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ABA lança “Guia ABA de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Live Marketing e Clientes”

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A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), apresenta ao mercado o “Guia ABA de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Live Marketing e Clientes”. Lançado durante o evento ABA Cannes Insights 2019, by GoAd, realizado na ESPM Tech, em 23 de julho, o Guia reúne recomendações de boas práticas para a busca e seleção de agências de Live Marketing, que podem ser adaptadas às realidades específicas e locais das organizações.

“Acreditamos na visão de que estreitar as relações de forma ética e transparente não deva ser uma atividade restrita ao relacionamento entre organizações e consumidores, mas sim refletida em toda a cadeia, incluindo as interações entre agências e anunciantes, para que assim todo o processo seja efetivo e relevante,” destaca Nelcina Tropardi, presidente da ABA e Vice-Presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da HEINEKEN.

O “Guia ABA de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Live Marketing e Clientes” é uma entrega do Comitê de Sourcing da ABA, presidido por Sheila Vieira, Commerce Procurement Manager da HEINEKEN. Sheila destaca que “o Live Marketing integra parte importante da estratégia de posicionamento das marcas. Contar com parceiros que compartilhem dos mesmos princípios, por meio de uma relação transparente e respeitosa, é uma das ambições de nosso Comitê.”

Além disso, o material conta com a parceria da Q&A Associados, consultoria especializada em gestão de imagem corporativa e reputação, que com sua expertise em processos de concorrências de agências contribuiu com as melhores práticas de atuação e as técnicas publicitárias para otimização e permanente aprimoramento das relações.

Ênio Vergeiro, sócio da Q&A Associados, afirma que “o olhar sob o prisma da criatividade e inovação permite ao Live Marketing oferecer de forma agradável experiências marcantes para os consumidores. Neste contexto, a credibilidade e a fidelização de marcas só ocorrem com o respeito às relações entre empresas e sociedade”.

Em abril deste ano, a ABA lançou o “Guia ABA de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Publicidade e Clientes”. Expandindo os conceitos do primeiro guia, agora com foco no contexto das agências de Live Marketing, o Comitê de Sourcing da ABA contou com o apoio da Associação de Marketing Promocional (AMPRO) na concretização do segundo manual.

“Tornar o Live Marketing protagonista da Comunicação é hoje a nossa principal missão. Para isso, a AMPRO trabalha junto aos seus associados, parceiros e anunciantes oferecendo amplo espaço de informação para consolidar o mercado com relações mais sustentáveis,” destaca Célio Ashcar Jr., chairman da AMPRO.

“A indústria brasileira de Live Marketing é um setor de classe mundial. Cada vez mais estratégico para marcas, produtos e serviços. Consolidar nessa publicação, em conjunto com os anunciantes, os princípios das boas práticas comerciais do segmento é mais um passo para a construção do mercado maduro, saudável e sustentável que todos merecemos,” ressalta Wilson Ferreira Jr., presidente da AMPRO.

Como parte da comemoração dos 60 anos da ABA, o lançamento do “Guia ABA de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Live Marketing e Clientes” concretiza o estímulo da Entidade à transparência, ética e consciência na rede de relacionamentos dos atores do mercado publicitário.

“A continuação desse projeto possui um significado especial para a ABA. Representa o trabalho de transformação dos negócios e da sociedade, que pautam nosso posicionamento e iniciativas, viabilizando um ambiente de negócios livre e responsável,” finaliza Sandra Martinelli, Presidente-Executiva da ABA.

Para baixar o Guia, acesse: http://www.aba.com.br/wp-content/uploads/2019/07/Guia-ABA-de-Boas-Pr%C3%A1ticas-do-Relacionamento-entre-Ag%C3%AAncias-de-Live-Marketing-e-Clientes.pdf

O primeiro volume deste guia, com foco em agências de publicidade, pode ser encontrado aqui.

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Pedigree transforma momentos no Parque Villa-Lobos através da alegria e companheirismo de cãezinhos

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A marca de alimentos para cães Pedigree, realizou uma ativação no Parque Villa-Lobos, com o objetivo de promover a adoção responsável de cães. Intitulada “Retrato de Família”, a ação criada pela T&P powered by Mirum, a ação ofereceu às famílias participantes a oportunidade de vivenciar a alegria que um amigo pet traz à vida. E para deixar registrado o quanto a presença destes companheiros pode trazer mais sorrisos e transformar momentos cotidianos, a ação toda estava sendo fotografada.
A ativação contou com a participação de diversas famílias que estavam pelo parque, as quais foram recepcionadas por uma equipe da Pedigree e orientadas a registrar seus momentos em um espaço decorado especialmente para a ocasião. Inicialmente, as famílias tiravam uma foto sem a companhia do cachorro, capturando o ambiente e a energia daquele instante.
Após se conectarem com os cães, as famílias foram convidadas a tirar uma nova foto, desta vez acompanhadas por seu amigo de quatro patas. A transformação das imagens foi imediata e tocante: sorrisos mais largos, olhares brilhantes e uma atmosfera visivelmente mais alegre tomaram conta de cada clique. Essas fotos, colocadas lado a lado, contaram histórias visuais poderosas sobre o impacto positivo que os cães podem ter na vida das pessoas.
“Nosso objetivo com esta ativação foi mostrar, de forma tangível, como os cães podem transformar momentos e vidas. A resposta das famílias foi incrível, e as fotos capturaram momentos de pura felicidade, tanto dos humanos, quanto dos cães. E sabemos que a quantidade de cães que estão à espera de um lar ainda é relevante no Brasil. E como marca, há 15 anos incentivamos a adoção responsável, a qual pode trazer um impacto tão positivo na vida das pessoas quanto o tamanho dos sorrisos vistos nas fotos tiradas hoje”, afirma Clara Barin, coordenadora de marketing da marca Pedigree no Brasil.

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Ampro Awards abre inscrições para sua 24ª edição

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Com 31 anos de história apoiando e fortalecendo o setor de Live Marketing, a Ampro anuncia a abertura de inscrições de cases para a 24ª edição do seu tradicional evento anual de premiação.

Nesta edição, o Ampro Awards foi totalmente reformulado, passa a ser independente e conta com 20 categorias (3 a mais que na edição anterior). A maturidade e qualidade dos cases recebidos de todo Brasil fizeram com que o prêmio tenha, nesta edição, uma competitividade nacional, onde todos podem concorrer às categorias:  Melhor Case por Vertical, Grand Prix de Criatividade e Grand Prix ESG. Outra novidade é a abertura de inscrições para jurados interessados em participar e a atualização do processo de julgamento, dos critérios e pesos, dando mais ênfase para o conceito criativo.

“Nos últimos 2 anos, o prêmio bateu recorde histórico de inscrições, a edição passada teve 467 cases inscritos, avaliados por uma equipe de 174 jurados, que representa um crescimento de 7% em relação a 2022. Esse resultado demonstra a importância e o tamanho de um setor que só cresce e quem tem maturidade e criatividade de norte a sul do país”, diz Heloísa Santana, Presidente Executiva da Ampro.

O prêmio, que reconhece os melhores cases sobre a perspectiva da criatividade foi repaginado por um Grupo de Trabalho formado por profissionais experientes do mercado, nas áreas de criação, negócios, planejamento gestão e ESG, consagrados em premiações nacionais e internacionais que contribuem há anos com o formato e a dinâmica da premiação.

Podem se inscrever no site https://www.amproawards.com.br/, de 08 de julho a 19 de agosto, agências de comunicação estabelecidas no Brasil, sejam associadas ou não à entidade, nas 20 categorias, que se dividem em quatro verticais criativas: business, consumer, content e trade. A participação no Grand Prix ESG é opcional.

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