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Andrews Oliveira: Empresas tendem a morrer se não investirem em Marketing Digital

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Especialista afirma que o mercado e o consumidor mudaram. “É preciso criar uma conexão com o cliente usando o mundo digital” – Andrews Oliveira, um dos grandes especialistas em marketing digital no Brasil.

Pesquisa realizada pelo Sebrae em 2016, com empresas criadas em 2011 e 2012, mostra que as principais dificuldades enfrentadas no primeiro ano de atividade foram: falta de clientes (16%), falta de capital (16%), falta de conhecimento (12%), mão de obra (10%), imposto/ tributos (10%), inadimplência (6%), concorrência (4%) e burocracia (4%).

O estudo comprova que a falta de clientes é crucial para qualquer negócio. Pensando na busca por clientes, o mundo digital chegou para ficar e saem na frente empresas que começaram a adotar estratégias no mundo digital para conseguir clientes.

“Já vi um outdoor em um aeroporto que por sinal deve ter custado muito caro pelo fluxo de pessoas que passam por ali todos os dias, mas o que me chamou a atenção é que mesmo um outdoor daquele também, quase ninguém estava vendo, pois seus olhos estavam vidrados nos celulares. O cliente está no digital, mas será que a sua empresa está lá para se conectar a ele? É esta pergunta que sempre faço aos meus clientes e amigos empresários”, concluiu Andrews Oliveira.

Andrews também é empresário. Tem uma empresa de treinamentos em São Paulo e aplica os seus conhecimentos em marketing digital para conquistar clientes.

“90% dos clientes da minha empresa de treinamentos em celulares nos acham através da internet. Quando ele entra em contato já é para realizar a matrícula do curso”, pontou.

O que mantém a empresa viva são os clientes
A grande sacada, segundo o especialista em marketing digital é converter este fã digital em cliente. Para isso, ele usa estratégias que vão desde a “educação” para que o cliente feche negócio com ele a até mesmo estratégias para criar autoridade.

“Não existe um caminho só. Existem vários caminhos e a soma desses caminhos me levaram ao sucesso. Chegamos num nível que posso cobrar o dobro do concorrente e o cliente pagar com satisfação, pois além do marketing digital me trazer clientes, eu consigo me tornar uma referência no mercado”, cita Andrews com orgulho de ter feito um grande trabalho em sua própria empresa.

Muito além de um site
O especialista afirma que ter um site é o básico, saber se posicionar nas redes sociais também é muito importante, mas permanecer em conexão com o cliente também faz uma grande diferença e o mundo digital te permite a se conectar ao seu cliente.

“Algumas empresas até conseguem chamar a atenção do consumidor, mas depois que o consumidor entra em contato, ela não consegue dar um direcionamento adequado a aquele lead e aí acaba perdendo a venda. Por mais que você ache que tem um resultado satisfatório sem trabalhar o marketing digital da sua empresa, saiba que seus números poderiam ser maiores ainda. Tome cuidado para que seu concorrente não faça antes de você, uma vez posicionado em primeiro lugar na mente do cliente, aí o trabalho para você se destacar custará o dobro”, nos ensina Andrews.

Acelerando marcas
Com todo o conhecimento que Andrews Oliveira utiliza no seu dia a dia em seus negócios, ele se juntou a Johnson Chen, especialista em gestão e fundaram uma empresa que ajuda a acelerar as marcas em busca de crescimento e resultados.

Mais sobre o especialista
Andrews Oliveira, 31 anos, especialista em marketing digital na prática com foco em vendas e resultados. Palestrante, ajuda empresários a entenderem o marketing digital de uma forma didática, direta e com foco em resultados.

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Marketing de Experiência é relevante e memorável

Publicado

em

*Por Jorge Nahas

Marketing de Experiência não é uma tendência, mas sim um imperativo para o  século XXI. Na era da tecnologia, da modernidade líquida, precisamos criar momentos concretos, reais,  que se passem longe de uma tela e façam os corações baterem mais rápido. Dentre os preceitos, estão: promover marcas por meio de sensações e de relacionamento; fazer com que elas participem da vida do consumidor de forma integrada, interessante e emocionante; criar novos hábitos de consumo; investir onde seu público-alvo gasta seu tempo de lazer; proporcionar experiências emocionantes e divertidas ligadas ao DNA da empresa, produto ou serviço e permitir que as pessoas expressem seus valores através do consumo. Essa prática vem marcando presença com força no mercado corporativo, mostrando-se um elemento altamente eficaz para demonstrar reconhecimento pelos colaboradores ou fortalecer relacionamentos com clientes. Muito melhor do que presenteá-los com artigos comuns, que podem ser encontrados em qualquer loja, é oferecer-lhes uma experiência única, customizada conforme seus interesses.

A missão é quebrar a rotina e proporcionar momentos diferenciados como: sentir novas sensações, tocar os céus em um maravilhoso voo de balão, mergulhar em uma praia paradisíaca, explorar a natureza, desafiar a velocidade, ou simplesmente passar um  dia em um dos spas mais luxuosos do país.

A CLT hoje abre um cenário bastante favorável ao Marketing de Experiências, pois permite que empresas premiem livremente seus colaboradores sem incidência de reflexos trabalhistas, da contribuição previdenciária e do FGTS, o que traz impactos bastante positivos. O maior deles é a transformação cultural das empresas, que podem investir mais em incentivos, premiações e bonificações, como as experiências.

Isso favorece o estabelecimento de um sistema meritocrático mais justo e favorável, pois a premiação será paga caso o funcionário entregue resultados e cumpra as metas estabelecidas. Assim, há uma relação ganha-ganha, em que ambos os lados, empresas e colaboradores, se esforçam mais para surpreender e sair da zona de conforto.

Lembramos que uma boa experiência se torna um momento inesquecível e pode transformar a vida. Um produto, não. Quando um colaborador é presenteado com uma viagem de curta duração, por exemplo, tem a chance de sair da rotina, conhecer um lugar novo, experimentar novos sabores.

 Associando sua marca a momentos de prazer, alegria e renovação, a empresa consegue transmitir seus valores e engajar ainda mais seus colaboradores, que contam com uma razão adicional para realizar um bom trabalho, ou até mesmo encantar sua base de clientes, alimentando um relacionamento próximo e duradouro. Isso gera um valor imensurável, infinitamente maior do que o investido para proporcionar a vivência em questão. Por isso, afirmo sem pestanejar: O Marketing de Experiências é a tendência do momento!

*Jorge Nahas é CEO da empresa O Melhor da Vida.

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Como a chegada do Amazon Ads no Brasil impacta o segmento de marketing digital

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em

Por Rafael Arruda*
No Brasil desde dezembro de 2012, inicialmente somente com vendas de livros, a Amazon vem, de forma cada vez mais acelerada, criando seu ecossistema, o que inclui a expansão das categorias de e-commerce e a consolidação de seu serviço de streaming, o Prime Video. Neste contexto, o Amazon Advertising (ou Amazon Ads), lançado no final de 2020, era uma divisão que faltava para completar o “pacote” e que também era muito aguardada pelo mercado publicitário.
O Amazon Ads é uma plataforma de gerenciamento e veiculação de anúncios nos próprios serviços e em empresas parceiras da companhia, como marketplaces. Da mesma maneira que suas concorrentes, a gigante varejista também utiliza algoritmos inteligentes e uma base de dados dos usuários visando garantir uma entrega eficiente das veiculações, independentemente do estágio na jornada do cliente. É isso que torna o Amazon Ads mais uma opção bastante relevante para a veiculação assertiva de anúncios personalizáveis de acordo com perfil de consumo, faixa etária, localização e outras variáveis.
A proposta do Amazon Ads é se tornar uma central de gerenciamento de anúncios para suas plataformas. A maioria dos formatos de publicidade disponíveis é familiar para quem está acostumado a trabalhar com campanhas de Outbound Marketing. Tal como no Google Ads, os anúncios patrocinados do Amazon Ads são usados para gerar conversões e vendas a partir das palavras-chave pesquisadas pelos usuários. Basta selecionar o produto que deseja anunciar, associá-lo a uma palavra-chave e definir um orçamento diário.
Personalização e impacto
O Amazon Ads também permite que seus usuários criem anúncios personalizados. Nesse caso, o anunciante pode definir um grupo específico de anúncios para promover e inseri-los nas postagens dos seus produtos. Além disso, os anúncios em vídeo do Amazon Advertising trazem diversos benefícios: são visualmente atraentes, têm maior alcance e impactam o consumidor como nenhum outro formato. A plataforma assegura que a exibição dos criativos será sempre realizada em ambientes confiáveis, seja dentro da plataforma ou de terceiros o que permite um retorno mais palpável para o anunciante.
Outro ponto de destaque é o Amazon DSP, uma plataforma de compra programática (automatizada por algoritmos). Sua proposta consiste em ampliar a exibição dos anúncios para plataformas parceiras. O sistema é destinado a grandes marcas que desejam levar seus produtos e serviços para além da Amazon (como apps e serviços de streaming), sem abrir mão da infraestrutura e da confiabilidade da companhia.
É uma DPS que, por sua própria natureza, possui uma audiência qualificada, uma vez que ela trata de todos os usuários dos produtos Amazon, seja ele qual for. Ou seja, qualquer pessoa que possui uma conta registrada em alguma ferramenta Amazon fica elegível para receber publicidade via DSP. Os níveis de segmentação possuem papel fundamental para fazer as estratégias darem certo. Por exemplo, é possível saber os últimos livros que a pessoa leu, os últimos filmes e séries assistidos, os produtos comprados na Amazon, quais foram as formas de pagamento, ticket médio, entre outros pontos. Assim, é possível para seguir certas premissas para definir a audiência visada de uma determinada campanha online.
Com tantas novidades e benefícios, o Amazon Ads se torna uma ferramenta importante para o mercado. Mais do que ajudar a impulsionar vendas de resposta direta para produtos de consumo online, a plataforma se posiciona como um espaço para construção de marcas e relacionamento com a audiência. Na era da disputa por atenção e pela entrega de um conteúdo relevante, no momento certo, considerar mais essa estratégia no pipeline pode ser um grande diferencial.
*Rafael Arruda atua como Head de Mídia, BI e SEO na GhFly
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