas do mercado e o novo posicionamento da agência, vislumbramos possibilidades reais de aumentar ainda mais o percentual de crescimento, tanto que para 2020 a previsão é de uma nova mudança da estrutura para um espaço maior. É encantador e Pronto!”.
Agências
Pacto de Promoção da Equidade Racial e BFerraz promovem “Calendário da Equidade”
Já pensou sonhar por mais de um século com uma oportunidade de crescimento profissional? Essa é a realidade para as pessoas pretas no Brasil. Em estimativa realizada pelo IDBR, com base nos dados do IBGE-Caged em 2023, levará 167 anos para alcançar a equidade racial no mercado de trabalho, ou seja, só em 2190. Mas, não queremos esperar tanto. Por isso, a BFerraz em parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial criaram o “Calendário da Equidade”, que marca o tempo necessário para que pessoas negras alcancem igualdade no mercado de trabalho.
Segundo o estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil (2021), 34,5% dos pretos e 38,4% dos pardos viviam na pobreza, quase o dobro da taxa entre brancos (18,6%). Na extrema pobreza, os índices foram de 9% para pretos e 11,4% para pardos, enquanto apenas 5% dos brancos estavam nessa condição. No mercado de trabalho, as desigualdades persistem: conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua (2023), a população branca apresentou uma taxa de desemprego de 5,9%, enquanto para os pretos (8,9%) e pardos (8,5%) os índices superaram a média nacional. Os resultados evidenciam que pouco mudou ao longo dos anos, com a população negra mantendo-se com as mesmas porcentagens desde o início da pesquisa.
Com esses dados alarmantes, queremos além de advertir sobre esse problema, sermos um agente de mudança no mundo empresarial. Com a metodologia do Pacto de Promoção da Equidade Racial que une empresas aliadas para fomentar uma cultura organizacional antirracista e alcançar equiparidade social, podemos diminuir essa previsão junto com nomes importantes na luta, como a embaixadora Isabel Fillardis.
O Pacto, lançado em 2021, é uma iniciativa que combate as desigualdades raciais no Brasil, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades para a população negra. Composto por empresas e organizações, tem sido um catalisador de práticas inclusivas no setor público e privado, colocando a questão racial no centro do debate econômico.
Entre suas ações está o Protocolo ESG Racial, que orienta empresas a promoverem equidade em suas operações e comunidades, além do Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que mede a representatividade racial no mercado corporativo. O pacto também lidera projetos como o Pacto das Pretas, para impulsionar mulheres negras em posições de liderança, e o Programa Pacto Transforma, que fortalece a qualificação profissional dessa população.
Essa parceria é um chamado à sociedade para reconhecer que ainda há muitas barreiras a serem superadas no desmantelamento desta hierarquia social estrutural, que mantém a população negra em posições menos privilegiadas, mesmo quando qualificada e apta. Foram necessários cerca de 300 anos para o fim da escravidão, mas os direitos e oportunidades para mais da metade da população brasileira não podem aguardar tanto mais. É urgente agir para reduzir essa projeção e construir um futuro mais justo, inclusivo e igualitário para todos.
“Como agência criativa, entendemos o poder da comunicação para transformar realidades. O ‘Calendário da Equidade’ não é apenas uma contagem de tempo, mas um chamado à ação. Nossa parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial é um compromisso em acelerar mudanças que reduzam os 167 anos projetados para a equidade racial no mercado de trabalho. Juntos, acreditamos que podemos reescrever essa história mais rápido” pontua, Enricco Benetti, Co-CEO e CCO da BFerraz.
“Ao nos deparar com esse triste dado sentimos a necessidade de espalhar essa informação de forma simples e potente. E nada melhor do que um calendário, item que olhamos diariamente, para convidar a todos a uma reflexão, entendendo que o compromisso de transformar o mercado de trabalho em um espaço mais equânime deve ser assumido por todas as cores”, explicam Will Marinho e Vitor Silva, dupla criativa da BFerraz responsáveis pelo projeto.
O pontapé inicial da ação será com a projeção do Calendário da Equidade completo pelo projeto @projetemos no dia da Consciência Negra (20). O calendário também será enviado para celebridades, influenciadores e veículos de comunicação, além de empresas, e estará disponível online para todos aqueles que quiserem baixá-lo. Em parceria com o Pacto, uma cartilha de ações será elaborada para ajudar a redução desse tempo.
Agências
Avantgarde e Volvo entregam experiência imersiva e tecnologia na Fenatran
A Fenatran 2024 foi palco para a Volvo e a agência Avantgarde apresentarem um espaço inovador, com experiência imersiva e tecnológica única para os visitantes. A Volvo aproveitou a ocasião para exibir uma série especial de seus caminhões FH, em celebração aos 30 anos do modelo no Brasil. O estande, de 3.200 m², surpreendeu os visitantes, recebeu mais de 10 mil pessoas e se destacou como uma das principais atrações da feira em São Paulo.
O espaço ofereceu um ambiente que transportava os visitantes para dentro da cabine dos caminhões Volvo, criando uma experiência interativa e sensorial. A principal atração foi uma sala de imersão com um painel de LED curvo de 6 metros e sistema de som 5.1, onde a inteligência artificial (IA) aplicada aos caminhões Volvo foi demonstrada de forma inovadora. Essa imersão fez com que os visitantes conhecessem a inteligência artificial embarcada nos caminhões Volvo que entrega maior economia de combustível, segurança e performance, de maneira clara e acessível ao público. No total, 1500 pessoas participaram na ativação e mais de 200 sessões foram exibidas.
Outra ativação em parceria com a Avantgarde traduziu uma tecnologia exclusiva e pioneira da Volvo Brasil. Em um totem interativo, os visitantes puderam testar a calculadora CIV (Condução Inteligente Volvo), uma tecnologia inovadora que utiliza variáveis para calcular a economia de combustível proporcionada pelos caminhões Volvo em diferentes condições de uso. Essa interação permitiu ao público criar cenários variados, entendendo melhor e de modo mais fácil como a tecnologia da Volvo impacta na eficiência e sustentabilidade dos veículos.
Além da sala de imersão e do totem interativo, o espaço proporcionou quatro Intervenções artísticas por dia durante apresentações comerciais da Volvo, com uma banda de Rock ao vivo interagindo com os conteúdos no telão.
A entrega do estande Volvo para a edição deste ano da Fenatran foi um desafio logístico. Com prazo de apenas 45 dias para planejamento e execução, sendo 10 de montagem, a Avantgarde reuniu uma equipe de mais de 300 pessoas e 50 produtores para garantir que o espaço estivesse pronto em conjunto com o time de Marketing da Volvo. “Aceitamos o desafio de executar um projeto tão grande em tão pouco tempo, incluindo a criação das ativações, toda a execução e coordenação da montagem.
Foram 11 caminhões em exposição, o que demandou uma logística complexa. A experiência proporcionada aos visitantes na Fenatran não apenas destacou as tecnologias da Volvo, mas também o potencial das soluções da Avantgarde”, afirma Elaine Rufato, CEO da Avantgarde.
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